Entre as novidades o Enduro da Independência, maior prova de Regularidade do mundo, será realizado de 3 a 7 de setembro simultâneo às competições no asfalto

Texto e fotos: Y.Sports

Minas Gerais está de volta ao cenário nacional do motociclismo e automobilismo. Será nos dias 3 e 4 de setembro a primeira etapa do GP Gerais de Motovelocidade e Automobilismo (Marcas & Pilotos), ambos valendo para o Campeonato Mineiro. A primeira competição oficial da história, realizada no Estado para as motocicletas e para os carros será a primeira corrida no mais novo autódromo brasileiro, construído em Curvelo (MG), o Circuito dos Cristais. Ao todo serão 3 eventos, de setembro a novembro, com duas corridas em cada, uma no sábado e outra no domingo, além dos treinos livres na sexta-feira.


A organização é do BEMC – Brasil Esporte Motor Clube, entidade esportiva fundada em 2008, filiada à Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG) e à Federação de Mineira de Automobilismo (FMA), entidades que farão a supervisão do Campeonato, junto com a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
“Projetamos inicialmente 5 eventos, com início em julho, mas para atender algumas adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, optamos por começar em setembro, com 3 eventos e rodada dupla em cada”, disse Flávio Bergmann, Presidente do BEMC. O diretor da TecRacing, empresa proprietária do Circuito dos Cristais, Sr. Marco Túlio dos Santos, garantiu que os últimos detalhes para as homologações, tanto da CBM quanto CBA já estão nos quesitos finais. “As entidades acompanharam todo o processo de construção da pista e os pilotos podem esperar muita adrenalina em um dos traçados mais emocionantes do Brasil, segundo dizem os próprios atletas e especialistas”, disse Túlio.


O evento é bastante esperado pelo público mineiro, que sonha há anos com esse momento. É o que garante Gustavo Jacob, Vice-Presidente da FMEMG. “Um grande circuito em Minas é um sonho de todos os mineiros. A pista é a maior do Brasil com 4.420m, é larga e segura. Pilotos de todos os estados estão ansiosos para estrear”, disse o dirigente.


O GP Gerais faz parte do projeto Gerais Race Weekend Social, um novo conceito em evento que mescla ações culturais, ambientais e educativas com o esporte. É o primeiro projeto de Motovelocidade do Brasil aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Além dos campeonatos regionais, a etapa inaugural do projeto terá ainda uma pista exclusiva para a etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Trial, que será montada e realizada ao lado da área de público.


Outra novidade é que o Enduro da Independência, maior prova de Regularidade do mundo, terá sua base dentro do autódromo e será realizado de 3 a 7 de setembro, sendo sábado (3) e domingo (4) simultâneo às competições no asfalto e será ainda a grande final do Orange BH Enduro Series. “Faremos uma grande festa para o esporte a motor em nosso estado. Um evento que vai entrar para a história e vai marcar uma nova fase de desenvolvimento esportivo e social”, disse Pedro Sereno, Presidente da FMA.


Os promotores, em conjunto com as entidades oficiais, irão anunciar em breve as categorias e regulamentos, assim como as inscrições e vendas de ingressos on line, que estarão disponíveis a partir de junho, no site oficial do campeonato www.gpgerais.com.br. Os organizadores também prometem anunciar em breve os pontos de vendas de ingressos fixos oficiais do evento, que serão disponibilizados em empresas de Curvelo e Belo Horizonte.


O GP Gerais tem o patrocínio de Orange BH KTM, O2BH Kawasaki, Backer, Ingá, Mate Couro e Plena. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curvelo, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, CDL BH, CDL Curvelo, World Trade Center Minas Gerais, TecRacing – Circuito dos Cristais, BH Convetion & Visitors Bureau, Motostreet, Caju Vídeos, Zangões MC Brasil, Federação de Moto Clubes de Minas Gerais, Hotel Sagarana, Resort Chalé da Prata, Hotel Bandeirante, Associação Curvelana dos Catadores de Recicláveis. A supervisão é da CBM, CBA, FMEMG, FMA, Trail Clube de Minas Gerais e Moto Trial Brasil.


A Realização é do BEMC. O evento tem a TV Record Minas como emissora oficial e conta com o apoio de mídia do site www.moto.com.br e das revistas Pro Moto e Moto Adventure. Informações (38) 3721-1138, whatsapp (38) 99877-2016 ou através do email: contato@gpgerais.com.br.

GP Gerais Calendário – Todas no Circuito dos Cristais – Curvelo (MG)
1ª etapa – 2 a 7 de Setembro
2ª etapa – 7, 8 e 9 de Outubro
3ª etapa – 4, 5 e 6 de Novembro