Em 2017, a Escócia vai celebrar sua rica história, seu patrimônio e sua arqueologia

Texto e fotos: VisitBritain

Dos resquícios dos mais antigos assentamentos humanos, com milhares de anos, aos tempos turbulentos da Idade Média, e depois no Iluminismo Escocês e pela Revolução Industrial, cada área da Escócia tem sua própria história para compartilhar com visitantes. E sem esquecer seus próprios nomes famosos com endereços que merecem a visita.
Reunimos abaixo uma lista de escoceses conhecidos e detalhes dos locais que você pode visitar para saber mais sobre eles.


Visite o Falkland Palace, castelo favorito de Mary, Rainha dos Escoceses
Situado no centro da vila de conservação Falkland e rodeado por jardins extensos, esse palácio renascentista parcialmente restaurado - o favorito de Mary, Rainha dos Escoceses - permite que você experimente um dia na vida da Escócia dos tempos dos reis Stewart. Em meio a belos e tranquilos campos, você poderá conhecer a mais antiga quadra de tênis da realeza do Reino Unido, construída pelo Rei James V. www.nts.org.uk/Property/Falkland-Palace-and-Garden.
Como chegar: o Falkland Palace fica no noroeste da Escócia. Está a uma hora de viagem de carro saindo de Edimburgo, e a menos de 40 minutos de Dundee.


Caminhe por Trossach, a terra natal de Rob Roy, o mais famoso fora-da-lei da Escócia
A bela Balquidder Glen é o último lugar de descanso de Rob Roy MacGregor, o mais famoso bandido da Escócia. Uma visita a Trossach, sua pitoresca terra natal, faz a gente imaginar os dias em que Rob Roy e seus homens caminhavam pela área, roubando gado e brigando com ricos proprietários de terras. www.visitscotland.com/info/towns-villages/balquhidder-p235421.
Como chegar: Balquidder pode ser encontrado no Trossachs National Park, no leste da Escócia, uma viagem de 90 minutos de carro a partir de Glasgow.


Inspire-se no SS Sir Walter Scott
O SS Sir Walter Scott navega pelas águas do Loch Katrine desde 1900. O barco foi batizado em homenagem a um dos escritores britânicos mais famosos da história e nele você pode navegar pelo lago (ou loch), admirando o deslumbrante cenário presente em contos e lendas. Ao visitar esse lugar, fica fácil entender por que esses cenários inspiraram Scott a escrever seu conhecido poema A Dama do Lago. www.lochkatrine.com.
Como chegar: o SS Sir Walter Scott opera em Loch Katrine, no Trossachs National Park. Ele está localizado no leste da Escócia, em uma viagem de 90 minutos a partir de Glasgow.


Veja a terra do poeta nacional da Escócia, Robert Burns...
Faça um passeio até o Robert Burns Birthplace Museum, que inclui o famoso chalé Burns, onde o poeta nasceu, além dos marcos históricos onde ele situou seus maiores poemas e um moderno museu com a maior coleção do mundo sobre sua vida e obra. www.burnsmuseum.org.uk.
Como chegar: o Burns Birthplace Museum fica na costa oeste da Escócia. Está a menos de duas horas de carro de Edimburgo, e a 50 minutos de carro de Glasgow.

... e depois visite o local onde ele escreveu alguns de seus melhores trabalhos
Faça uma viagem pela história na Robert Burns House, onde o poeta passou o último ano de sua vida para escrever a maior parte de seus poemas mais conhecidos. Veja os manuscritos originais e alguns dos pertences de Burns, incluindo sua mesa e cadeira no escritório onde ele escrevia. Wordsworth, Coleridge e Keats são alguns dos nomes famosos da literatura que visitaram esse lugar, talvez com o desejo de absorver um pouco de sua inspiração literária! www.visitscotland.com/info/see-do/robert-burns-house-p250471.
Como chegar: a Robert Burns House fica no sudoeste da Escócia, em uma viagem de 90 minutos de Glasgow.


Observe a deslumbrante paisagem do National Wallace Monument
Um dos mais importantes marcos de Stirling, o National Wallace Monument celebra a vida e o legado do herói nacional da Escócia, Sir William Wallace, eternizado no filme Coração Valente, vencedor do Oscar de 1995. Saiba mais sobre sua luta pela liberdade da Escócia, veja sua famosa espada e admire a deslumbrante vista panorâmica. www.nationalwallacemonument.com.
Como chegar: o monumento fica a cerca de 70 minutos de carro de Edimburgo e está localizado no centro da Escócia.


Veja a Holyrood House, residência oficial da rainha Elizabeth na Escócia
Ela não é escocesa, mas reina por lá. O Palácio de Holyroodhouse é a residência oficial de Sua Majestade na Escócia. Ele fica no final da histórica Royal Mile, em Edimburgo, e é aberto ao público. Veja os magníficos State Apartments e explore as ruínas do século 12 de Holyrood Abbey. www.royalcollection.org.uk/visit/palace-of-holyroodhouse
Como chegar: o Palácio de Holyrood House está situado no centro de Edimburgo e é acessível por uma curta de caminhada de 15 minutos saindo da Waverley Station de Edimburgo.