Bosch faz demonstração de sistema que aciona eletronicamente a embreagem no Congresso SAE


  • Conforto e economia de combustível são diferenciais do e-Clutch;
  • Acionamento da embreagem ocorre eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual;
  • Previsão que o sistema esteja disponível no mercado em até dois anos;
  • Painel Técnico apresentará como o coasting atua na eficiência energética.

Texto e fotos: Bosch

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, promoverá testes drives em um veículo protótipo equipado com o electronic Clutch System (e-Clutch) - sistema que aciona eletronicamente a embreagem -, durante o 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


O e-Clutch é um sistema que aciona a embreagem de forma eletrônica e a troca da marcha é realizada manualmente. A tecnologia possibilita a economia de combustível de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada. Além disso, o sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).
Já a economia de combustível ocorre por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão, porém a marcha permanece engatada, de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo.
A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema. O e-Clutch pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes e a previsão que esteja disponível no mercado em até dois anos.

Painel técnico
No primeiro dia do Congresso, 25 de outubro, às 10h30, no auditório Casa Verde, a Bosch apresentará o e-Clutch equipado com a funcionalidade coasting e os benefícios desse sistema para a economia de combustível. Os engenheiros da empresa apresentarão os resultados de eficiência obtidos no último ano com o veículo protótipo.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.