A cerimônia de entrega reuniu empresas que, apesar da crise, continuam investindo no sonho e na capacidade do brasileiro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: DPaschoal

Remar contra a maré sempre foi uma prática de nações que, um dia, estiveram à beira de um colapso total. Seja no pós-guerra, seja depois de uma catástrofe natural, o homem sempre procura se superar e criar, através de seu gênio inventivo, formas de sobreviver a chamada “crise do ser humano”. Não que nós brasileiros estejamos vivendo tempos de fim de batalha ou mesmo de revolta da natureza, mas o sistema criado pelo homem para gerar lucro e riqueza às vezes entra em colapso por equívocos ou mesmo apostas erradas, é o capitalismo selvagem que nos consome e cria abismos onde havia planícies.


Na direção certa, a DPaschoal criou há 10 anos, quando as vacas estavam engordando, um prêmio que é o reconhecimento público para quem trabalha no setor automotivo sempre buscando soluções e transmitindo conhecimento para as novas gerações. A DPK e o Maxxi Training entregaram aos parceiros o “Prêmio Aliança”, que na verdade é um incentivo para as boas práticas dentro da cadeia de suprimentos.


Dividido em duas etapas, sendo que na primeira o Maxxi Training reconhece os fornecedores que mais investiram em educação. É o “Excelência e Qualidade em Capacitação Automotiva”, que teve a BOSCH como grande vencedora. Segundo Luis Norberto Pascoal, Diretor do Conselho Administrativo da Cia DPaschoal, a educação é a base para o crescimento pessoal e profissional, “Todos falam que alguém precisa fazer alguma coisa, mas são poucos os que fazem. O Maxxi Training nasceu com a finalidade de capacitar e desenvolver os profissionais do setor automotivo. Profissionais capacitados vão fortalecer todo o setor, promovendo o crescimento conjunto”.


Para a vencedora BOSCH, segundo seu diretor Carlos Barbosa, “A empresa preza pela formação profissional, por isso tem entre suas diretrizes mundiais e como parte de sua cultura corporativa o investimento em educação. A Bosch também atua para ser a parceira preferencial dos profissionais, oferecendo treinamentos técnicos de qualificação para que eles atendam os clientes com eficiência, agilidade e assertividade. A empresa tem há mais de 50 anos o Centro de Treinamento Técnico Automotivo Bosch, que promove treinamentos presenciais sobre os sistemas automotivos em geral aplicados em diversas marcas de veículos nacionais e importados, e desde 1960, mantém parceria com o SENAI com foco em aprendizagem industrial, sendo esta uma forma de incentivar os jovens a buscarem a formação técnica como diferencial competitivo para suas carreiras.”.


Para Armando Diniz, Diretor de Negócios da DPK, este foi um momento muito importante, um momento de agradecer a esta parceria. “Foi algo fantástico para nós realizar este prêmio, isto mostra o quanto cada fornecedor é importante para a DPK, além de funcionar como um estímulo para que cada vez mais se fortaleça o elo desta corrente. Este prêmio foi uma mostra de confiança que temos nestes fornecedores e com o mercado”. Dividido em 5 categorias, o PRÊMIO ALIANÇA reconheceu em cada segmento do mercado a importância das parcerias, e as empresas vencedoras foram:
  • Diamante – BOSCH
  • Platina – AXIOS
  • Ouro – ORBI QUÍMICA
  • Acessórios – PIONNER
  • Crescimento – CONTINENTAL PNEUS

Para Luciano Ortenzi, diretor nacional de vendas de pneus para automóveis e camionetas da Continental Pneus, perguntei: “Como a Continental encara o desafio de brigar dentro do Brasil contra as gigantes de pneus?
Segundo o diretor, “Estamos posicionados junto ao mercado como uma marca sólida e tradicional em âmbito mundial, com mais de 140 anos de existência, fabricante de pneus que oferecem desempenho superior reconhecido em testes e que realiza expressivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e matérias-primas, como o emprego de borracha extraída do Dente de Leão. Também estamos cientes de que motoristas de diferentes partes do mundo têm distintos hábitos, preferências e necessidades que buscamos entender e atender como integrantes do maior grupo sistemista do mundo. Toda a nossa comunicação junto aos nossos consumidores e parceiros comerciais está centrada nesse extenso pacote de atributos da marca e tem se mostrado vitoriosa já que temos mantido há anos uma trajetória positiva de crescimento de nosso market share no país”.


Perguntei também “Qual foi a estratégia da Continental Pneus para conquistar o prêmio de crescimento?”.
Segundo Luciano, “Foi realmente uma surpresa a conquista do prêmio este ano. Não imaginávamos que seríamos premiados durante o evento. Acredito que essa conquista é a somatória das diversas iniciativas que temos desenvolvido, entre as quais a estruturação de uma equipe dedicada dentro da Continental para atender a DPK, uma equipe na própria DPK com foco no trabalho exclusivamente com pneus, ações de promoções de vendas e também de treinamento”.


Esta foi a edição de 2016, para o ano que vem este prêmio que surgiu como um importante símbolo para melhorar a empresa e suas relações com fornecedores e parceiros, tomou o rumo das grandes descobertas e fornece ao país a grande oportunidade de se espelharem em ações que dão certo, é o momento de cuidar, cultivar, criar e proteger esperando a bonança de novos e mais prósperos dias, e quando chegar a DPaschoal  e seus parceiros já vão estar preparados.