• Concurso oferecerá prêmio em dinheiro aos 11 projetos sociais vencedores; quantia deve ser investida em ações de transformação social;
  • “Volkswagen na Comunidade” promove o engajamento social, pois os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades;
  • Para a 9ª edição do concurso, foram inscritos 790 projetos sociais, um acréscimo de 11,7% em relação à edição 2015;
  • Edição 2016 contou com oficinas inéditas de elaboração de projetos sociais, com a participação de 220 representantes de organizações beneficentes;
  • Vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos sociais.

Texto e fotos: Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, registrou recorde de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”.
Foram inscritos 790 projetos sociais, um acréscimo de 11,7% em relação à edição 2015 (707 inscrições). Agora, os projetos sociais passam por uma série de avaliações; os vencedores devem ser divulgados em outubro.


O concurso entregará prêmios em dinheiro para os 11 melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos para melhor administrar suas ações sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.


Do total de 11 prêmios, dez serão entregues aos melhores projetos sociais inéditos, sendo nove prêmios aos projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil - incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais - e um prêmio para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que será entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso que melhor geriu os recursos durante o ano.


O curso de gestão de projetos oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.
“Além de contribuir com o desenvolvimento social, o concurso Volkswagen na Comunidade também tem forte impacto positivo dentro da Volkswagen do Brasil, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente em entidades assistenciais. Com a iniciativa, estamos ajudando a construir uma verdadeira corrente do bem, reconhecendo e apoiando colaboradores engajados na ajuda ao próximo e na transformação social”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.


“Por meio dos prêmios em dinheiro, o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ oferece condições reais para que as instituições contempladas tirem seus projetos sociais do papel e os transformem em realidade, mudando destinos de diversas comunidades Brasil afora. Além disso, o curso de gestão de projetos sociais, que é oferecido às instituições vencedoras e também às finalistas, auxilia essas entidades a administrar seus projetos e recursos, desenvolvendo um trabalho sustentável a longo prazo”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

Concurso promoveu oficinas para orientar organizações sociais
Neste ano, o concurso “Volkswagen na Comunidade” trouxe uma novidade: promoveu a oficina gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”. A iniciativa reuniu um total de 220 participantes nos cinco encontros promovidos em São Paulo, São Carlos (onde a Volkswagen do Brasil tem sua fábrica de motores), Vinhedo (onde está o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios da empresa), Taubaté (fábrica do up!, Gol e Voyage) e Curitiba (a fábrica está localizada na cidade vizinha de São José dos Pinhais, onde são produzidos o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, Audi A3 Sedã e Audi Q3).


Direcionada a entidades sociais, a oficina deu dicas de como as instituições poderiam participar do concurso “Volkswagen na Comunidade”. “Com as oficinas inéditas, o 'Volkswagen na Comunidade' ampliou ainda mais sua abrangência, aproximando instituições que desejavam participar do concurso, mas que não sabiam como se inscrever. Nos encontros, os representantes dessas instituições tiveram acesso à equipe da Fundação Volkswagen e puderam tirar suas dúvidas”, esclareceu a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
A Fundação Volkswagen também cadastrou essas instituições interessadas em participar do concurso “Volkswagen na Comunidade” e as “apresentou” aos colaboradores da Volkswagen do Brasil que gostariam de iniciar um trabalho voluntário, mas não sabiam onde e como. Para esses colaboradores, o primeiro passo foi se inscreverem no site do concurso (www.vwnacomunidade.com.br). Dessa forma, a Fundação Volkswagen também se empenhou para que novos trabalhos voluntários tivessem início.