O sedã da montadora coreana é econômico, confortável e muito bom na cidade e na estrada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai

O bom da vida é que você deve sempre estar preparado para ser surpreendido, por mais que se conheça algo ou alguém nunca será o bastante, de uma hora para outra, podem nos pegar com criatividade e sofisticação tecnológica, principalmente. É como ir ao cinema e assistir a um filme cuja história já é conhecida, a realização final pode nos fazer amar ou odiar.


Essa foi a impressão que tive ao testar esse modelo da Hyundai, afinal de contas, o que se pode esperar de um sedã, com motor 1.0 com três cilindros e câmbio manual de 5 velocidades? Não é um carro totalmente pequeno (tem quase 4 metros de comprimento por mais de 1,6 de largura) nem muito leve (990 kg), será que agüenta o tranco? Não vai reclamar que o ar condicionado está ligado quando chegar estiver na subida? Não vai implorar uma enorme redução de marcha para retomar uma velocidade perdida?


Pela ordem, TUDO, SIM, NÃO, NÃO! A tecnologia embarcada nesse modelo é realmente fantástica, quase não dá pra sentir saudades de modelos maiores e mais sofisticados, cai como uma luva para quem procura um carro no estilo sedã (confesso não sou muito chegado) com preço justo e recheado de ótimos equipamentos de conforto e sistemas de monitoramento.


Assim que peguei o carro, já fui direto para a estrada, encarar cerca de 200 km na Rodovia dos Bandeirantes. Abastecido com etanol e andando na velocidade máxima permitida de 120 km/h, o HB20S chegou a fazer, segundo o computador de bordo, 11,5 km/l, variando muito pouco durante a viagem. Com o ar condicionado ligado e quase sem pedir redução de marcha (a não ser quando um caminhoneiro resolve abusar do tamanho e te fechar!) fiz uma viagem muito tranqüila e podendo aproveitar os itens de conforto.


A destreza e agilidade do modelo se devem ao motor KAPPA 1.0, um propulsor de concepção moderna que fornece um grande equilíbrio entre desempenho e economia. Ele foi melhorado, o material das velas de ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram retrabalhados e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, com isso, seguindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ele manteve a nota A.


O câmbio manual de 5 marchas tem engates fáceis e precisos, mesmo usando o carro na cidade, onde as trocas são constantes e quase sempre em marchas baixas, ele não cansa o condutor nem exige demais do motor, até porque não são necessárias tantas trocas assim, a elasticidade do conjunto mecânico elege praticamente uma marcha principal. É aquela coisa, dentro da cidade, na maior parte do tempo, você roda na 3ª, já na estrada, dificilmente tira da 5ª. O resultado é uma ótima economia de combustível, nas ruas de São Paulo, o carro chegou a fazer 9,5 km/l, segundo o computado de bordo.


O carro tem um ótimo espaço interno, um excelente porta-malas e um design muito interessante. O desenho do HB20S segue a evolução da filosofia de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0, tem a grade frontal com bordas e aletas cromadas, rodas de 15” e retrovisores externos com repetidor lateral integrado, Faróis com projetores e Light Guide de LED.


A agilidade do HB20S é na hora de andar pelas ruas da cidade e estacionar em situações quase sempre difíceis. Com a traseira mais alta em relação à frente, fica complicado enxergar quando manobramos ou estacionamos usando a ré. Por isso, a amplitude dos sensores trazeiros colocados na parte mais baixa da carroceria, são capazes de detectar até cones ou mesmo blocos de cimento muito baixos. Isso faz uma enorme diferença dentro de shoppings, onde geralmente esses blocos são minúsculos e mesmo assim são detectados.


A grande novidade, que está disponível desde o mês de fevereiro, é a integração de vários modelos de smartphones à central multimídia da linha HB20. Disponibilizada como opcional, o blueMedia® tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, comandos no volante, conexão Bluetooth® para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, espelhando todo o conteúdo dos dispositivos viabilizada por meio do aplicativo Car Link® e conexão Wi-Fi, sem necessidade de cabos.


O HB20S tem preço sugerido para o modelo de entrada de R$ 47.775 que pode ser financiado em 48 vezes com taxa de 0%, oferece uma paleta de 7 cores, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem e aquele prazer de se dirigir um carro moderno, bonito e que cabe na garagem e no bolso.


Ficha Técnica


Motor/Performance
Motorização:
1.0

Alimentação
Injeção multi ponto

Combustível
Álcool
Gasolina

Potência (cv)
80.0
75.0

Cilindrada (cm3)
998
N/D

Torque (Kgf.m)
10,2
9,4

Velocidade Máxima (Km/h)
161
158

Tempo 0-100 (Km/h)
14.6
N/D

Consumo cidade (Km/L)
8.5
12.5

Consumo estrada (Km/L)
9.9
14.1



Dimensões
Altura (mm)
1470
Largura (mm)
1680
Comprimento (mm)
3920
Entre-eixos (mm)
2500
Peso (kg)
990
Tanque (L)
50.0
Porta-malas (L)
300
Ocupantes
5


Mecânica
Câmbio
Manual de 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Hidráulica
Suspensão dianteira
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira
Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios
Dois freios à disco com dois discos ventilados.


Itens de Série
Garantia Motor e Câmbio - OEM 60, ilimitada e ilimitada.
Garantia total do veículo - OEM 60, ilimitada e ilimitada.
Airbags 2.
Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB.
Porta traseira abertura vertical.
Bluetooth inclui telefone e inclui transmissão de música.
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
Preparação isofix.
Consumo de combustível secundário: 12,5 e 14,1.
Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
Estepe em ferro e de tamanho reduzido.
Rodas dianteiras e traseiras em ferro 14 com 5,0pol de largura.
Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque.
Limpador do pára-brisa com intermitência variável.
Vidros verdes.
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante e limpadores do pára-brisa com ciclo constante.
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste interno na cor preta.
Retrovisor interno.
Ar condicionado.
Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho e manual.
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
Direção Assistida.
Volante de direção multifuncional.
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.
Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual.
Revestimento dos bancos em tecido.
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central.
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador e ajuste na altura.
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros.
Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
Pintura normal.
Travamento central remoto.
Cobertura do porta-malas rígida.
Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 70 T 84 e baixa resistência de rolamento.
Faróis de superfície complexa, lâmpada halógena e Halógeno.
Acabamento de luxo com imitação de alumínio no console central e imitação de alumínio no painel nenhum.
Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível e autonomia de combustível.
Conta-giros.
Dois hodômetros parciais.
Painel instrumentos.
Tração dianteira.
Capacidade de carga: banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 300, banco traseiro rebatido - até o teto (litros): 900 e medida do fabricante.
Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
Luz de leitura dianteira.
Pára-choques dianteiros e traseiros.
ABS.
Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Aerofólio na cor do veículo e no teto.
Tomada com saída 12v dianteira.
Controle de áudio montado no volante.
Equipamento de som AM / FM.
Quatro alto-falantes.
5 assentos com configuração 2+3.
Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto e B3.