Esqueça tudo que você conhece desta garota de 33 anos, ela está mais jovem que nunca

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen


Ela nasceu meio que como o “patinho feio” da família, seus irmãos mais velhos, o GOL e o VOYAGE, sempre tiveram as maiores atenções dentro e fora de casa, um por ser craque e campeão de vendas, outro por seguir o caminho do irmão mais velho e tornar-se um sedã médio que era o desejo daqueles que preferiam um automóvel com mais espaço de porta-malas.


Quando surgiu, a SAVEIRO tinha uma irmã, a PARATI, que acabou fugindo de casa e deixando para a caçula a responsabilidade de ser a menina prodígio da família. O tempo passou, ela se transformou e continuou sendo aquela garota que hora trabalhava, hora tinha momentos de verdadeiro glamour, mas nunca foi o objeto de desejo como eram seus irmãos.


Mas nada como um dia após o outro, uma série após a outra, depois que ela atingiu a maioridade começou a dar pinta do que viria a ser em um futuro muito próximo. A VOLKSWAGEN resolveu arregaçar as mangas e investir R$ 200 milhões em desenvolvimento e muita tecnologia, estava na hora dela ser aquela arrebatadora de corações dos apaixonados por carro.


A repaginada transformou a magrela coadjuvante na exuberante pickup do terceiro milênio. A SAVEIRO 2017 agora é aquela tigresa de pneus negros e íris cor de LED, chegou para arrasar a concorrência e desfilar sua beleza pelas ruas do país, ofuscando as novas de passarela com soluções realmente importantes e mantendo a origem que faz da família ser sucesso durante todos esses anos.


Eu fui convidado para conhecer e ser seduzido por essa novidade da VOLKSWAGEN em um evento dos mais completos que já participei, não somente pelo contato com o carro, mas principalmente pelo que agora ele carrega de tecnologia e os desafios que enfrenta, sem dó nem piedade.


Sua nova roupa tem um novo design com identidade própria, o visual é diferente dos irmãos, tem estilo exclusivo, moderno, robusto e refinado, capô mais elevado, conjunto ótico, grade maior e mais alta. Suas novas linhas chamam a atenção pela suavidade e projetam uma imagem mais esportiva em qualquer das opções de cabine: simples, estendida e dupla.


Ela subiu no salto, a suspensão foi elevada e agora calça novos pneus, tem molas “super progressivas” e na versão Cross a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora. A área envidraçada tem, na versão Cabine Dupla, vidros laterais traseiros basculantes, uma exclusividade.


O fantasma que aflige 11 de cada 10 pickups é o peso. A SAVEIRO 2017 chegou em forma, a Cabine Simples pesa apenas 1.025 kg, 1.072 kg na versão com Cabine Dupla e a Cross Cabine Dupla 1.124 kg, tudo isso impulsionado por dois corações, o motor 1.6l Total Flex de 104 cv para as versões Robust (entrada), Trendline (intermediária) e Highline (topo de linha) e um mais forte, o 1.6 MSI, com quatro cilindros e 16 válvulas, sistema de partida a frio, tecnologia Total Flex que fornece 120 cv para a SAVEIRO Cross Cabine Dupla.


O que não muda é o cambio, manual de 5 marchas. Andei em todas as versões e de cara enfrentamos um enorme deslocamento por rodovia asfaltada e estrada vicinal com terra e barro, que ajudou muito na constatação que a SAVEIRO 2017 não é só mais um rosto bonito na multidão. Na rodovia ela não se acovarda, atinge rapidamente a velocidade cruzeiro e, mesmo em momentos de ultrapassagem, devido à força do motor, dificilmente se faz troca de marcha.


Já na estrada vicinal, com a quantidade exagerada de chuvas que castigaram o estado de São Paulo, o que seria uma trilha de terra acabou virando um rali de lama e barro. O que fazer? Vamos seguir em frente! Enfrentando enormes “facões”, sempre em terceira marcha e velocidade média de 50 km/h, a SAVEIRO 2017 nem sequer tocou o fundo do carro na terra! Seu novo conjunto de suspensão permitia a transposição dos obstáculos sem perder a traseira nem sair de frente e muito menos diminuir a velocidade. É um enorme ganho em relação às versões anteriores, além de mais bonita ficou muito mais eficiente e forte.


Mecanicamente é indiscutível a melhora do veículo, já nos itens de conforto, quanta diferença. A Nova SAVEIRO mudou totalmente o interior, tem novo painel, novo volante multifuncional semelhante ao do Golf, tecnologia de ponta em comunicação com o App-Connect, infotainment nas versões “Media”, “Media Plus”, “Composition Touch” e “Discover Media”, comandos por voz, sistema I-System, Sensor de aproximação, App Connect com CarPlay, Android Auto e MirrorLink.


Os itens de segurança incluem além dos freios a disco nas quatro rodas, coluna de direção ajustável em altura e distância, exclusivas rodas de liga leve, sistema eletrônico de estabilidade (ESC), ABS, BAS, EDS, controle de tração (ASR), HHC (Hill Hold Control). Já na versão Cross ainda tem módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, “Park Pilot”, entre outros itens, mas como saber se tudo isso funciona?


No dia seguinte, fomos para a pista de testes, a academia dessas meninas superpoderosas. Em um circuito formado de slalon, curvas orbitais e parabólicas, espaços para frenagem no seco e no molhado, pudemos avaliar todos esses elementos que compõem a sopa de letras dos sistemas eletrônicos embarcados. Realmente é impressionante a performance que ela atinge, não desgarra em nenhum momento nas curvas ou mesmo no exercício de slalon, corrige com grande destreza a aceleração dentro de uma parabólica e aciona o sistema ABS nas frenagens com segurança e quase imperceptível para quem dirige.


O ABS, quando entra em funcionamento, provoca alguns solavancos na perna do motorista, isso é normal, significa que o sistema está atuando naquele momento. Alguns modelos de automóveis menos evoluídos têm reações muito fortes, a impressão é que vai partir a tíbia ou a fíbula se continuar pisando no pedal, e com isso muitos motoristas simplesmente se assustam e tiram o pé, o que resulta invariavelmente em acidentes. No caso da SAVEIRO 2017, esse inevitável solavanco é muito sutil, quase nem se percebe e isso também é segurança, o motorista não se assusta nem sente a necessidade de se livrar do incomodo.


A nova pickup tem poucos opcionais em cada versão, mas suficiente para seus mais novos fãs se sentirem prestigiados:


Robust
Cabine simples: R$ 43.530 (exclusiva)
  • Opcionais: vidros e travas elétricos e chave tipo “canivete”; Conectividade, com sistema de som com rádio AM/FM, CD - player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, 2 alto-falantes e 2 tweeters; e o módulo Work, com terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.


Trendline
Cabine simples: R$ 47.970
Cabine estendida: R$ 52.730
Cabine dupla: R$ 56.270
Opcionais:
  • Pacote Conforto Completo - ar-condicionado, sistema keyless de chave com controle remoto e retrovisores externos elétricos, entre outros; Interatividade ‘Media’, com o sistema de infotainment “Media”.
  • Pacote Interatividade - sistema de infotainment “Composition Touch”, volante multifuncional com comandos do sistema de som e do I-System e suporte para celular; Módulo Plus, que integra capas dos retrovisores pintadas na cor da carroceria, Park Pilot, faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15.


Highline
Cabine dupla: R$ 63.070 (exclusiva)
Opcionais:
  • Pacote Highline Completo - revestimento de couro sintético para os bancos, capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas, tapetes de carpete e Park Pilot com OPS (Optical Parking System).
  • Pacote Interatividade - sistema de infotainment “Composition Touch” e o suporte para celular; Módulo Navegação, com o sistema de infotainment “Discover Media” e suporte para celular.

Cross
Cabine estendida: R$ 66.110
Cabine dupla: R$ 69.250
  • Opcionais: suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road) e o pacote Cross Completo, que integra espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”.

Ela finalmente vai ganhar as ruas depois mais de 1,1 milhão de unidades produzidas, é fabricada em São Bernardo do Campo, tem três anos de garantia total e você pode marcar um encontro nas mais de 600 concessionárias do Brasil para conhecer seus três melhores pontos: robustez e conforto, design, conectividade e tecnologia.


Chega junto com o novo slogan: “Volkswagen – inspirada na sua vida”, têm no armário 8 opções de cores, 4 tipos de rodas e a certeza que, a idade da loba para SAVEIRO 2017 serve para assustar as novas meninas que já quiseram chegar sentando na janelinha.


Fichas Técnicas











Opcinonais (todos os modelos)