Novo Peugeot 3008 Advanced SUV

O novo PEUGEOT 3008 acaba de ser revelado. Muito esperado, o modelo investe no mercado de SUVs do segmento C, uma categoria de veículos que está em plena expansão em todas as regiões do mundo

Texto e fotos: Peugeot

Ele vai ao encontro de uma clientela exigente que está à procura de diferenciação e de novas experiências, e possui os atributos necessários para isso. Com seu espetacular PEUGEOT i-Cockpit® de última geração, seu design formidavelmente inspirado, sua arquitetura com desempenho otimizado e seus equipamentos high-tech, o novo SUV PEUGEOT 3008 já chega se destacando. Ele será o emblema mundial da nova gama de modelos SUV que está sendo estreada na PEUGEOT. O novo SUV PEUGEOT 3008 será a principal atração do estande da PEUGEOT no próximo Salão do Automóvel de Paris, onde será finalmente apresentado ao público antes do lançamento mundial.


O novo PEUGEOT 3008 investe no segmento C SUV
Já há vários anos, em todos os segmentos, o mercado de SUVs está em plena expansão. Na Europa, no segmento C, sempre o mais importante e diversificado, as vendas de SUVs foram multiplicadas por 2,5 desde 2009 – data do lançamento da primeira geração do PEUGEOT 3008. Atualmente na Europa, qualquer que seja o segmento, um em cada dez carros pertence à família dos C SUV.
Verdadeira modernidade automotiva, ao mesmo tempo elegante e tecnológico, proporcionando emoções e prazer pessoal, o SUV valoriza seu condutor e transmite valores em sintonia com sua época. Ele materializa não apenas uma vontade de expressão pessoal, mas também uma vontade de expressar o seu próprio sucesso, com o olhar dos outros refletindo o seu o próprio valor. Finalmente, ele indica um desejo de evasão e de novas experiências, mesmo se este imaginário de um veículo off-road capaz de trilhar caminhos desconhecidos seja antes de tudo uma fantasia!
Pois o que os clientes querem hoje em dia é um carro capaz de renovar sua experiência automotiva. Querem que o tempo de trajeto, vivido por muitos como uma obrigação, seja um tempo otimizado pela experiência, pela emoção e pelo compartilhamento. Que a interação com a máquina seja intuitiva e sensorial, como se o veículo pudesse compreender as necessidades dos seus ocupantes e se adaptar a elas. E que o espaço interno seja acolhedor e personalizável, tão aconchegante como o interior da sua própria casa. Qual o veículo que melhor corresponde a todas essas aspirações? O Sport Utility Vehicle, o SUV, cujo conceito vai muito além do nome para construir o seu próprio imaginário.
Todas as montadoras sabem disso e a oferta mundial é abundante. No entanto, a experiência de condução a bordo de um SUV corresponde raramente a essas aspirações. Portanto, o desafio que a PEUGEOT tem pela frente é considerável: trata-se não apenas de adotar todos os códigos do segmento, mas, sobretudo de propor uma síntese extremamente homogênea, moderna, elegante e inteligente.
Com o novo PEUGEOT 3008, a marca pretende estabelecer-se no segmento C SUV com uma proposta eminentemente desejável, digna do seu incontestável know-how e coerente com sua estratégia de subida de gama. E esta subida de gama se materializa principalmente na adoção em série do novo PEUGEOT i-Cockpit®.


Um interior com um estilo impactante
Entrar no novo SUV PEUGEOT 3008 é como entrar num outro mundo, surpreendente, original e de altíssima qualidade. O olhar é imediatamente cativado pelo painel de instrumentos espetacular, quase futurista. Este conjunto coerente e altamente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit®, o novo conceito inovador que revolucionou os códigos tradicionais do posto de condução dos veículos. Ele faz com que tudo pareça otimizado, ao serviço do prazer e da concentração do condutor num universo decididamente high-tech.
O volante ainda mais compacto foi redesenhado, com um aro que contém dois trechos planos que facilitam a pegada, um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas do condutor. O cuidado dispensado à escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral a partir do segundo nível de acabamento, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.
A grande tela sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele é dotado de uma série de seis teclas – chamadas de toggle switches  - bastante elegantes que proporcionam um acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
O painel de instrumentos elevado que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução de 12,3’’ é dotado de um grafismo futurista. Totalmente ajustável e personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com cinco modos de visualização diferentes – acessíveis através de um comando no volante - o condutor pode compor  à la carte o seu painel de instrumentos. O modo Pessoal, configurável na tela touch, oferece ao condutor a possibilidade de exibir uma ampla seleção de informações: retorno à navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc. A estética de cada configuração é realçada pelas animações e transições que encantam o olhar.
Porém a evolução do PEUGEOT i-Cockpit® vai muito mais além. Por que a emoção continua sendo um dos principais valores da PEUGEOT, o novo PEUGEOT i-Cockpit® se propõe a levar ainda mais longe os comandos sensoriais. Assim, basta acionar uma tecla dedicada – ao lado dos toggle switches – e o novo SUV PEUGEOT 3008 passa a dispor de um verdadeiro “maestro” para amplificar a experiência de condução: o i-Cockpit® Amplify. Graças a ele, quase todos os sentidos são imediatamente solicitados:
  • A visão, valendo-se da intensidade da iluminação do ambiente e da cor das telas;
  • A audição, com os parâmetros de ambiente musical;
  • O toque, com as massagens multipontos dos bancos (até cinco programas);
  • O olfato, com um difusor de fragrâncias;

Além disso, assim como no PEUGEOT 308, a visão, o toque e a audição são contemplados com as surpreendentes especificidades do Driver Sport Pack.


Uma mistura de sensações é oferecida ao condutor, que pode assim explorar intensamente suas emoções ao volante. Dois ambientes são imediatamente propostos aos ocupantes: Um chamado Boost orientado para uma condução dinâmica, e outro Relax para uma condução mais serena. Ambos os modos são totalmente personalizáveis e permitem transcender o prazer do condutor e dos passageiros, tornando a experiência a bordo verdadeiramente única e inesquecível.
Essa experiência a bordo beneficia também da riqueza do habitáculo, que contribui consideravelmente para a excelente percepção de qualidade e para a modernidade do espaço interno. A escolha dos materiais é inspirada e o resultado é eclético. Couro, inúmeros detalhes de cromo acetinado, amplas áreas recobertas de material com aspecto de carbono ou têxtil… Elementos têxteis inspirados no home design revestem o painel interno das portas, o teto, as colunas do para-brisas e mesmo áreas inabituais em um veículo, como detalhes do painel de instrumentos… Tudo muito moderno e caloroso.


Um design externo inspirado
O design interno do novo PEUGEOT 3008 é único no mercado. As linhas são bem-sucedidas, a qualidade da concepção é valorizadora e a tecnologia embarcada é muito promissora.
Este sentimento se prolonga no exterior. A primeira impressão do novo PEUGEOT 3008 é impactante e surpreende por sua força de expressão. A proposta é franca, límpida e evidente: é um SUV. O novo PEUGEOT 3008 adota efetivamente todos os códigos específicos desse tipo de silhueta:
  • Frente verticalizada,
  • Capô longo e horizontal,
  • Linha de cintura alta,
  • Vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas, parte inferior das portas),
  • Grandes rodas,
  • Altura livre do solo ampliada,
  • Barras de teto perfiladas,

Mas o novo SUV PEUGEOT 3008 não se limita a respeitar esses códigos. Ele os suplementa com sentido e emoção, visando uma grande coerência. De fato, o veículo transmite essencialmente um sentimento de harmonia, de equilíbrio exato das proporções, de uma dosagem bem feita. Um design inspirado nascido da criatividade vibrante dos seus projetistas.
A face dianteira vertical é extremamente potente e exala uma sensação de força, próxima da agressividade animal. As linhas são limpas, francas e dinâmicas. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas, nem caricatural nem ostentatório. O olhar felino é aguçado pelos faróis halogênicos. Ele se torna afiado quando estes adotam a tecnologia full LED (opcional). As entradas de ar são numerosas e amplamente abertas. A expressividade da face dianteira afirma a segurança do seu proprietário e o orgulho de pertencer à Marca. Um autêntico PEUGEOT!
O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas mais aprumado posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. Remetendo ao concept-car PEUGEOT HX1, essa assinatura lateral dinamiza o perfil dianteiro e aumenta a sensação de status e de modernidade do veículo.
A linha de cintura ficou mais alta, a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente, mas o traço é sublinhado com elegância e fluidez, tornando o perfil mais leve. A linha superior do capô é prolongada por um vinco que integra as maçanetas das portas e alonga o veículo, conferindo-lhe delicadeza e estilo. É um carro com um desenho magnífico e proporções que lhe dão um aspecto menos maciço e menos alto do que a maioria dos concorrentes. Como foi que os designers do Style PEUGEOT conseguiram realizar essa proeza? Em parte, graças à adoção de um teto preto brilhante - opcional a partir do nível 2 - realçado por uma barra em inox de série que se prolonga até o aerofólio traseiro. Este teto Black Diamond é um elemento de estilo essencial na própria concepção do veículo, conferindo-lhe mais personalidade, dinamismo, modernidade e subida de gama.
As proteções do veículo, as grandes rodas, as barras de teto, tudo é feito com uma cuidadosa combinação de personalidade e sofisticação. Tudo contribui para tornar esse trabalho criativo extremamente moderno, quase futurista, evitando ao mesmo tempo os impasses estilísticos pomposos e pesados.
A surpresa continua na traseira, que também ostenta um desenho limpo e bastante moderno. Sob o vidro traseiro inclinado, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED opalinas. Elas têm as três inevitáveis “garras” que constituem a inconfundível assinatura visual da PEUGEOT – tanto de dia como de noite.
Qualquer que seja o ângulo, o elemento mais impactante do novo SUV PEUGEOT 3008 é o sentimento de um trabalho de grande qualidade, com uma elevada percepção do nível de acabamento. Vários são os elementos que contribuem para esta percepção do conjunto: a precisão dos ajustes, os detalhes cromados judiciosamente repartidos em toda a extensão do veículo, as duas tonalidades da carroceria. É bonito, bem pensado e de bom gosto. Com este visual, o modelo é o SUV mais trendy do mercado.


Uma experiência de condução prazerosa...
Em matéria de prazer de condução, a Marca do Leão tem uma reputação bem consolidada. Os ajustes feitos pelos profissionais da Marca visam renovar a proeza de oferecer os veículos mais agradáveis de conduzir, qualquer que seja o gabarito. Quando se trata de um SUV, no entanto, o desafio é complexo: aumento da altura livre do solo, centro de gravidade mais alto... Nessa categoria de veículos, a opção pelo estilo muitas vezes é feita em detrimento da condução.
No entanto, assim que as rodas são acionadas a magia acontece. O comportamento impecável na estrada, a precisão da direção, a dirigibilidade, o sentimento de agilidade e de segurança, tudo parece evidente. Magia? Com certeza não.  Este resultado é o fruto de um trabalho beneficiado não apenas por uma longa experiência, mas também pelas tecnologias mais recentes e eficientes.
Graças à nova plataforma EMP2 e às suas qualidades dinâmicas reconhecidas, o novo PEUGEOT 3008 realiza uma síntese entre o conforto e o comportamento na estrada absolutamente inédita no segmento C SUV. Suas suspensões são adaptadas a cada motorização, de modo que o comportamento na estrada esteja à altura da reputação do Leão. Por último, ele participa da espiral virtuosa de redução da massa do veículo em benefício do consumo, da segurança passiva e do desempenho.
O novo PEUGEOT 3008 é um autêntico SUV, mas é antes de tudo um PEUGEOT! E sendo um autêntico SUV, ele demonstra uma real capacidade para ir além dos caminhos já percorridos, em especial graças ao Advanced Grip Control.
Este sistema de motricidade reforçada conta com os seguintes equipamentos:
  • antipatinagem otimizada com cinco modos de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia, ESP  OFF) acionados por um comando situado no console central;
  • equipamento pneumático específico 18’’ M+S (Mud & Snow);
  • Hill Assist Descent Control (HADC), uma nova função para descidas que permite com toda a segurança o perfeito controle do veículo e da sua trajetória em declives acentuados. Este sistema inovador permite manter o veículo em baixíssima velocidade (3 km/h), proporcionando controle e segurança em situações que normalmente geram ansiedade. Esta função é acionada por um comando dedicado situado no console central.

Assim, o condutor e os passageiros ficam liberados para aproveitar a viagem! A bordo do veículo, qualquer trajeto proporciona novas descobertas, inclusive os mais curtos e rotineiros. Este novo PEUGEOT é um convite à viagem. Uma viagem topo de linha beneficiada por um excelente isolamento acústico e inúmeros equipamentos de conforto, quase todos acima dos padrões do mercado:
  • bancos envolventes que oferecem em opção um sistema de massagem pneumático com 8 bolsas de ar;
  • um grande teto solar panorâmico equipado com cortina de teto e guias luminosas;
  • um sistema Hi-Fi Premium FOCAL®, a mais importante assinatura acústica francesa

Em parceria com a exclusiva marca FOCAL®, a PEUGEOT é a primeira montadora a oferecer uma inédita opção Hi-fi de série dotada de tecnologias FOCAL®.

...favorecida por diversos sistemas de ajuda à condução...
Potencializado pelo volante compacto, o prazer de conduzir é intenso e o condutor pode tirar o máximo proveito das capacidades dinâmicas do seu SUV, especialmente graças às inúmeras ajudas à condução disponibilizadas. Esses ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) de última geração amenizam as fontes de perigo na estrada ao propor toda uma série de equipamentos de segurança:
  • Frenagem automática de emergência (Active Safety Brake) e Alerta de risco de colisão (Distance Alert);
  • Alerta ativo de ultrapassagem involuntária de linha (Active Lane Departure Warning);
  • Alerta de atenção do condutor;
  • Comutação automática de faróis altos/baixos;
  • Reconhecimento das placas de velocidade e recomendação;
  • Regulador de velocidade adaptativo com função Stop (BVA);
  • Sistema ativo de vigilância de ângulo morto.

Na condução urbana, o condutor também conta com assistências para algumas manobras, como o Visiopark (visão 360°) ou ainda a última geração do Park Assist.

...e por uma conectividade permanente
O novo PEUGEOT 3008 é como o seu condutor: vive com o seu tempo. Ele satisfaz essa necessidade de se manter conectado ao volante e de poder navegar com toda serenidade, graças a equipamentos como a função Mirror Screen, a recarga do Smartphone por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi ou ainda a navegação 3D conectada.
O realismo da navegação 3D chega a propor a representação dos edifícios e dos monumentos levando em conta a declividade do terreno. Um simples toque no comando no volante pode transferi-la diretamente da tela sensível ao toque para o mostrador digital, aumentando sua legibilidade. Com o TomTom® Traffic, a conectividade oferece uma visão em tempo real dos eventos essenciais para a condução, assim como o acesso a diversas informações: previsão meteorológica localizada, estacionamentos, postos de gasolina, etc . Existe também em opção a possibilidade de visualizar as zonas de risco do TomTom® e receber assim informações confiáveis transmitidas pela comunidade sobre as áreas de perigo permanentes ou temporárias.
A função Mirror Screen permite a reprodução da tela do smartphone na tela sensível ao toque do veículo para uma melhor utilização dos aplicativos. Ela é compatível com os protocolos MirrorLink (smartphones Android), Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5).  E com um simples toque no botão de comando situado no volante, a função permite o reconhecimento vocal através do smartphone (S-Voice Android e Siri da Apple). Sem tirar os olhos da estrada e com toda a segurança, abrem-se novas possibilidades para o condutor: fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário… a conectividade permanente está em marcha!
Quanto ao pacote PEUGEOT Connect, ele amplia ainda mais as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias em três áreas: navegação, segurança (Peugeot Connect SOS & Assistance) e manutenção (telemetria do PEUGEOT Connect).
Todas essas informações são levadas ao condutor de maneira simples e intuitiva. As interfaces existentes no novo PEUGEOT 3008 permitem apreender todas as funcionalidades com serenidade!


Uma concepção inteligente ao serviço do desempenho da arquitetura
Essa concepção inteligente não se limita a oferecer aos ocupantes do veículo os melhores equipamentos de conforto e de segurança do mercado. Os passageiros do novo PEUGEOT 3008 vivem momentos extraordinários a bordo graças à grande polivalência do veículo. Sua grande modularidade e sua funcionalidade astuciosa foram pensadas para satisfazer todas as expectativas e enfrentar todas as situações. Para um carregamento inabitual, o banco traseiro rebatível fracionável 2/3-1/3 Magic Flat cria um assoalho plano. No caso de uso de carga ou atividade de lazer, o inédito assoalho deslizante com duas posições permite otimizar sem esforços o volume do porta-malas. Para levar um objeto muito longo, o rebatimento do banco do passageiro da frente libera um comprimento de 3 metros. E o apoio de braço central do banco traseiro contém um espaço para armazenamento de equipamentos de esporte todas as versões… Esta astuciosa funcionalidade pode ser complementada pelo acionamento da tampa do porta-malas sem as mãos, mediante um gesto com o pé sob o para-choques traseiro, que permite abrir ou fechar a tampa motorizada. Enfim, a engenhosidade do novo PEUGEOT 3008 permite qualquer configuração.

Ele também conta com uma arquitetura otimizada
Com dimensões externas que se situam na média do mercado, seus volumes internos estão entre os mais generosos do segmento.
Assim, a exemplo de toda a habitabilidade interna, o volume do porta-malas também melhorou bastante em comparação com a geração anterior. Com uma capacidade de 520 litros VDA 210, ele tem um dos chãos de carga mais baixos da categoria.
Essa arquitetura otimizada também se traduz por uma ruptura em termos da massa do veículo. Os efeitos benéficos da nova plataforma EMP2, aliados a uma verdadeira otimização da proporção peso/dimensões/prestações em todos os níveis, permitem obter um ganho de 100 kg em média em relação à geração precedente. As diferentes versões do novo PEUGEOT 3008 apresentam massas em ordem de marcha de apenas 1325 kg para a  gasolina e 1375 kg para o Diesel.

Uma gama de motorizações eficientes...
O trabalho de arquitetura efetuado no veículo e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. Mas não são os únicos! o design aerodinâmico e a otimização das dimensões externas permitem exibir um excelente SCx de 0,76 m2 (nas melhores versões). E a utilização de pneus de ultra baixa resistência à rodagem (UBRR) de 17’’ e 18’’ ou ainda de pneus de 19’’ stretch (205/55 R19) contribui também para o desempenho do novo PEUGEOT 3008.
Finalmente, nas versões a gasolina ou a diesel, o novo SUV PEUGEOT 3008 dispõe na Europa de uma gama de motorizações Euro6.1 eficientes.
Assim, nas versões a gasolina, todas as ofertas são “best in Class” em suas categorias de potência! O motor 1.2L PureTech 130 S&S  apresenta emissões a partir de 115g CO2 / km, enquanto o 1.6L THP 165 S&S EAT6 emite apenas  129g CO2/km.  Quatro opções são disponibilizadas na gama:
  • 1.2L PureTech 130 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo;
  • 1.2L Puretech 130 S&S EAT6;
  • 1.6L THP 165 S&S EAT6;

Nas versões a Diesel, a tecnologia BlueHDi permite conter as emissões da gama entre 100 e 121 g/km de CO2 nas potências estabelecidas de 100, 120  e 150 cv. As adaptações do 1.6L BlueHDi  e do  2.0L BlueHDi também se posicionam entre as melhores do mercado:
  • 1.6L BlueHDi 100 S&S BVM5;
  • 1.6L BlueHDi 120 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo;
  • 1.6L BlueHDi 120 S&S EAT6;
  • 2.0L BlueHDi 150 S&S BVM6;
  • 2.0L BlueHDi 180 S&S EAT6.

A extensão de mobilidade: O avanço da inovação!
Num contexto em que o acesso ao centro das cidades se torna cada vez mais complicado, a PEUGEOT se posiciona como fornecedor de soluções inovadoras para as atuais questões de mobilidade. Ela continua a ser a única marca que desenvolve veículos com duas, três ou quatro rodas e aproveita o lançamento do novo PEUGEOT 3008 para propor aos seus clientes uma nova oferta de mobilidade individual:
  • Um patinete dobrável  com assistência elétrica (e-Kick) by MICRO
  • Uma bicicleta dobrável com assistência elétrica (e-Bike) by PEUGEOT

Essa oferta inédita destina-se a uma clientela que busca soluções de mobilidade complementares ao veículo, de modo a ajudá-los a percorrer as últimas etapas de seus deslocamentos até o destino final. É uma transformação na vida dos habitantes das cidades: acabaram-se as limitações! Viva a liberdade!
Além disso, a fim de assegurar uma perfeita integração no porta-malas e uma disponibilidade imediata, as dockstations  permitem manter o e-Kick ou a e-Bike no porta-malas ao mesmo tempo em que recarregam as baterias assim que o veículo se põe em movimento.

Uma produção na França
O novo PEUGEOT 3008 é produzido na fábrica de Sochaux  e os grupos motopropulsores são fornecidos pelas fábricas francesas de Trémery e de Douvrin. Assim, por ocasião do seu lançamento, o veículo terá o selo de  “Origem  Francesa  Garantida”.
Apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Paris de 2016, o novo PEUGEOT 3008 será comercializado a partir do mês de outubro.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.