Modelos vão atender as linhas que circulam pela zona leste da capital paulista, de acordo com as novas exigências para o transporte coletivo da cidade de São Paulo

Texto e fotos: AMD

A Allibus acaba de receber mais oito ônibus da AMD Encarroçadora e Implementadora para compor a sua frota para o transporte público da Capital paulista. Sete são os micro-ônibus modelo Solum e um, médio, o Alamo. Os veículos foram comercializados pela Apta Caminhões e Ônibus de São Bernardo do Campo, na região metropolitana.


Os sete modelos Solum contam com carroceria com 25 lugares e são equipados com ar condicionado, elevador para acesso aos portadores de necessidades especiais, cinto de segurança retrátil três pontos, amplo espaço interno, poltronas ergonômicas com apoios de cabeça, câmera e sensor de ré, iluminação interna que permite sensação aconchegante com tecnologia em LED.
Os micros utilizam os chassis Volkbsbus 9.160 OD, levam motor Cummins ISF de 3,8 litros, caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas e itens que acentuam o conforto do condutor e passageiros, como o sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servoassistida, que proporcionam maior precisão nos engates e menor esforço ao motorista. Além disso, o painel de instrumentos incorpora uma série de itens que facilitam a condução durante o percurso.


O modelo Alamo, carroceria para ônibus de porte médio, foi encarroçado sobre o chassi Volksbus 15.190 OD com motor dianteiro que é ideal para o transporte urbano. Equipados com motor MAN D08 de 4 cilindros, os modelos incorporam nova embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
Sua carroceria vêm equipada com elevador para acesso aos portadores de necessidades especiais, janelas laterais com vidros temperados fumê, piso de chapa de alumínio, amplo espaço interno, poltronas ergonômicas com apoios de cabeça, sistema de campainha por botão e sem fio e ainda iluminação interna com tecnologia em LED, poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal, cinto de segurança retrátil três pontos, escapamento traseiro embutido, câmera e sensor de ré.