TURISMO - Descobrindo Lednice - Valtice, tesouro da Morávia

Poucos lugares no mundo merecem tanta atenção como a elegante área ao redor dos palácios de Lednice-Valtice

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Durante séculos foi surgindo ali um parque singular, cheio de excepcionais bosques, edifícios românticos, lagos e belos recantos. Assim, o Lednice-Valtice, que foi inscrito na lista da UNESCO, é chamado de Jardim Europeu.

Jardins do complexo de Lednice-Vatice
Extensas áreas dos dois lados da atual fronteira entre a Morávia e Áustria encantaram gerações da linhagem de Liechtenstein durante os 600 anos de seu reinado. Uma das famílias mais poderosas da Europa nesse tempo,  criou aqui um elegante jardim francês e belo parque inglês. E neles colocou construções românticas de vários estilos como um sinal de prodigalidade dos ricos da aristocracia da época.

Uma perfeita combinação da arquitetura, natureza e vinho
O Palácio de Lednice deve seu aspecto atual, neogótico, à reforma de meados d século XIX. Naquela época servia de lugar de encontro da aristocracia europeia. O segundo dos palácios - o Palácio de Valtice - foi uma imponente residência dos senhores de Liechtenstein de Áustria e Morávia. Não só ela é conhecida por sua beleza, mas também pela longa tradição vitivinícola. A vinha foi trazida aqui pelas legiões romanas do imperador Marco Aurélio, que considerou a região conhecida como Pálava adequada para o cultivo de vinhos. Então, não só é possível desfrutar de uma experiência cultural única, mas também um copo de excelente vinho da Morávia no Salão de Vinho local.

Que tal ver o minarete?
O parque local, que rodeia os dois palácios, pertence aos mais belos parques europeus. Aqui vai-se descobrindo a paisagem criada artificialmente com uma infinidade de lagos cobertos com lírios, florestas frias, prados cheios de flores e madeiras extraordinárias. Para encanto e surpresa dos visitantes, arquitetos vienenses edificaram aqui uma série de construções românticas que oferecem um caráter único ao lugar. É possível subir até o topo do minarete de 60 m de altura e apreciar uma vista inesquecível. Ou fazer um agradável piquenique no pavilhão de caça chamado Randez-vous ou ir de barco até as ruínas de Januv hrad,  o Castelo de João. Para quem gosta de bicicleta a dica é cruzar confortavelmente o parque numa bike.

Mikulov, centro vinícola na Morávia
O que ver mais?
Não muito longe do Recinto de Lednice-Valtice  fica a Cidade Real de Mikulov, cujo ponto dominante é um palácio numa rocha e está intrinsicamente relacionado com o vinho da Morávia. Pode-se animar o tour passando por Brno, metrópole da Morávia, onde merece ser vista a Villa Tugendhat, o único monumento tcheco de arquitetura moderna inscrito na lista da UNESCO.

A casa modernista Villa Tungendhat, atração de Brno
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.