Em uma etapa anormal, Marc Marquez garante o tĂ­tulo com os tombos dos concorrentes diretos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com

Jogaram pedras nas minhas janelas quando, em uma coluna anterior, eu disse que Valentino Rossi estava vivendo o ocaso da carreira, que a idade jĂ¡ estava pesando e que dificilmente chegaria ao tĂ­tulo deste ano. Acertei na previsĂ£o, errei na forma.


Eu acreditava que ele chegaria brigando com Marquez e Lorenzo pau-a-pau nas etapas finais, apesar do pequeno espanhol ter aberto tĂ£o grande vantagem em Aragon, certo seria que no JapĂ£o as coisas nĂ£o seriam fĂ¡ceis para ninguĂ©m, nem mesmo para a Honda dentro de casa. Ledo engano, com uma corrida que foi pouco disputada, mas muito movimentada, Marc venceu, quebrou o tabu de nĂ£o ganhar no circuito da fabricante e levantou o campeonato, sem muito trabalho.


A pole do Valentino pouco ou nada ajudou na briga pelo campeonato, ele logo caiu para o meio do pelotĂ£o e viu o companheiro de equipe, que estava todo arrebentado depois de um tombĂ£o nos treinos, pular na frente e começar a querer se meter em uma briga que jĂ¡ nĂ£o era tanto dele. Depois que tomou um passĂ£o do Marquez, como sempre, desistiu de correr atrĂ¡s. Eu acho que a Ducati fez o pior negĂ³cio do mundo em contratar o Jorge, ele Ă© covarde e reclamĂ£o, vai dar trabalho mais para a equipe que para os adversĂ¡rios.


Quem fez o melhor negĂ³cio foi a Yamaha, contratou o Viñales que mostrou ser um excelente piloto em qualquer condiĂ§Ă£o de pista ou adversidade. Esse sim teria sido o cara para a equipe que estĂ¡ voltando a ser grande, o que arrumou agora foi um cara mais rĂ¡pido, jovem e promissor na equipe que vai brigar muito pelo tĂ­tulo de 2017.


Para a dupla azul, essa corrida deixou apenas o gosto amargo do beijo no asfalto, cair faz parte do jogo, mas logo os dois? SĂ£o cenas lamentĂ¡veis de um fim de campeonato com dois grandes pilotos sendo absorvidos pela incapacidade de conduzir a moto em condições extremas que o momento exigia, isso nĂ£o tira o mĂ©rito da conquista de Marc Marquez, mas deixa um vazio em que assistia a corrida e acreditava que haveria alguma disputa.


Venceu, ganhou, parabĂ©ns, mas ainda nĂ£o consigo perdoar esse merda pela sacanagem que fez na corrida de ValĂªncia do ano passado, foi melhor com uma moto pior, teve uma regularidade impressionante depois de um 2015 desastroso, chega ao terceiro tĂ­tulo mundial e promete quebrar ainda mais recordes, mas essa mĂ¡cula vai ficar marcada no currĂ­culo dele pelo resto da carreira. Foi sujo, mesquinho e idiota, mas Ă© isso, nem sempre os bons sĂ£o os melhores.


Vou ficando por aqui, no fim de semana tem a etapa australiana da MotoGP e a americana da FĂ³rmula1 que espero nĂ£o exista mais tanto favorecimento para o Rosberg, agora deixa os caras brigarem na pista, direito!


Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv