A corrida no Bahrein começa sob o crepúsculo e termina com as luzes do autódromo acesas
Texto e fotos: Pirelli
Os times já competiram com as novas regras dos pneus, então poderão ter mais ideias de como tirar o melhor desempenho deles. Os três compostos definidos (médio, macio e supermacio) são os mesmos usados na Austrália.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
- A largada marcada para às 18h locais significa que a temperatura da pista irá cair dramaticamente durante a disputa da corrida.
- O asfalto com base de granito é duro e abrasivo, o que aumenta o consumo dos pneus.
- A areia do deserto que cerca a pista pode ser levada pelo vento, afetando a aderência.
- O circuito possui algumas curvas de baixa velocidade, onde boa tração é crucial, então a pista exige mais da parte traseira do carro.
- Ao mesmo tempo, quatro retas rápidas também formam o traçado, o que demanda um acerto mais versátil do carro.
- Safety cars raramente afetam a estratégia: foi acionado apenas duas vezes nos 12 anos de história da corrida.
OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS
- Médio branco: um composto de baixa gama de trabalho e um dos mais versáteis.
- Macio amarelo: um composto de alta gama de trabalho e com foco em desempenho.
- Vermelho supermacio: um composto de baixa gama de trabalho e rápido, mas possui vida útil limitada.
COMO FOI UM ANO ATRÁS
- Vencedor: Hamilton (duas paradas: começou com pneus macios, usou outro jogo de macios a partir da 15ª volta e, na 33ª, trocou para médios).
- Melhor posição de uma estratégia alternativa: Raikkonen, segundo (também parou duas vezes, mas começou com pneus macios, mudou para médios na 17ª volta e voltou para os macios na 40ª).
- Houve uma mistura de pilotos que pararam duas ou três vezes. Vettel chegou em quinto, com uma terceira parada não programada (intervenção necessária para trocar o bico do carro e colocar novos pneus).
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“O novo regulamento dos pneus para 2016 provou ser um grande sucesso, garantindo diversas opções de estratégia e vários pontos de conversa para todos os times na Austrália. A pista do Bahrein é bem diferente, com o comportamento dos pneus sendo influenciado pela grande queda de temperatura enquanto a corrida acontece. Isso garante uma gama diferente de desafios e parâmetros, então será bem interessante ver quem aprendeu mais com a etapa da Austrália, para ter a melhor vantagem em outra situação nova. Existe um leque grande de opções para os times, o que deverá ser crucial no resultado da corrida”.
Pneus selecionados até o momento:
Roxo
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Vermelho
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Amarelo
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Branco
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Laranja
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Austrália
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Supermacio
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Macio
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Médio
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Bahrain
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Supermacio
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Macio
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Médio
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