A inauguração da nova fábrica de motores da Toyota no Brasil é mais que uma nova empresa que gera empregos, é a realização de um sonho

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Acredite! Tudo na vida é possível desde que vocês se proponha a fazer acontecer. Às vezes é preciso estar em uma posição de comando para girar a roda da vida, mas na maior parte das situações, basta apenas desejar e contar sempre com a compreensão dos que compartilham esta idéia que transforma um lugar, uma vida, um país.


Não é a toa que a Toyota chegou ao Brasil em 1958 com uma grande vontade de ficar para sempre, tanto é que, exatos 30 anos depois ela chegou de vez, e agora próxima de seus 80 anos de fundação no Japão, dá um dos maiores passos rumo ao futuro, não capitaneada por um japonês, mas por um americano que tem muita coisa de brasileiro.


Inaugurar uma nova unidade fabril não significa simplesmente ganhar dinheiro e dominar o mercado, tem muito mais por trás disso, é como sonhar um sonho possível e fazer acontecer. A empresa não empregou a mais alta tecnologia existente hoje no planeta, ela qualificou e treinou brasileiros para serem os melhores do mundo.


Essa história esta sendo contada desde o dia 10 de maio na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo onde a Toyota inaugurou a sua mais moderna fábrica de motores do mundo. Foi construída com inovador processo industrial e detém a mais avançada tecnologia de produção entre as plantas da Toyota no planeta em um terreno de 872.500 m2.


Esse era o sonho de Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, um norte-americano que é apaixonado pelo nosso país. “O Brasil é a nossa casa!” afirmou ele em seu discurso emocionado, “investimos R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes) e geramos aproximadamente 320 empregos diretos, construímos uma fábrica de nível mundial, a mais moderna fábrica de motores da empresa fora do Japão. Acreditamos no crescimento da América Latina com a estratégia de longo prazo”.


É realmente o primeiro mundo em tecnologia colocado na fábrica de motores de Porto Feliz, cidade anteriormente chamada de Araritaguaba, um porto fluvial que exportava mercadorias para Cuiabá e Mato Grosso em grandes canoas, levando produtos (sal, farinha de mandioca, feijão, farinha de trigo, marmelada, ferro, aço, chapas de cobre, etc...) e recebiam de volta artigos preciosos (ouro, poaia, salsaparrilha, medicamentos, etc...) e que hoje começa a conhecer uma nova direção com base nos áureos tempos: os motores aqui fabricados equiparão os carros no Brasil e serão exportados para os países da America Latina.


Não basta apenas e tão somente fabricar motores, o ser humano que trabalha na nova fábrica é peça fundamental no processo. Segundo Miguel Fonseca, vice-presidente de marketing, planejamento de vendas e produto, relações públicas e assuntos governamentais da Toyota, “o nosso pessoal, a mão de obra especializada é formada aqui dentro, todos trabalham no sistema on the job (processo de aprendizado e treinamento que o trabalhador faz sem sair da área ou do departamento de atuação), temos inicialmente dois turnos de trabalho e planos para ampliação, tanto de produção quanto de pessoal”.


Isso porque esta é uma das primeiras unidades da Toyota a ter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem), segundo Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, “escrevemos um novo capítulo da empresa na história no País. A nossa principal missão não era apenas construir mais uma fábrica, mas, sim, deixar um legado para toda a sociedade brasileira. Esta planta é uma resposta do quanto acreditamos no potencial da região e seu poder de recuperação. Como empresa cidadã, a Toyota quer contribuir para o desenvolvimento de um futuro ainda mais próspero para indústria nacional”.


E o futuro é logo ali, a Toyota já afirmou que até 2050 vai acabar com a produção de motores à combustão, seu grande investimento é em células de combustível, os carros híbridos serão o futuro. Perguntei ao Steve St. Ângelo qual o tempo de vida útil que a nova fábrica tem? Segundo ele, a unidade será sempre moderna, pois as atualizações serão constantes.


Então perguntei: é possível que um dia os motores híbridos sejam fabricados aqui? Segundo ele, “por ser hoje a fábrica mais moderna do mundo, com as mais novas tecnologias e com a promessa de ser sempre atualizada, sim, é muito possível que no futuro venhamos a fazer os nossos motores híbridos aqui em Porto Feliz.


Esse é o legado, este é o presente para o futuro, essa é a aposta dos japoneses, esse é o sonho americano que virou realidade no Brasil, afinal de contas, como diria um pensador desconhecido: “Um homem sem sonhos é um homem sem vida”.


Planta de Porto Feliz da Toyota do Brasil
Investimento:
R$ 580 milhões (18 bilhões de Ienes)
Localização:
Porto Feliz (SP)
Área total:
872,500 m2
Capacidade de produção:
108 mil unidades/ano
Nº de colaboradores:
Aproximadamente 320
Produtos:
Motores 1.3L e 1.5L do modelo Etios
Turnos de trabalho:
2 turnos