O SUV da Volkswagen surpreende em desempenho e conforto

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

NĂ£o Ă© um carro qualquer, Ă© um Volkswagen na melhor linhagem que a montadora alemĂ£ colocou no mercado desde 2007. Suas linhas tradicionais em SUV´s e seu aparente tamanho compacto escondem um dos mais impressionantes carros, tanto na parte mecĂ¢nica quanto na tecnologia de ponta.


O Tiguan atĂ© pode ser considerado um irmĂ£o menor do Touareg, mas sĂ³ no tamanho mesmo, as caracterĂ­sticas On e Off Road do modelo seguem o mesmo principio. Eu pude testar o modelo durante 1 semana e garanto, Ă© um carro surpreendente principalmente no desempenho e no conforto para o motorista e passageiros.


Andando na cidade e em rodovias, nota-se a grande qualidade de seu conjunto mecĂ¢nico, o motor 2.0 TSI, um dos mais modernos do mundo, entrega potĂªncia de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. O carro Ă© importado, portanto sĂ³ pode ser abastecido com gasolina, quem sabe no futuro nĂ£o venha a existir a opĂ§Ă£o etanol? O cĂ¢mbio Ă© automĂ¡tico de seis marchas, Tiptronic, tem shift paddles caso se opte por trocas manuais e pegou do irmĂ£o maior a espetacular traĂ§Ă£o integral 4MOTION.


Talvez seja essa a maior herança que o modelo tenha, o sistema 4MOTION se adapta Ă s condições de uso, distribuindo a força para rodas de acordo com a situaĂ§Ă£o momentĂ¢nea, garante uma maior traĂ§Ă£o em pisos molhados, com lama ou areia e maior segurança em caminhos sinuosos, tipo, “grudando no chĂ£o”, pois o equilĂ­brio do carro Ă© impressionante.


Na cidade Ă© um carro campeĂ£o, sua altura generosa, seu tamanho compacto e seu mapeamento de rotações do motor para situações de trĂ¡fego intenso ou congestionamentos permitem ao condutor uma viagem com altĂ­ssima qualidade de conforto e segurança. Andando por ruas e avenidas, o sempre espetacular controle de velocidade (Cruise Control) evita as desagradĂ¡veis multas por excesso de velocidade em vias onde os nĂºmeros pulam ao prazer do prefeito.


O conforto Ă© muito bom, a temperatura pode ser controlada atravĂ©s do ar condicionado digital de duas zonas, os bancos esportivos sĂ£o confortĂ¡veis e tem ajuste fino, o volante pode ser posicionado em altura e profundidade. O fato de um carro desta categoria nĂ£o cansar o motorista enquanto dirige Ă© um dos pontos mais fortes, tudo estĂ¡ Ă s mĂ£os, inclusive o telefone, a Ăºnica obrigaĂ§Ă£o Ă© conduzir. Mesmo tendo um motor 2.0, a economia de combustĂ­vel Ă© surpreendente, o modelo chegou a fazer na cidade uma mĂ©dia de 10 km/l, dados do computador de bordo.


O que chama atenĂ§Ă£o tambĂ©m Ă© a quantidade de recursos de segurança e a presença de vĂ¡rios sensores por todo o veĂ­culo. Estacionar em shoppings geralmente Ă© uma tarefa ingrata devido ao tamanho das vagas. Os sensores podem detectar objetos muito menores que a altura do carro do chĂ£o, tipo, barreiras de concreto e indica na tela a distĂ¢ncia correta para nĂ£o se fazer um estrago. As manobras sĂ£o facilitadas pela direĂ§Ă£o elĂ©trica que praticamente flutua o veĂ­culo, o peso Ă© quase zero.


JĂ¡ na estrada o desempenho e a qualidade do conjunto mecĂ¢nico sĂ£o muito fortes. Decidi fazer uma viagem pela rodovia FernĂ£o Dias em direĂ§Ă£o Ă  Bragança Paulista, uma estrada que tĂªm subidas e decidas lentas e rĂ¡pidas, curvas de raios variĂ¡veis, ora longos, ora curtos e generosas retas. A variaĂ§Ă£o de velocidade em trechos da rodovia permitiu eu avaliar o consumo em velocidades mais constantes, os trechos variavam entre 80 km/h e 110 km/h.


O Tiguan teve uma mĂ©dia de consumo em velocidade mais baixa (80 km/h) de 15,5 km/l, jĂ¡ na mais alta (110 km/l) foram os surpreendentes 13,1 km/l, dados do computador de bordo. Durante a viagem praticamente nĂ£o existem trocas de marcha, a força do motor e a elasticidade que o cambio tem evitam as reduções, praticamente rodei em 6ª marcha o tempo todo na estrada, apenas nas ultrapassagens senti que ele procurava a 5ª marcha para manter a velocidade fixada no Cruise Control, se nĂ£o fosse isso, nem nas subidas ele teria feito a reduĂ§Ă£o.


A segurança Ă© um dos pontos fundamentais deste modelo, a cabine Ă© protegida por uma rĂ­gida cĂ©lula, tĂªm seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), freios ABS e controles eletrĂ´nicos de estabilidade e de traĂ§Ă£o e uma das exclusividades da Volkswagen, o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e o comportamento ao volante, se necessĂ¡rio, o equipamento emite um alerta sugerindo ao condutor uma parada para descansar.


Com 6 cores externas e 6 acabamentos externos para escolher, ainda tem pacotes de acessĂ³rios opcionais, 3 anos de garantia, 12 anos de garantia de perfuraĂ§Ă£o na chapa, revisões planejadas, financiamento e preço inicial Ă© de R$ 146.990, o Tiguan Ă© um desses carros de risco, se fizer o test drive provavelmente vai levar!


Ficha Técnica




Equipamentos
Itens de Série

Internos
•Tomada 12V no compartimento de bagagens e no console central
•Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o de cadeira de criança no banco traseiro
•Tapetes adicionais
•Apoio de braço entre os bancos dianteiros / traseiros
•Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
•Radio RCD 510 com tela Touchscreen e acumulador de 6 Cds
•Banco traseiro com ajuste longitudinal
•Gaveta sobre o banco do motorista
•Luzes de leitura dianteira e traseira
•Ar-condicionado Climatronic 2-zonas
•Tomada Aux-in para fonte de Ă¡udio externo
•8 alto-falantes
•Luz interna regiĂ£o dos pĂ©s
•Mesa dobrĂ¡vel no encosto bancos dianteiros
•Insertos decorativos internos Antracito metĂ¡lico com friso decorativo prata metĂ¡lico
•Bancos revestidos em tecido com Couro Alcantara nas faixas centrais
•ConexĂ£o para Ipod
•Bluetooth

Funcionais
•Retrovisor interno com escurecimento automĂ¡tico
•Travamento central com Keyless
•Coming & Leaving home
•Controle automĂ¡tico de velocidade
•Freio eletromecĂ¢nico de estacionamento com funĂ§Ă£o Auto-hold
•Computador de bordo
•Volante de direĂ§Ă£o multifunĂ§Ă£o
•Sensor de estacionamento traseiro
•Espelhos retrovisores externos elĂ©tricos / rebatĂ­veis eletricamente / com antiembaçante
•Vidros elĂ©tricos
•Sensor de chuva
•Coluna de direĂ§Ă£o com ajuste de altura e profundidade
•Indicador de pressĂ£o dos pneus
•Display multifuncional premium
•Vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos
•Shift Paddles (controle Tiptronic no volante de direĂ§Ă£o)

Externos
•Barras de teto longitudinais
•pĂ¡ra-choques, maçaneta das portas, carcaça dos retrovisores externos pintados na cor do veĂ­culo
•Frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira
•Rodas de liga - leve 17”

Segurança
•TraĂ§Ă£o permanente nas quatro rodas (4Motion) 
•Freios ABS com brake assist
•ASR – Controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o
•EDL – Bloqueio eletrĂ´nico do diferencial
•ESP – Programa eletrĂ´nico de estabilidade
•6 air bags
•Sistema de controle de fadiga do motorista
•DesativaĂ§Ă£o do air bag do passageiro dianteiro
•Cintos de trĂªs pontos em todos os bancos
•Alarme antifurto
•Lanterna traseira de neblina
•Luz auxiliar de manobra

Opcionais

•Kessy (abertura e fechamento das portas e igniĂ§Ă£o do motor por botĂ£o)
•Park assist II
•Radio RNS315 com sistema de navegaĂ§Ă£o integrado
•FarĂ³is Bi-Xenon com LEDs
•Bancos em couro com ajuste elĂ©trico (assento do motorista)
•Rodas de liga - leve 18”
•Teto solar elĂ©trico panorĂ¢mico