A montadora mudou o slogan,
modernizou seus veículos, garantiu os investimentos no Brasil e apresentou
novidades
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Iveco
Se você já ficou cansado apenas
lendo o subtítulo, imagine quanto trabalho foi necessário para a Iveco chegar a esse patamar de excelência.
E as boas notícias não pararam apenas na apresentação dos novos produtos, tem
mais e eu conto lá embaixo.
Eu fui convidado para conhecer o
novo line-up da montadora, são caminhões leves, semi pesados e pesados, todos
com tecnologia e ponta e montados na planta industrial da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais. Logo fomos apresentados ao novo slogan que, a partir de agora, vai nortear as ações da empresa no seu
relacionamento com clientes, fornecedores e admiradores da marca: Iveco:
Carregada De Potência.
Slogan na cabeça é hora de
conhecer as novidades. A linha Daily
é a mais versátil e líder no segmento há 10 anos e chega com novidade: é a
versão 40S14, um compacto que vai atender poder rodar nas cidades que
restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas.
O modelo conta com o motor de
três litros da FPT Industrial, com
146cv de potência, que alia economia e desempenho. O propulsor soma-se ao já
conhecido conforto, que proporciona ao motorista, versatilidade para atender
diversas demandas do segmento, e à força que a linha Daily dispõe para o trabalho.
E trabalho não vai faltar para
esse novo compacto, o premiado modelo é muito utilizado em operações de entrega
urbana ou no mercado de Food Trucks, o veículo é a grande estrela do segmento
no Brasil, correspondente a 20% do mercado total onde foram comercializadas
16.000 unidades, sendo que metade delas somente chassi cabine.
Outra novidade é a oferta do Kit multimídia,
composto por um display LCD de 6,5 polegadas touchscreen, câmera de ré com
visão infravermelha, rádio AM/FM, leitor CD e DVD, entrada USB e SD Card,
Bluetooh, TV digital integrada, controle remoto, compatibilidade com comandos
de volante, tablets, iPod, iPhone, pré-amplificador de 4CH, sub-out e sistema
integrado de navegação Ndrive. Inicialmente o kit será comercializado como
acessório para os painéis da Daily V
e VI.
Nos semi pesados, a linha Tector foi ampliada com novas versões
para potencializar as possibilidades do modelo no setor, um dos maiores da
indústria, que representa cerca de 30% do total do mercado.
4x2
No segmento de 17 toneladas e
tração 4x2, o Iveco Tector tem agora
a versão 170E21, com o maior torque da categoria. A principal novidade desse
modelo é o motor de quatro cilindros, 4,5 litros , com 206 cv
de potência e 720Nm de torque. O Tector
170E21 ganha em produtividade, sua capacidade de carga cresceu em cerca de 150 kg devido à redução de
peso do veículo. A nova versão se destaca pelo conforto, agora com a nova
suspensão de cabine coxim/mola, no lugar de coxim/coxim, na transmissão um novo
sistema de cabo no lugar do antigo de varão.
6x2
No segmento a Iveco expandiu as opções da linha Tector com o 240E30, a principal
novidade é o novo motor de seis cilindros, 6,7 litros , que antes
tinha 5,9 cilindradas, com 1050 Nm de torque (antes eram 950 Nm) e 300 cv de potência,
com isso o novo propulsor faz com que o caminhão seja mais ágil no transporte
de carga e também mais econômico, além de mais confortável.
8x2
As novidades são as novas versões
310E28 e 310E30 com tração 8x2. O modelo conta com um quarto eixo direcional e
capacidade de carga aumentada em cerca de seis toneladas, suspensor pneumático
e os suportes do sistema de direção do segundo eixo, que são fundidos.
A linha Tector apresenta uma série de versões especiais, voltadas para
atuações específicas de mercado, afinal de contas, ter um caminhão voltado para
uma atividade específica montado na fábrica, garante um melhor “ajuste” dos componentes.
As opções que serão oferecidas,
que ainda passam por testes com alguns clientes para serem finalmente
homologados internamente, são as mais necessárias para o dia – a – dia: a
coleta de lixo e a construção civil.
O modelo 170E28 é o Tector Coleta,
o antes chamado caminhão de lixo,
agora ganha o politicamente correto nome de coletor
de resíduos. O semi pesado especial da Iveco
tem como diferenciais de fábrica tração 6x2 com eixo “Pusher”, bancos em Vinil, entre - eixos específico, escape vertical,
suspensão traseira com molas curtas e reforçadas, amortecedor recalibrado, alavanca
de freio Manetin, chicote elétrico para cargas adicionais e embreagem reforçada.
Para a construção civil, a versão
apresentada foi a 260E30, base do Tector
Construção, que será oferecido nas configurações Betoneira e Basculante. O caminhão
recebeu escapamento vertical, equipamento com tomada de força (REPTO), pneus de
uso misto, chicote elétrico específico para aplicação, reservatório de ar
adicional para pressurização da água da betoneira, elemento de segurança para o
filtro de ar, espelhos extras para o auxilio em manobras, proteção do radiador
e suspensão reforçada e tração 8x4.
No caso da caçamba basculante,
ele recebe ainda tomada de força com acionamento no painel, iluminação na
traseira com sinal sonoro de ré, suspensão recalibrada adequada para a operação
e protetor de cárter.
A linha de pesados também teve
mudanças e continua sendo uma grande aposta da montadora. Com uma
representatividade de 21% do mercado, os pesados da Iveco foram responsáveis por 18.000 unidades vendidas. Eles chegam
com várias novidades, com o apoio da FPT
Industrial, a Iveco desenvolveu
um pacote de modificações técnicas que aumentou o torque e a economia de
combustível dos modelos, entre essas mudanças estão a nova turbina, o novo
coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema
de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.
A linha Hi-Way tem além das novidades a condição de se dirigir em “modo econômico”, através da tecla ECO no painel. A parte mecânica também sofreu
alterações nos modelos Stralis e Hi-Way em suas versões 4x2 e 6x2, o
eixo trativo de nova geração, o MS 18X da Meritor.
Com essas grandes novidades nos
veículos, é claro que a Iveco não poderia
deixar de se preocupar com o frotista ou dono do caminhão, a linha de crédito dos
financiamentos do FINAME e BNDES ajudam o comprador na hora da aquisição ou renovação
dos modelos.
E como ajudar o proprietário do caminhão?
Preocupada com as eventuais mudanças no cenário brasileiro, sejam econômicas ou
políticas, a Iveco resolveu dar uma mãozinha
para quem é fiel à marca. As melhorias tecnológicas de desempenho e consumo de combustível
ajudam no chamado Custo Operacional, diminuindo significativamente o valor
gasto pelo usuário.
No caso de alguns modelos, apesar
de mais modernos, seu preço não será alterado, facilitando assim a aquisição do
bem. E esse bem ainda pode contar com os planos de manutenção oferecidos pela
montadora para particulares e empresas, revisão a preço fixo (+ ou – 10% abaixo
do que é cobrado no mercado), Assistence Non Stop (24 horas por dia, 7 dias por
semana), venda de embreagens remanufaturadas para veículos Stralis, Tector e Daily na rede concessionárias, peças nacionalizadas
com mais de 240 itens de reposição como pastilhas de freio, correias e filtros
até o final do ano, campanhas “Festival
de Peças” e uma nova versão da “Iveco
Novo de Novo” e o Centro de Atenção ao cliente.
Outra ajuda está na utilização dos
pneus, 50% da frota é “calçada” com
pneus verdes, que melhoram sensivelmente o consumo e a outra metade com pneus
convencionais. Segundo Ricardo Barion,
diretor de marketing “a nossa preocupação
é garantir ao consumidor que ele possa fazer a recapagem após um período de utilização
dos pneus, por isso compramos dos fornecedores que garantem no mínimo 3
recapagens dos pneus, sejam eles convencionais ou verdes, o importante é
garantir a economia operacional do nosso cliente”.
Claro que tudo que se faz
pensando em ajudar tem seu retorno, e a grande notícia é que a Iveco venceu a licitação para
fornecimento de ônibus escolares do programa Caminho da Escola. Serão fornecidos 1,6 mil ônibus de maio de 2016
até 2017, e o modelo vitorioso é o GranClass
150S21, que pode ser equipado inclusive com elevador para cadeirante.
Trabalhando em 1 turno completo,
gerando e garantindo empregos na montagem dos veículos globais da marca e
fazendo realmente sua parte na sociedade, a Iveco tem tudo para alçar maiores vôos a partir de 2016, só faltou
mesmo o test drive.
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