Os pneus sĂ£o o principal elo entre o veĂ­culo e o solo

Texto e fotos: Bridgestone

Eles suportam a carga do veĂ­culo e absorvem os impactos do terreno. AlĂ©m disso, eles exercem influĂªncia em todo o comportamento dinĂ¢mico de um carro e suas boas condições favorecem a segurança do motorista e dos passageiros.
“Mesmo sendo um bem durĂ¡vel e importante item de segurança, a maioria das pessoas nĂ£o conhece todas as partes que compõem um pneu”, alerta JosĂ© Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “O pneu possui diversos componentes cujas funções influem diretamente nos sistemas de suspensĂ£o, transmissĂ£o, traĂ§Ă£o, direĂ§Ă£o e frenagem. Seu conhecimento adequado ajuda o consumidor a ter mais segurança e economia com o seu veĂ­culo”, diz.


Para ajudar os motoristas, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, elaborou o seguinte material detalhando as estruturas e suas respectivas funções:

Estruturas de um pneu
Banda de rodagem: Ă© a Ăºnica parte do pneu em contato com o solo. O desenho da banda de rodagem afeta a aderĂªncia em pisos secos e molhados e influĂªncia diretamente a emissĂ£o de ruĂ­do e a drenagem de Ă¡gua. A banda de rodagem possui os seguintes elementos principais:
  • Sulcos: servem para drenar a Ă¡gua, evitar deslizamento, refrigerar e reduzir ruĂ­dos. SĂ£o neles que se encontram os TWIs (Tread Wear Indicator) que sinalizam quando o pneu deve ser trocado.
  • Ombro: essa parte do pneu Ă© uma das que mais sofrem pelos desgastes excessivos. É uma Ă¡rea de grande esforço, pois recebe a força lateral durante as curvas e tem arrastes intermitentes.
  • Barras: as barras geram a traĂ§Ă£o e sĂ£o a parte em contato com o solo.
  • Ranhuras: auxiliam a drenagem de Ă¡gua e a refrigeraĂ§Ă£o do pneu. As ranhuras tambĂ©m sĂ£o responsĂ¡veis por diminuir a ressonĂ¢ncia.
Lateral: possui borracha com propriedades especĂ­ficas mais resistentes Ă  fadiga gerada pela grande solicitaĂ§Ă£o de flexĂ£o e extensĂ£o, alĂ©m do envelhecimento devido ao tempo de exposiĂ§Ă£o a ações climĂ¡ticas. TambĂ©m sofre abrasões intermitentes devido a roçamentos.
TalĂ£o: Ă© formado por fios de aço banhados por cobre e revestido individualmente por borracha para evitar a oxidaĂ§Ă£o e facilitar a adesĂ£o. O talĂ£o fixa o pneu na roda de maneira a evitar o vazamento de ar e garantir que nĂ£o ocorrerĂ¡ destalonamento durante a solicitaĂ§Ă£o normal de uso.
Cintas estabilizadoras: as cintas tĂªm influĂªncia direta no desempenho do pneu, na dirigibilidade, no conforto e em sua durabilidade. Cada cinta Ă© formada por fios de aço de configurações especĂ­ficas para determinadas aplicações e Ă© revestida de borracha para facilitar a adesĂ£o com outros compostos de borracha. Tem a funĂ§Ă£o de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, alĂ©m de restringir o diĂ¢metro do pneu.
Carcaça: tambĂ©m possuindo direta influĂªncia no desempenho, a carcaça Ă© formada por cordonĂ©is de poliĂ©ster, nylon ou aço. As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para aumentar a adesĂ£o e evitar atrito interno. A carcaça resiste Ă  pressĂ£o, suporta peso, choques, esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento gerados por alta velocidade.
Estanque ou liner: presente nos pneus sem cĂ¢mara de ar, o estanque Ă© o revestimento interno formado por camadas de borracha que protegem a carcaça contra umidade, alĂ©m de estancar o vazamento do ar comprimido, evitando a perda de pressĂ£o do pneu.