O SUV da Volkswagen surpreende em
desempenho e conforto
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
NĂ£o Ă© um carro qualquer, Ă© um Volkswagen na melhor linhagem que a
montadora alemĂ£ colocou no mercado desde 2007. Suas linhas tradicionais em
SUV´s e seu aparente tamanho compacto escondem um dos mais impressionantes
carros, tanto na parte mecĂ¢nica quanto na tecnologia de ponta.
O Tiguan atĂ© pode ser considerado um irmĂ£o menor do Touareg, mas sĂ³ no tamanho mesmo, as
caracterĂsticas On e Off Road do modelo seguem o mesmo principio. Eu pude
testar o modelo durante 1 semana e garanto, Ă© um carro surpreendente
principalmente no desempenho e no conforto para o motorista e passageiros.
Andando na cidade e em rodovias,
nota-se a grande qualidade de seu conjunto mecĂ¢nico, o motor 2.0 TSI, um dos mais modernos do mundo,
entrega potĂªncia de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. O
carro Ă© importado, portanto sĂ³ pode ser abastecido com gasolina, quem sabe no
futuro nĂ£o venha a existir a opĂ§Ă£o etanol? O cĂ¢mbio Ă© automĂ¡tico de seis
marchas, Tiptronic, tem shift
paddles caso se opte por trocas manuais e pegou do irmĂ£o maior a espetacular traĂ§Ă£o
integral 4MOTION.
Talvez seja essa a maior herança
que o modelo tenha, o sistema 4MOTION
se adapta às condições de uso, distribuindo a força para rodas de acordo com a
situaĂ§Ă£o momentĂ¢nea, garante uma maior traĂ§Ă£o em pisos molhados, com lama ou
areia e maior segurança em caminhos sinuosos, tipo, “grudando no chĂ£o”, pois o equilĂbrio do carro Ă© impressionante.
Na cidade Ă© um carro campeĂ£o, sua
altura generosa, seu tamanho compacto e seu mapeamento de rotações do motor
para situações de trĂ¡fego intenso ou congestionamentos permitem ao condutor uma
viagem com altĂssima qualidade de conforto e segurança. Andando por ruas e
avenidas, o sempre espetacular controle de velocidade (Cruise Control) evita as
desagradĂ¡veis multas por excesso de velocidade em vias onde os nĂºmeros pulam ao
prazer do prefeito.
O conforto Ă© muito bom, a
temperatura pode ser controlada através do ar condicionado digital de duas
zonas, os bancos esportivos sĂ£o confortĂ¡veis e tem ajuste fino, o volante pode
ser posicionado em altura e profundidade. O fato de um carro desta categoria
nĂ£o cansar o motorista enquanto dirige Ă© um dos pontos mais fortes, tudo estĂ¡
Ă s mĂ£os, inclusive o telefone, a Ăºnica obrigaĂ§Ă£o Ă© conduzir. Mesmo tendo um
motor 2.0, a economia de combustĂvel Ă© surpreendente, o modelo chegou a fazer
na cidade uma média de 10 km/l, dados do computador de bordo.
O que chama atenĂ§Ă£o tambĂ©m Ă© a
quantidade de recursos de segurança e a presença de vĂ¡rios sensores por todo o
veĂculo. Estacionar em shoppings geralmente Ă© uma tarefa ingrata devido ao
tamanho das vagas. Os sensores podem detectar objetos muito menores que a altura
do carro do chĂ£o, tipo, barreiras de concreto e indica na tela a distĂ¢ncia
correta para nĂ£o se fazer um estrago. As manobras sĂ£o facilitadas pela direĂ§Ă£o
elĂ©trica que praticamente flutua o veĂculo, o peso Ă© quase zero.
JĂ¡ na estrada o desempenho e a
qualidade do conjunto mecĂ¢nico sĂ£o muito fortes. Decidi fazer uma viagem pela
rodovia FernĂ£o Dias em
direĂ§Ă£o Ă Bragança Paulista , uma estrada
que tĂªm subidas e decidas lentas e rĂ¡pidas, curvas de raios variĂ¡veis, ora
longos, ora curtos e generosas retas. A variaĂ§Ă£o de velocidade em trechos da
rodovia permitiu eu avaliar o consumo em velocidades mais constantes, os
trechos variavam entre 80
km/h e 110
km/h .
O Tiguan teve uma mĂ©dia de consumo em velocidade mais baixa (80 km/h ) de 15,5 km/l, jĂ¡
na mais alta (110 km/l) foram os surpreendentes 13,1 km/l, dados do computador
de bordo. Durante a viagem praticamente nĂ£o existem trocas de marcha, a força
do motor e a elasticidade que o cambio tem evitam as reduções, praticamente
rodei em 6ª marcha o tempo todo na estrada, apenas nas ultrapassagens senti que
ele procurava a 5ª marcha para manter a velocidade fixada no Cruise Control, se
nĂ£o fosse isso, nem nas subidas ele teria feito a reduĂ§Ă£o.
A segurança é um dos pontos
fundamentais deste modelo, a cabine Ă© protegida por uma rĂgida cĂ©lula, tĂªm seis
airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), freios ABS e
controles eletrĂ´nicos de estabilidade e de traĂ§Ă£o e uma das exclusividades da Volkswagen, o detector de fadiga, que
analisa a forma como o motorista dirige e o comportamento ao volante, se
necessĂ¡rio, o equipamento emite um alerta sugerindo ao condutor uma parada para
descansar.
Com 6 cores externas e 6
acabamentos externos para escolher, ainda tem pacotes de acessĂ³rios opcionais,
3 anos de garantia, 12 anos de garantia de perfuraĂ§Ă£o na chapa, revisões
planejadas, financiamento e preço inicial é de R$ 146.990, o Tiguan é um desses carros de risco, se
fizer o test drive provavelmente vai levar!
Ficha Técnica
Equipamentos
Itens de Série
Internos
•Tomada 12V no compartimento de bagagens e no console
central
•Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o de cadeira de criança no banco
traseiro
•Tapetes adicionais
•Apoio de braço entre os bancos dianteiros / traseiros
•Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
•Radio RCD 510 com tela Touchscreen e acumulador de 6 Cds
•Banco traseiro com ajuste longitudinal
•Gaveta sobre o banco do motorista
•Luzes de leitura dianteira e traseira
•Ar-condicionado Climatronic 2-zonas
•Tomada Aux-in para fonte de Ă¡udio externo
•8 alto-falantes
•Luz interna regiĂ£o dos pĂ©s
•Mesa dobrĂ¡vel no encosto bancos dianteiros
•Insertos decorativos internos Antracito metĂ¡lico com friso
decorativo prata metĂ¡lico
•Bancos revestidos em tecido com Couro
Alcantara nas faixas centrais
•ConexĂ£o para Ipod
•Bluetooth
Funcionais
Funcionais
•Retrovisor interno com escurecimento automĂ¡tico
•Travamento central com Keyless
•Coming & Leaving home
•Controle automĂ¡tico de velocidade
•Freio eletromecĂ¢nico de estacionamento com funĂ§Ă£o Auto-hold
•Computador de bordo
•Volante de direĂ§Ă£o multifunĂ§Ă£o
•Sensor de estacionamento traseiro
•Espelhos retrovisores externos elĂ©tricos / rebatĂveis
eletricamente / com antiembaçante
•Vidros elĂ©tricos
•Sensor de chuva
•Coluna de direĂ§Ă£o com ajuste de altura e profundidade
•Indicador de pressĂ£o dos pneus
•Display multifuncional premium
•Vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos
•Shift Paddles (controle Tiptronic no volante de direĂ§Ă£o)
Externos
Externos
•Barras de teto longitudinais
•pĂ¡ra-choques, maçaneta das portas, carcaça dos retrovisores
externos pintados na cor do veĂculo
•Frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira
•Rodas de liga - leve 17”
Segurança
Segurança
•TraĂ§Ă£o permanente nas quatro rodas (4Motion)
•Freios ABS com brake assist
•ASR – Controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o
•EDL – Bloqueio eletrĂ´nico do diferencial
•ESP – Programa eletrĂ´nico de estabilidade
•6 air bags
•Sistema de controle de fadiga do motorista
•DesativaĂ§Ă£o do air bag do passageiro dianteiro
•Cintos de trĂªs pontos em todos os bancos
•Alarme antifurto
•Lanterna traseira de neblina
•Luz auxiliar de manobra
Opcionais
•Kessy (abertura e fechamento das portas e igniĂ§Ă£o do motor por botĂ£o)
•Park assist II
•Radio RNS315 com sistema de navegaĂ§Ă£o integrado
•FarĂ³is Bi-Xenon com LEDs
•Bancos em couro com ajuste elĂ©trico (assento do motorista)














0 ComentĂ¡rios