A Ford anunciou que seus veículos Police Interceptor, para uso policial nas versões sedã e utilitário, vão oferecer blindagem com nível de proteção contra munição perfurante de rifle

Texto e fotos: Ford

Serão os primeiros veículos de perseguição dos Estados Unidos equipados de fábrica com proteção balística de Tipo IV, segundo o padrão do Instituto Nacional de Justiça dos EUA, testada contra balas perfurantes de calibre .30.



Embora o número de confrontos entre a polícia e criminosos com o uso de rifles de munição perfurante e alta potência seja baixo, esse tipo de armamento está se tornando mais comum.
"O fato de projetarmos nossos Police Interceptors com base nas necessidades dos policiais é o que tornou a Ford líder desse segmento. Os agentes nos disseram globalmente que precisavam de blindagem contra munição perfurante e adicionamos essa proteção ao produto. Isso é inovação contínua", diz Arie Groeneveld, engenheiro-chefe do Ford Police Interceptor.
A blindagem de Tipo IV é uma opção adicional à proteção balística já oferecida pela marca. A blindagem do Tipo III, já usada por órgãos policiais dos Estados Unidos, oferece proteção contra todas as balas de revólver e munição não perfurante até calibre .30. Ela faz parte da longa lista de equipamentos de proteção do Ford Police Interceptor, como a célula de segurança com reforço estrutural.
Em caso de colisão, sua tecnologia avançada com zonas de deformação estrategicamente colocadas na carroceria ajuda a absorver energia e dirigir as forças de impacto para fora do habitáculo. O uso de materiais inovadores, como alumínio, plásticos avançados e aço boro, também contribui para a resistência. O Ford Police Interceptor conta ainda com proteção contra impacto traseiro a até 120 km/h, suspensão e freios especiais, rodas de aço, interior exclusivo e vários itens opcionais.