• A partir de 2017, a HERE receberá dados em tempo real de sensores dos carros conectados das marcas Audi, BMW e Mercedes-Benz;
  • Tecnologia permite criar uma representação ao vivo do ambiente.

Texto e fotos: HERE

A HERE – referência global em tecnologia e localização na nuvem - lança quatro serviços de dados de última geração durante o Salão de Paris, realizado entre os dias 1º e 16 de outubro, na capital francesa. Os novos serviços representam mais um passo rumo à direção automatizada, permitindo que os automóveis de um futuro próximo recebam informações em tempo real. Isso possibilita que os sistemas possam fazer as opções mais adequadas e garante a segurança dos veículos autônomos.


A partir dos dados coletados por meio dos sensores de veículos conectados da Audi, BMW e Mercedes, esses serviços criam uma representação ao vivo do meio ambiente, informando ao motorista de maneira precisa sobre as condições do tráfego, acidentes, potenciais perigos nas vias, sinalizações de trânsito e locais para estacionamento - vale ressaltar que as informações são coletadas de maneira anônima e segura. A companhia também planeja expandir as soluções a outras montadoras em breve, ampliando a rede de dados.
"A HERE acredita que a colaboração coletiva é essencial para enfrentar os novos desafios da mobilidade urbana. A indústria tecnológica e a indústria automotiva estão se unindo para levar a experiência de condução a um novo patamar”, avalia o CEO da HERE, Edzard Overbeek. “O lançamento desses serviços é um marco importante para a nossa empresa. A ideia é que a  plataforma de localização na nuvem aberta da HERE possa funcionar como um grande servidor para a rede que integrará os futuros carros autônomos, cidades inteligentes e sistemas de transporte”.
Os quatro novos serviços - HERE Real-Time Traffic, HERE Hazard Warnings, HERE Road Signs e HERE On-Street Parking – estarão comercialmente disponíveis para a Indústria automotiva, prefeituras, fabricantes de smartphones e desenvolvedores de aplicativos a partir do primeiro semestre de 2017.

Serviços em tempo real
Para disponibilizar os serviços em tempo real e em alta qualidade aos motoristas, a plataforma de localização da HERE irá processar, combinar, analisar e distribuir as informações, provenientes de faróis, para brisas, pneus e câmeras dos veículos.
  • HERE Real-Time Traffic – provê informações de trânsito, por meio do fluxo constante de dados, com alta precisão e qualidade, mostrando alertas de frenagem brusca, avisos de congestionamento e fluxo do tráfego, com alta cobertura e precisão posicional;
  • HERE Hazard Warnings - informa em tempo real sobre os riscos potenciais das vias, incluindo acidentes, eventos climáticos extremos, como estradas escorregadias e visibilidade reduzida. Como os dados são coletados ininterruptamente, os avisos de bloqueio e perigo são extremamente confiáveis;
  • HERE Road Signs - oferece informações de sinalização de trânsito, incluindo limites de velocidade permanentes e temporários, o que é útil tanto para o condutor, bem como para os carros equipados com ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) com o regulador de velocidade com controle de distância;
  • HERE On-Street Parking - mostra locais disponíveis para estacionamento em cada lado da rua, previsões de disponibilidade, tempo de permanência permitido com base em dados históricos, locais gratuitos e pagos, além dos preços de cada um deles.

Depois de ativados, os serviços não requerem a intervenção do motorista para a inserção ou recebimento dos dados, garantindo que o condutor possa concentrar-se na pista e não no smartphone ou outros aparelhos.
A HERE tem a privacidade como cerne da estratégia de desenvolvimento de sua plataforma e respeita a privacidade e proteção dos dados dos usuários, conforme as leis correspondentes. Os dados dos veículos da Audi, BMW e Mercedes Benz que a HERE planeja utilizar na prestação destes serviços serão anônimos e sem identificação pessoal, assegurando a privacidade dos motoristas.