Parte quĂ­mica do componente que converte gases tĂ³xicos do motor em vapores inofensivos pode perder a eficiĂªncia

Texto e fotos: Umicore

Como todos os componentes do veĂ­culo, o catalisador automotivo necessita de verificações periĂ³dicas. Embora a peça seja desenvolvida para ter a mesma durabilidade do automĂ³vel, a parte quĂ­mica, responsĂ¡vel por fazer a conversĂ£o dos gases tĂ³xicos emitidos pelo motor em vapores inofensivos, pode perder a eficiĂªncia durante o tempo de uso. Se isso acontecer, o carro passa a emitir gases poluentes acima dos limites legais, gerando danos, principalmente para a saĂºde da populaĂ§Ă£o.


Fabricante mundial de catalisador, a Umicore orienta que nĂ£o Ă© recomendĂ¡vel aguardar a luz da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica acender no painel para verificar o componente. Segundo ClĂ¡udio Furlan, gerente Comercial da Umicore, a luz Ă© um indĂ­cio que o catalisador estĂ¡ completamente comprometido, ou seja, nĂ£o estĂ¡ mais realizando a conversĂ£o dos gases de forma eficiente.
Para ter uma ideia, o Ă­ndice de poluiĂ§Ă£o na cidade de SĂ£o Paulo Ă© duas vezes superior do recomendado pela OrganizaĂ§Ă£o Mundial da SaĂºde (OMS). Os dados fazem parte de uma pesquisa internacional que analisa a situaĂ§Ă£o de 3 mil cidades ao redor do mundo. Ainda segundo a OMS, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da contaminaĂ§Ă£o do ar.
“Com a suspensĂ£o da InspeĂ§Ă£o Veicular Ă© necessĂ¡rio a conscientizaĂ§Ă£o do motorista e dos profissionais da reparaĂ§Ă£o para a importĂ¢ncia de verificar os componentes do veĂ­culo que impactam o sistema de emissões”, diz ele. O executivo recomenda revisar o veĂ­culo em oficina mecĂ¢nica de confiança, que possua as ferramentas necessĂ¡rias para o correto diagnĂ³stico. O scanner automotivo Ă© uma peça fundamental. O utensilio lĂª o cĂ³digo armazenado na central do veĂ­culo, que funciona como um computador, registrando dados, incluindo falhas de sistema.
“É recomendĂ¡vel que o diagnĂ³stico do catalisador seja realizado aos 80 mil quilĂ´metros e depois anualmente. O intuito Ă© averiguar se hĂ¡ algum cĂ³digo de falha dos componentes do sistema de emissões, como sensores, sonda lambda e sistema de igniĂ§Ă£o, que podem abreviar a vida Ăºtil do catalisador automotivo”, complementa Furlan.

Peças genuínas
Segundo o gerente Comercial da Umicore, os carros produzidos depois de 2010 possuem diagnĂ³stico a bordo (OBD), permitindo uma anĂ¡lise mais precisa do catalisador. AlĂ©m disso, Ă© necessĂ¡rio que o profissional tenha um bom conhecimento tĂ©cnico para interpretar corretamente o cĂ³digo de falha. Se for constatada a necessidade da troca, o consumidor deve exigir catalisadores homologados pelo INMETRO, o que garante a procedĂªncia e evita a instalaĂ§Ă£o de equipamentos falsificados. Um catalisador homologado custa de R$350,00 a R$1.350,00 dependendo do modelo do veĂ­culo. Outra dica importante Ă© desconfiar de preços abaixo do mercado.


Outro fator que pode abreviar a durabilidade do catalisador Ă© o abastecimento com combustĂ­vel adulterado. SubstĂ¢ncias inadequadas presentes em Ă³leos lubrificantes de mĂ¡ procedĂªncia tambĂ©m podem comprometer o componente.