A corrida no Bahrein começa sob o crepúsculo e termina com as luzes do autódromo acesas

Texto e fotos: Pirelli

Os times já competiram com as novas regras dos pneus, então poderão ter mais ideias de como tirar o melhor desempenho deles. Os três compostos definidos (médio, macio e supermacio) são os mesmos usados na Austrália.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • A largada marcada para às 18h locais significa que a temperatura da pista irá cair dramaticamente durante a disputa da corrida.
  • O asfalto com base de granito é duro e abrasivo, o que aumenta o consumo dos pneus.
  • A areia do deserto que cerca a pista pode ser levada pelo vento, afetando a aderência.
  • O circuito possui algumas curvas de baixa velocidade, onde boa tração é crucial, então a pista exige mais da parte traseira do carro.
  • Ao mesmo tempo, quatro retas rápidas também formam o traçado, o que demanda um acerto mais versátil do carro.
  • Safety cars raramente afetam a estratégia: foi acionado apenas duas vezes nos 12 anos de história da corrida.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS
  • Médio branco: um composto de baixa gama de trabalho e um dos mais versáteis.
  • Macio amarelo: um composto de alta gama de trabalho e com foco em desempenho.
  • Vermelho supermacio: um composto de baixa gama de trabalho e rápido, mas possui vida útil limitada.

COMO FOI UM ANO ATRÁS
  • Vencedor: Hamilton (duas paradas: começou com pneus macios, usou outro jogo de macios a partir da 15ª volta e, na 33ª, trocou para médios).
  • Melhor posição de uma estratégia alternativa: Raikkonen, segundo (também parou duas vezes, mas começou com pneus macios, mudou para médios na 17ª volta e voltou para os macios na 40ª).
  • Houve uma mistura de pilotos que pararam duas ou três vezes. Vettel chegou em quinto, com uma terceira parada não programada (intervenção necessária para trocar o bico do carro e colocar novos pneus).

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“O novo regulamento dos pneus para 2016 provou ser um grande sucesso, garantindo diversas opções de estratégia e vários pontos de conversa para todos os times na Austrália. A pista do Bahrein é bem diferente, com o comportamento dos pneus sendo influenciado pela grande queda de temperatura enquanto a corrida acontece. Isso garante uma gama diferente de desafios e parâmetros, então será bem interessante ver quem aprendeu mais com a etapa da Austrália, para ter a melhor vantagem em outra situação nova. Existe um leque grande de opções para os times, o que deverá ser crucial no resultado da corrida”.

Pneus selecionados até o momento:


Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja
Austrália

Supermacio
Macio
Médio

Bahrain

Supermacio
Macio
Médio