Uma chegada espetacular salvou a corrida morna da MotoGP

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: motogp.com / f1.com

Realmente foi de arrepiar, hĂ¡ muito tempo nĂ£o se via um fim de prova assim, lembrou aquela incrĂ­vel chegada entre Senna e Mansell em Jerez, exatos 30 anos atrĂ¡s, sĂ³ que daquela vez o ponteiro levou a melhor por meio carro.


Quem diria que depois desse tempo todo e com duas roda a menos, pudĂ©ssemos reviver, agora na pista italiana de Mugello, um desses momentos mĂ¡gicos que sĂ³ o esporte a motor proporciona, Ă© a força das engrenagens que giram e emocionam quando dois seres humanos tomam as rĂ©deas do destino.


E sabe o que mais impressionante? A corrida do Ăºltimo fim de semana teve as mesmas caracterĂ­sticas daquela de 1986, começou quente, aconteceram alguns acidentes e a disputa final foi de arrepiar os cabelos da torcida incrĂ©dula com esse tipo de final de etapa.


O motor da Yamaha do Rossi nĂ£o agĂ¼entou o tranco, fazia tempo que nĂ£o acontecia uma explosĂ£o e fumaça daquele jeito, Ă© uma imagem plasticamente linda, mas as conseqĂ¼Ăªncias para o campeonato foram quase catastrĂ³ficas. O italiano ainda tem chance de se recuperar no campeonato, mas convenhamos, a porta esta muito mais aberta para o chato do Lorenzo, de novo.


O que realmente nĂ£o muda sĂ£o os eternos personagens que brigam nas primeiras posições, a polarizaĂ§Ă£o estĂ¡ tornando a categoria chata, ninguĂ©m consegue chegar nas motos da Yamaha, nem mesmo as Honda, que devem amargar mais um ano de segundo plano. Marquez ainda tenta, mas seu companheiro de equipe nĂ£o ajuda mesmo.


As Ducati e Suzuki sĂ£o competitivas nas primeiras voltas, quando todos ainda tĂªm pneus novos, depois disso fica evidente a falta de equilĂ­brio e um chassi menos eficiente que os empurra para posições menos privilegiadas, Ă© preciso mudar ou adaptar alguma coisa e melhorar o desempenho dos demais pilotos, isso porque pode acontecer o mistĂ©rio das carreiras promissoras que morrem no nascedouro, pelo menos o Maverick Viñales deste trauma vai escapar, como serĂ¡ companheiro de Rossi no ano que vem, a possibilidade de despontar Ă© grande.


No pĂ³dio, Lorenzo, Marquez e Iannone sĂ£o a cara do que se pode esperar nas prĂ³ximas etapas, as duas maiores equipes sempre liderando e na falta do Valentino alguĂ©m toma o terceiro lugar no pĂ³dio, sĂ£o rostos manjados, eu gostaria que fossem cada vez mais novos e que todos realmente tivessem seu lugar ao sol.


No fim de semana vai ser aquela festa dos tradicionais grandes prĂªmios: IndianĂ¡polis na Indy e MĂ´naco na FĂ³rmula 1. Nos Estados Unidos Ă© aquela interrogaĂ§Ă£o e tudo pode acontecer, jĂ¡ no principado, se Rosberg vencer novamente pode definitivamente asfaltar o caminho em direĂ§Ă£o ao tĂ­tulo. É imperdĂ­vel e vocĂª vai ficar sabendo o que aconteceu aqui, na semana que vĂªm!


Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha pĂ¡gina no Facebook: www.facebook.com/borrachatv