O sedã da montadora coreana é
econômico, confortável e muito bom na cidade e na estrada
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai
O bom da vida é que você deve
sempre estar preparado para ser surpreendido, por mais que se conheça algo ou
alguém nunca será o bastante, de uma hora para outra, podem nos pegar com
criatividade e sofisticação tecnológica, principalmente. É como ir ao cinema e
assistir a um filme cuja história já é conhecida, a realização final pode nos
fazer amar ou odiar.
Essa foi a impressão que tive ao
testar esse modelo da Hyundai,
afinal de contas, o que se pode esperar de um sedã, com motor 1.0 com três
cilindros e câmbio manual de 5 velocidades? Não é um carro totalmente pequeno
(tem quase 4 metros
de comprimento por mais de 1,6 de largura) nem muito leve (990 kg ), será que agüenta o
tranco? Não vai reclamar que o ar condicionado está ligado quando chegar
estiver na subida? Não vai implorar uma enorme redução de marcha para retomar
uma velocidade perdida?
Pela ordem, TUDO, SIM, NÃO, NÃO!
A tecnologia embarcada nesse modelo é realmente fantástica, quase não dá pra
sentir saudades de modelos maiores e mais sofisticados, cai como uma luva para
quem procura um carro no estilo sedã (confesso não sou muito chegado) com preço
justo e recheado de ótimos equipamentos de conforto e sistemas de
monitoramento.
Assim que peguei o carro, já fui
direto para a estrada, encarar cerca de 200 km na Rodovia dos Bandeirantes. Abastecido
com etanol e andando na velocidade máxima permitida de 120 km/h , o HB20S chegou a fazer, segundo o
computador de bordo, 11,5 km/l, variando muito pouco durante a viagem. Com o ar
condicionado ligado e quase sem pedir redução de marcha (a não ser quando um
caminhoneiro resolve abusar do tamanho e te fechar!) fiz uma viagem muito
tranqüila e podendo aproveitar os itens de conforto.
A destreza e agilidade do modelo
se devem ao motor KAPPA 1.0, um propulsor de concepção moderna que fornece um
grande equilíbrio entre desempenho e economia. Ele foi melhorado, o material das velas de
ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram
retrabalhados e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, com isso,
seguindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ele manteve a nota A.
O câmbio manual de 5 marchas tem engates fáceis e precisos,
mesmo usando o carro na cidade, onde as trocas são constantes e quase sempre em
marchas baixas, ele não cansa o condutor nem exige demais do motor, até porque
não são necessárias tantas trocas assim, a elasticidade do conjunto mecânico
elege praticamente uma marcha principal. É aquela coisa, dentro da cidade, na
maior parte do tempo, você roda na 3ª, já na estrada, dificilmente tira da 5ª.
O resultado é uma ótima economia de combustível, nas ruas de São Paulo, o carro
chegou a fazer 9,5 km/l, segundo o computado de bordo.
O carro tem um ótimo espaço interno, um excelente porta-malas
e um design muito interessante. O desenho do HB20S segue a evolução da filosofia de design da Hyundai, Escultura
Fluida 2.0, tem a grade frontal com bordas e aletas cromadas, rodas de 15” e retrovisores externos com
repetidor lateral integrado, Faróis com projetores e Light Guide de LED.
A agilidade do HB20S
é na hora de andar pelas ruas da cidade e estacionar em situações quase sempre
difíceis. Com a traseira mais alta em relação à frente, fica complicado
enxergar quando manobramos ou estacionamos usando a ré. Por isso, a amplitude
dos sensores trazeiros colocados na parte mais baixa da carroceria, são capazes
de detectar até cones ou mesmo blocos de cimento muito baixos. Isso faz uma
enorme diferença dentro de shoppings, onde geralmente esses blocos são
minúsculos e mesmo assim são detectados.
A grande novidade, que está disponível desde o mês de
fevereiro, é a integração de vários modelos de smartphones à central multimídia
da linha HB20. Disponibilizada como
opcional, o blueMedia® tem tela
sensível ao toque de 7
polegadas , comandos no volante, conexão Bluetooth® para
telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com
iPod, MP3 player, espelhando todo o conteúdo dos dispositivos viabilizada por
meio do aplicativo Car Link® e
conexão Wi-Fi, sem necessidade de cabos.
O HB20S tem preço
sugerido para o modelo de entrada de R$ 47.775 que pode ser financiado em 48
vezes com taxa de 0%, oferece uma paleta de 7 cores, 5 anos de garantia sem
limite de quilometragem e aquele prazer de se dirigir um carro moderno, bonito
e que cabe na garagem e no bolso.
Ficha Técnica
Motor/Performance
|
|||
Motorização:
|
1.0
|
||
Alimentação
|
Injeção multi ponto
|
||
Combustível
|
Álcool
|
Gasolina
|
|
Potência (cv)
|
80.0
|
75.0
|
|
Cilindrada (cm3)
|
998
|
N/D
|
|
Torque (Kgf.m)
|
10,2
|
9,4
|
|
Velocidade Máxima
(Km/h)
|
161
|
158
|
|
Tempo 0-100 (Km/h)
|
14.6
|
N/D
|
|
Consumo cidade
(Km/L)
|
8.5
|
12.5
|
|
Consumo estrada
(Km/L)
|
9.9
|
14.1
|
|
Dimensões
|
|
Altura (mm)
|
1470
|
Largura (mm)
|
1680
|
Comprimento (mm)
|
3920
|
Entre-eixos (mm)
|
2500
|
Peso (kg)
|
990
|
Tanque (L)
|
50.0
|
Porta-malas (L)
|
300
|
Ocupantes
|
5
|
Mecânica
|
|
Câmbio
|
Manual de 5 marchas
|
Tração
|
Dianteira
|
Direção
|
Hidráulica
|
Suspensão dianteira
|
Suspensão tipo
McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidal.
|
Suspensão traseira
|
Suspensão tipo eixo
de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
|
Freios
|
Dois freios à disco
com dois discos ventilados.
|
Itens de Série
|
Garantia Motor e
Câmbio - OEM 60, ilimitada e ilimitada.
|
Garantia total do
veículo - OEM 60, ilimitada e ilimitada.
|
Airbags 2.
|
Conexão externa para
entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB.
|
Porta traseira
abertura vertical.
|
Bluetooth inclui
telefone e inclui transmissão de música.
|
Portas motorista,
atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
|
Preparação isofix.
|
Consumo de
combustível secundário: 12,5 e 14,1.
|
Distribuição
eletrônica de frenagem EBD.
|
Estepe em ferro e de
tamanho reduzido.
|
Rodas dianteiras e
traseiras em ferro 14 com 5,0pol de largura.
|
Vidros elétricos na
dianteira com acionamento em um só toque.
|
Limpador do
pára-brisa com intermitência variável.
|
Vidros verdes.
|
Vidro traseiro fixo
com anti-embaçante e limpadores do pára-brisa com ciclo constante.
|
Retrovisores das
portas do motorista e passageiro com ajuste interno na cor preta.
|
Retrovisor interno.
|
Ar condicionado.
|
Transmissão manual
com cinco velocidades no assoalho e manual.
|
Suspensão tipo
McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo
semi-independente e molas helicoidais.
|
Direção Assistida.
|
Volante de direção
multifuncional.
|
Banco traseiro com
capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e
voltado para frente.
|
Bancos dianteiros
individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos
dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual.
|
Revestimento dos
bancos em tecido.
|
Cintos de segurança
traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento
do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento
central.
|
Cintos de seguranca
no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador e ajuste na
altura.
|
Com ajuste na altura
nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos
traseiros.
|
Airbag dianteiro
para motorista e passageiro.
|
Pintura normal.
|
Travamento central
remoto.
|
Cobertura do
porta-malas rígida.
|
Pneus: dianteiros,
traseiros, 175 x 70 T 84 e baixa resistência de rolamento.
|
Faróis de superfície
complexa, lâmpada halógena e Halógeno.
|
Acabamento de luxo
com imitação de alumínio no console central e imitação de alumínio no painel
nenhum.
|
Computador de bordo
com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de
combustível e autonomia de combustível.
|
Conta-giros.
|
Dois hodômetros
parciais.
|
Painel instrumentos.
|
Tração dianteira.
|
Capacidade de carga:
banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 300, banco traseiro
rebatido - até o teto (litros): 900 e medida do fabricante.
|
Espelho de cortesia
para motorista e passageiro.
|
Luz de leitura
dianteira.
|
Pára-choques
dianteiros e traseiros.
|
ABS.
|
Dois freios à disco
com dois discos ventilados.
|
Aerofólio na cor do
veículo e no teto.
|
Tomada com saída 12v
dianteira.
|
Controle de áudio
montado no volante.
|
Equipamento de som
AM / FM.
|
Quatro
alto-falantes.
|
5 assentos com
configuração 2+3.
|
Carroceria com cinco
portas tipo hatchback entre eixos curto e B3.
|
















0 Comentários