A montadora mudou o slogan, modernizou seus veículos, garantiu os investimentos no Brasil e apresentou novidades

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Iveco

Se você já ficou cansado apenas lendo o subtítulo, imagine quanto trabalho foi necessário para a Iveco chegar a esse patamar de excelência. E as boas notícias não pararam apenas na apresentação dos novos produtos, tem mais e eu conto lá embaixo.


Eu fui convidado para conhecer o novo line-up da montadora, são caminhões leves, semi pesados e pesados, todos com tecnologia e ponta e montados na planta industrial da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais. Logo fomos apresentados ao novo slogan que, a partir de agora, vai nortear as ações da empresa no seu relacionamento com clientes, fornecedores e admiradores da marca: Iveco: Carregada De Potência.


Slogan na cabeça é hora de conhecer as novidades. A linha Daily é a mais versátil e líder no segmento há 10 anos e chega com novidade: é a versão 40S14, um compacto que vai atender poder rodar nas cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas.


O modelo conta com o motor de três litros da FPT Industrial, com 146cv de potência, que alia economia e desempenho. O propulsor soma-se ao já conhecido conforto, que proporciona ao motorista, versatilidade para atender diversas demandas do segmento, e à força que a linha Daily dispõe para o trabalho.


E trabalho não vai faltar para esse novo compacto, o premiado modelo é muito utilizado em operações de entrega urbana ou no mercado de Food Trucks, o veículo é a grande estrela do segmento no Brasil, correspondente a 20% do mercado total onde foram comercializadas 16.000 unidades, sendo que metade delas somente chassi cabine.


Outra novidade é a oferta do Kit multimídia, composto por um display LCD de 6,5 polegadas touchscreen, câmera de ré com visão infravermelha, rádio AM/FM, leitor CD e DVD, entrada USB e SD Card, Bluetooh, TV digital integrada, controle remoto, compatibilidade com comandos de volante, tablets, iPod, iPhone, pré-amplificador de 4CH, sub-out e sistema integrado de navegação Ndrive. Inicialmente o kit será comercializado como acessório para os painéis da Daily V e VI.


Nos semi pesados, a linha Tector foi ampliada com novas versões para potencializar as possibilidades do modelo no setor, um dos maiores da indústria, que representa cerca de 30% do total do mercado.


4x2
No segmento de 17 toneladas e tração 4x2, o Iveco Tector tem agora a versão 170E21, com o maior torque da categoria. A principal novidade desse modelo é o motor de quatro cilindros, 4,5 litros, com 206 cv de potência e 720Nm de torque. O Tector 170E21 ganha em produtividade, sua capacidade de carga cresceu em cerca de 150 kg devido à redução de peso do veículo. A nova versão se destaca pelo conforto, agora com a nova suspensão de cabine coxim/mola, no lugar de coxim/coxim, na transmissão um novo sistema de cabo no lugar do antigo de varão.


6x2
No segmento a Iveco expandiu as opções da linha Tector com o 240E30, a principal novidade é o novo motor de seis cilindros, 6,7 litros, que antes tinha 5,9 cilindradas, com 1050 Nm de torque (antes eram 950 Nm) e 300 cv de potência, com isso o novo propulsor faz com que o caminhão seja mais ágil no transporte de carga e também mais econômico, além de mais confortável.


8x2
As novidades são as novas versões 310E28 e 310E30 com tração 8x2. O modelo conta com um quarto eixo direcional e capacidade de carga aumentada em cerca de seis toneladas, suspensor pneumático e os suportes do sistema de direção do segundo eixo, que são fundidos.


A linha Tector apresenta uma série de versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, afinal de contas, ter um caminhão voltado para uma atividade específica montado na fábrica, garante um melhor “ajuste” dos componentes.


As opções que serão oferecidas, que ainda passam por testes com alguns clientes para serem finalmente homologados internamente, são as mais necessárias para o dia – a – dia: a coleta de lixo e a construção civil.


O modelo 170E28 é o Tector Coleta, o antes chamado caminhão de lixo, agora ganha o politicamente correto nome de coletor de resíduos. O semi pesado especial da Iveco tem como diferenciais de fábrica tração 6x2 com eixo “Pusher”, bancos em Vinil, entre - eixos específico, escape vertical, suspensão traseira com molas curtas e reforçadas, amortecedor recalibrado, alavanca de freio Manetin, chicote elétrico para cargas adicionais e embreagem reforçada.


Para a construção civil, a versão apresentada foi a 260E30, base do Tector Construção, que será oferecido nas configurações Betoneira e Basculante. O caminhão recebeu escapamento vertical, equipamento com tomada de força (REPTO), pneus de uso misto, chicote elétrico específico para aplicação, reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira, elemento de segurança para o filtro de ar, espelhos extras para o auxilio em manobras, proteção do radiador e suspensão reforçada e tração 8x4.


No caso da caçamba basculante, ele recebe ainda tomada de força com acionamento no painel, iluminação na traseira com sinal sonoro de ré, suspensão recalibrada adequada para a operação e protetor de cárter.


A linha de pesados também teve mudanças e continua sendo uma grande aposta da montadora. Com uma representatividade de 21% do mercado, os pesados da Iveco foram responsáveis por 18.000 unidades vendidas. Eles chegam com várias novidades, com o apoio da FPT Industrial, a Iveco desenvolveu um pacote de modificações técnicas que aumentou o torque e a economia de combustível dos modelos, entre essas mudanças estão a nova turbina, o novo coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.


A linha Hi-Way tem além das novidades a condição de se dirigir em “modo econômico”, através da tecla ECO no painel. A parte mecânica também sofreu alterações nos modelos Stralis e Hi-Way em suas versões 4x2 e 6x2, o eixo trativo de nova geração, o MS 18X da Meritor.


Com essas grandes novidades nos veículos, é claro que a Iveco não poderia deixar de se preocupar com o frotista ou dono do caminhão, a linha de crédito dos financiamentos do FINAME e BNDES ajudam o comprador na hora da aquisição ou renovação dos modelos.


E como ajudar o proprietário do caminhão? Preocupada com as eventuais mudanças no cenário brasileiro, sejam econômicas ou políticas, a Iveco resolveu dar uma mãozinha para quem é fiel à marca. As melhorias tecnológicas de desempenho e consumo de combustível ajudam no chamado Custo Operacional, diminuindo significativamente o valor gasto pelo usuário.


No caso de alguns modelos, apesar de mais modernos, seu preço não será alterado, facilitando assim a aquisição do bem. E esse bem ainda pode contar com os planos de manutenção oferecidos pela montadora para particulares e empresas, revisão a preço fixo (+ ou – 10% abaixo do que é cobrado no mercado), Assistence Non Stop (24 horas por dia, 7 dias por semana), venda de embreagens remanufaturadas para veículos Stralis, Tector e Daily na rede concessionárias, peças nacionalizadas com mais de 240 itens de reposição como pastilhas de freio, correias e filtros até o final do ano, campanhas “Festival de Peças” e uma nova versão da “Iveco Novo de Novo” e o Centro de Atenção ao cliente.


Outra ajuda está na utilização dos pneus, 50% da frota é “calçada” com pneus verdes, que melhoram sensivelmente o consumo e a outra metade com pneus convencionais. Segundo Ricardo Barion, diretor de marketing “a nossa preocupação é garantir ao consumidor que ele possa fazer a recapagem após um período de utilização dos pneus, por isso compramos dos fornecedores que garantem no mínimo 3 recapagens dos pneus, sejam eles convencionais ou verdes, o importante é garantir a economia operacional do nosso cliente”.


Claro que tudo que se faz pensando em ajudar tem seu retorno, e a grande notícia é que a Iveco venceu a licitação para fornecimento de ônibus escolares do programa Caminho da Escola. Serão fornecidos 1,6 mil ônibus de maio de 2016 até 2017, e o modelo vitorioso é o GranClass 150S21, que pode ser equipado inclusive com elevador para cadeirante.


Trabalhando em 1 turno completo, gerando e garantindo empregos na montagem dos veículos globais da marca e fazendo realmente sua parte na sociedade, a Iveco tem tudo para alçar maiores vôos a partir de 2016, só faltou mesmo o test drive.


Fichas Técnicas e Catálogos