O La Bastide de Marie é opção de hospedagem na região que celebra a nova safra de vinhos e a chegada do Noel com rica culinária do sul da França

Texto e fotos: Maisons & Hotels Sibuet

A estação que vai de meados de setembro até poucos dias antes do Natal colore os campos e vinhedos do sul da França com uma paleta encantadora, que enche os olhos e faz os visitantes suspirarem a cada curva. Os tons de lilás da lavanda dão lugar às nuances carameladas e douradas das folhas queimadas, marcas do período que antecede o inverno.


É em Ménerbes, uma das aldeias mais bonitas da França e famosa pelas trufas, azeites e vinhos rosé, que fica um dos hóteis mais charmosos de Provence. O La Bastide de Marie, da rede familiar Maisons & Hotels Sibuet (https://en.experience-sibuet.com/), está no coração de 23 hectares de um paradisíaco vinhedo. São 15 suítes exclusivas, de três categorias (Classique, Bastide ou Suíte Marie), além de restaurante, lounges, piscinas integradas ao jardim e o Pure Altitude SPA, que oferece tratamentos com pedras semipreciosas. Tudo em um ambiente intimista e ricamente decorado.


Além da beleza, a gastronomia é outro ponto alto da experiência dos hóspedes. A tradição é mantida com o jabugo (presunto de porco selvagem), além da clássica sopa de tomate fria, o risoto cremoso de cogumelos e trufas do Vaucluse e o creme brûlée com lavanda da propriedade.


Depois de muito bem instalados, a sugestão é que os visitantes comecem o roteiro provençal pela degustação de vinhos. Setembro marca o início da colheita das uvas e, pela região, só se fala das festas nas adegas. A rota do Vinho de Provence é formada por mais de 350 vinhedos e alguns fazem parte do AOC (Appellation d'origine Contrôlée), que cataloga as bebidas mais respeitadas do país. Entre eles, estão os vinhos produzidos nos vilarejos Chateauneuf-du-Pape e Côtes-du-Rhône, duas paradas obrigatórias. A partir de novembro, começam também os eventos que marcam as vendas das primeiras garrafas feitas com a safra do ano, o chamado Beaujolais Nouveau.


Além da uva, Provence celebra outras frutas e verduras típicas do outono. Na cidade de Avignon, a 50 quilômetros do hotel, o Festival de Epicurium comemora as mudanças à mesa que a estação traz. Já em Arles, cidade que dista 100 quilômetros do hotel, o Festival do Arroz ganha espaço e, em vários outros lugares, a abóbora também tem sua própria homenagem. Mas, caso não consiga ver de perto estes festejos específicos, as famosas feiras locais fazem parte do cenário da região e diariamente oferecem o melhor da culinária e produtos franceses.


Um dos momentos festivos mais esperados desta época começa em 4 de dezembro e marca o início das celebrações de Natal. As ruas ficam cheias luzes e enfeites, os presépios são montados, as vitrines das lojas ganham decorações impressionantes, as ruas se enchem com o movimento de turistas e locais nos mercados especiais de Natal. Tudo, claro, acompanhado de música e ótima comida.


A Provence mantém ricamente várias tradições natalinas. Os apaixonados pela magia desta data podem, por exemplo, visitar um atelier de artesanatos que fabrica os santons, personagens típicos desta decoração, em Aix-en-Provence. Já as cidades de Saint-Rémy-de-Provence e Les-Baux-de-Provence, são famosas pelas apresentações de teatro e atrações temáticas.


Para os religiosos, a época é propícia para conhecer a relíquia de Maria Madalena, chamada de Noli me Tangere, que fica em Saint-Maximin. O local recebe muitos cristãos que oram pela personagem bíblica.


Natal é também época de fartura, então experimente os menus especiais repletos de perus com castanhas, salmão defumado e ostras. E, principalmente, não deixe a mesa sem antes conhecer a tradição das 13 sobremesas de Natal de Provence. O costume representa os 12 apóstolos e Jesus e serve, entre os doces, o famoso buchê de Noel, um bolo em formato de tronco com árvore, recheado e coberto com chocolate. Além de frutas, castanhas e outros clássicos da cozinha local.