AĂ§Ă£o coloca em pauta a segurança viĂ¡ria e a importĂ¢ncia da mobilizaĂ§Ă£o da sociedade em prol do trĂ¢nsito seguro

Texto e fotos: Jamef

O debate pela segurança no trĂ¢nsito ganhou força nos Ăºltimos anos com movimento Maio Amarelo, lançada no paĂ­s pelo ObservatĂ³rio Nacional de Segurança ViĂ¡ria com objetivo de chamar a atenĂ§Ă£o da sociedade para o alto Ă­ndice de mortes e feridos no trĂ¢nsito em todo o mundo. No mesmo espĂ­rito de ações como Outubro Rosa e Novembro Azul, o movimento discute a mobilizaĂ§Ă£o e conscientizaĂ§Ă£o da sociedade para a reduĂ§Ă£o de acidentes e para um trĂ¢nsito seguro.


Compartilhando do mesmo objetivo, a Jamef Encomendas Urgentes, que atua no transporte de cargas fracionadas, apoia o movimento e investe constantemente na segurança de seus colaboradores. AlĂ©m de diversos treinamentos de direĂ§Ă£o segura, os motoristas e carreteiros tambĂ©m contam com uma psicĂ³loga para acompanhar o dia a dia, auxiliar e apoiar em questões pessoais que possam influenciar de forma negativa o exercĂ­cio da funĂ§Ă£o, jĂ¡ que na estrada o estado emocional tambĂ©m Ă© fundamental para uma direĂ§Ă£o segura.
Outro ponto muito importante na segurança viĂ¡ria Ă© a situaĂ§Ă£o dos veĂ­culos. Na Jamef toda a frota conta com uma idade mĂ¡xima de 2,5 anos, garantindo que os veĂ­culos estejam sempre em perfeitas condições de uso e evitando acidentes causados pela falta de manutenĂ§Ă£o.  A empresa ainda possui um moderno sistema de telemetria e um software de apoio a gestĂ£o que permite o monitoramento do veĂ­culo em tempo real, possibilitando verificar qualquer problema mecĂ¢nico ou de conduĂ§Ă£o do motorista instantaneamente, de forma alertĂ¡-lo e prevenir acidentes.
“Nosso paĂ­s tem nĂºmeros alarmantes de acidente de trĂ¢nsito e precisamos fazer a nossa parte para mudar essa realidade. Por isso, essa Ă© uma Ă¡rea que investimos fortemente na Jamef. O movimento Ă© uma Ă³tima iniciativa de conscientizaĂ§Ă£o da nossa sociedade que nĂ£o pode ignorar o tema. Segurança no trĂ¢nsito Ă© responsabilidade de todos”, afirma Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.