Suspense e terror neste thriller de uma estĂ³ria conhecida e com bons resultados cinematogrĂ¡ficos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: PlayArte Pictures

NĂ£o sei se foi o passar do tempo ou mesmo as escolhas dos cineastas que, filmes de terror hoje em dia nĂ£o sĂ£o aqueles que causavam nĂ¡useas e enjoos toda vez que Ă­amos ao cinema apĂ³s o jantar. Um filme da categoria hoje em dia tem mais recursos de suspense, o terror mesmo fica por conta das terrĂ­veis situações e nĂ£o mais das horrendas soluções.


VocĂª pode atĂ© nĂ£o gostar do gĂªnero, mas os filmes com a marca “terror” tĂªm seu charme, sĂ£o invariavelmente feitos para um tipo de publico que gosta mesmo Ă© de ver a casa pegar fogo. Claro que sĂ£o boas fontes de renda e durante muito tempo eram odiados por mulheres, evitados para as crianças e proibidos para cardĂ­acos, revivem algumas histĂ³rias do passado de algum lugar marcado por uma catĂ¡strofe ou perda brutal.


Estreou nos cinemas brasileiros A MaldiĂ§Ă£o da Floresta (Fantastic Films, Occupant Entertainment, Entertainment One, PlayArte Pictures) um desses filmes que tem como objetivo maior reverenciar o lugar onde as fadas e bruxas vivem desde a aurora dos tempos dentro de suas florestas sempre mal iluminadas e que sempre escondem algum segredo.


No filme, o conservacionista Adam Hitchens (interpretado por Joseph Mawle, da sĂ©rie Game Of Thrones) vai para a Irlanda com sua esposa Claire Hitchens (vivido pela linda SĂ©rvia Bojana Novakovic da sĂ©rie Shameless) e seu bebĂª, para supervisionar uma floresta temida pelos moradores, que acreditam que se trata de um solo sagrado habitado por criaturas malignas.


Suas ações involuntariamente perturbam seres demonĂ­acos que começam a persegui-lo. Sozinho e nas profundezas da escuridĂ£o, ele agora deve agora lutar para proteger sua famĂ­lia contra os ataques implacĂ¡veis de antigas forças. O enredo jĂ¡ Ă© manjado, atĂ© nĂ£o existe muita novidade em termos de estĂ³ria e soluĂ§Ă£o, mas a realizaĂ§Ă£o Ă© bem cuidada mesmo com recursos parcos que essa produĂ§Ă£o deve ter conseguido.


O diretor Corin Hardy Ă© um especialista no tema, fez vĂ¡rios curtas e agora se arrisca em longa metragem. As soluções cinematogrĂ¡ficas que usam poucos recursos de CGI sĂ£o muito bem realizadas e dĂ£o um tom mais artesanal ao longa, incluindo filmar em sets reais, casas de verdade e locais de mata onde o impacto visual Ă© muito melhor se vocĂª nĂ£o tem dinheiro para fazer em computador.


A MaldiĂ§Ă£o da Floresta Ă© bom de sustos, tem um suspense agradĂ¡vel e um bĂ´nus apĂ³s os crĂ©ditos de gosto duvidoso, mas vale como entretenimento e diversĂ£o atĂ© porque nĂ£o vai tomar muito do seu tempo, em 97 minutos de duraĂ§Ă£o a vida jĂ¡ estarĂ¡ resolvida, e deixa a mensagem de sempre: melhor nĂ£o mexer com o que nĂ£o se conhece.


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv