FÓRMULA-E - DS VIRGIN RACING ASSUME O TERCEIRO LUGAR NO CAMPEONATO DA FÓRMULA E

Em Berlim, Jean-Eric Vergne larga na pole e termina em quinto lugar, somando, assim, os pontos necessários para a equipe ficar entre as três primeiras do campeonato

Texto e fotos: DS DO BRASIL

Restando somente uma etapa com rodada dupla para o final da temporada 2015/2016 da Fórmula E, a DS Virgin Racing ocupa o terceiro lugar no campeonato de equipes. O quinto lugar de Jean-Eric Vergne na oitava corrida do ano, realizada no último sábado em Berlim, fez a equipe subir uma posição na classificação.


Pela terceira vez consecutiva, a DS Virgin Racing largou na pole position. Vergne teve um excelente desempenho no treino classificatório e colocou seu carro na frente no grid. Seu companheiro Sam Bird também teve um bom desempenho e fez o sexto tempo. Pouco antes do alinhamento no grid, os organizadores anunciaram a desclassificação dos dois carros da Mahindra, de Bruno Senna e Nick Heidfeld, por erro da equipe na pressão dos pneus. Com isso, Bird passou para o quarto lugar no grid.
Na largada, Vergne foi ultrapassado por Sébastien Buemi, recuperou a ponta logo depois e voltou para o segundo lugar em seguida. Vergne teve duas pequenas colisões durante a primeira metade da prova e seu carro ficou ligeiramente danificado na frente. Por sorte, isso aconteceu instantes antes do momento de fazer o pit stop e Vergne pôde fazer a troca de carros sem dramas. Apesar de ter caído para o quinto lugar após a parada, o francês ficou contente com sua posição final. “Quem larga na pole position deseja vencer a corrida. Hoje não foi exceção, mas Buemi estava extremamente rápido. Quando ele me passou pela segunda vez, percebi que ele iria embora e que eu não teria como alcançá-lo”, explicou Vergne após a corrida. “Fizemos um bom trabalho para conseguir a pole position e acho que isso mostra o bom trabalho da equipe para melhorar o carro, mas também seu que eu não poderia ter feito melhor que o quinto lugar hoje. Marquei pontos valiosos para a equipe e subimos para terceiro no campeonato. Estou realmente contente com isso. A equipe merece.”
Bird, que lutou pelo terceiro lugar com Daniel Abt, teve menos sorte. Uma colisão com Abt danificou o bico de seu carro logo no começo da corrida. Em uma decisão que foi recebida como cautelosa além da conta, o diretor de prova sinalizou a Bird que ele precisaria parar no box para reparos. A parada custou a Bird a perda de dez posições. Ele voltou em 14º e terminou em 11º. “Estou realmente desapontado com essa decisão. Não esperava receber bandeira preta por um dano tão pequeno. Essa decisão tornou extremamente difícil eu brigar pelo título de pilotos.”


O chefe da equipe, Alex Tai, declarou: “Estou extremamente orgulhoso de nossos dois pilotos. A decisão foi ruim para Sam, que poderia sem dúvida ter tido uma ótima atuação se o dano não tivesse acontecido. Jev (Jean-Eric Vergne) esteve excelente durante a Superpole. Temos dois pilotos muito talentosos e agora estamos mostrando ter um carro rápido, tanto que temos mais poles do que qualquer outra equipe nesta temporada. Além disso, superamos a Dragon Racing e estamos em terceiro no campeonato”.
O diretor da DS Performance, Xavier Mastelan Pinon, também estava orgulhoso com o desempenho da equipe. “Parece claro que fizemos grandes melhoras no carro e estou contente que os dois pilotos tenham conseguido poles com o DSV-01. Ainda estamos encarando desafios mas neste momento quero cumprimentar a equipe pelo trabalho.”
A temporada 2015-2016 da Fórmula E termina com duas corridas, nos dias 2 e 3 de julho, no circuito Battersea Park, em Londres.

FIA Formula E Championship 2015-2016
Oitava etapa, Berlim (Alemanha)
1 Sébastien BUEMI, Renault e.Dams
2 Daniel ABT, ABT Schaeffler Audi Sport
3 Lucas DI GRASSI, ABT Schaeffler Audi Sport
4 Nicolas PROST, Renault e.Dams
5 Jean-Eric VERGNE, DS Virgin Racing
6 Robin FRIJNS, Andretti Formula E Race Team
7 Nick HEIDFELD, Mahindra Racing Formula E Team
8 Mike CONWAY, Venturi Formula E Team
9 Simona DE SILVESTRO, Andretti Formula E Race Team
10 Stéphane SARRAZIN, Venturi Formula E Team
11 Sam BIRD, DS Virgin Racing

Campeonato
Pilotos
1 Lucas DI GRASSI, ABT Schaeffler Audi Sport, 141 pontos
2 Sebastien Buemi, Renault e.Dams, 140
3 SAM BIRD, DS Virgin Racing, 82
4 Jérôme D’AMBROSIO, Dragon Racing, 64
5 Nicolas PROST, Renault e.Dams 62
6 Stéphane SARRAZIN, Venturi Formula E Team 59
7 Daniel ABT, ABT Schaeffler Audi Sport 50
8 Loïc DUVAL, Dragon Racing 48
9 Nick Heidfeld, Mahindra Racing Formula E Team 47
10 Robin FRIJNS, Andretti Formula E Race Team 45
11 Jean-Eric Vergne, DS Virgin Racing 37

Equipes
1 Renault e.Dams, 202
2 ABT Schaeffler Audi Sport, 191
3 DS Virgin Racing, 119
4 Dragon Racing, 112
5 Mahindra Racing Formula E Team, 73
6 Venturi Formula E Team, 64
7 Andretti Formula E Race Team, 49
8 Team Aguri, 24
9 NEXTEV TCR Formula E Team, 14
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.