A Cummins, maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, em parceria com a Eaton, produtora de transmissões, desenvolveu um conjunto com tecnologias de motor e transmissĂ£o automatizada integrado, que agora passa a equipar seis caminhões mĂ©dios e semi-pesados da linha da Ford
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Chamado pela montadora como Torqshift, a nova gama Ă© formada por seis modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois Ăºltimos cavalos-mecĂ¢nicos.
Os modelos da montadora devem chegar ao mercado nas prĂ³ximas semanas. “Integrar os equipamentos para buscar maior eficiĂªncia energĂ©tica Ă© uma tendĂªncia global, a exemplo da parceria Cummins e Eaton jĂ¡ existente em outros mercados”, diz Eidy Arima, engenheiro sĂªnior de aplicações da Cummins Latin America.
O projeto foi iniciado com a Eaton no Brasil em 2014 e, naquele mesmo ano, o pacote otimizado foi entregue Ă Ford. No processo de desenvolvimento, os desafios foram nos ajustes de calibraĂ§Ă£o e software do motor para uma melhor comunicaĂ§Ă£o e sincronizaĂ§Ă£o com a transmissĂ£o automatizada, que permite trocas automĂ¡ticas ou manuais, com 10 ou 16 marchas, conforme o modelo da Ford Caminhões.
De acordo com Amaury Rossi, diretor de NegĂ³cios da Eaton, “as transmissões que equipam os novos caminhões Ford Torqshift foram pensadas para o mercado brasileiro, levando em conta as severidades das aplicações, aumento de carga, topografia, intensidade de engate, entre outros. É a Ăºnica transmissĂ£o para este segmento com relaĂ§Ă£o total de marcha de 17:1, que em conjunto com os propulsores Cummins e a integraĂ§Ă£o dos softwares propicia resultados excelentes de performance e economia de combustĂvel”.
“O Torqshift equaliza os efeitos de diferentes estilos de conduĂ§Ă£o, provendo ao motorista a melhor condiĂ§Ă£o para o momento do veĂculo de acordo com a velocidade, relevo e terreno. É um sistema inteligente que entrega a opĂ§Ă£o Ă³tima de potĂªncia e torque dos motores Cummins alinhados com a troca de marcha”, comenta Arima.
A busca pela excelĂªncia no serviço prestado e produtos entregues para a Cummins Ă© incessante cujo o foco Ă© facilitar todo o trabalho do cliente. Vantagens para a Ford e o usuĂ¡rio final. A tecnologia Torqshift, de acordo com a Cummins, eleva a economia de combustĂvel, alĂ©m de reduzir o desgaste do equipamento e proporcionar maior disponibilidade do caminhĂ£o. Outra grande vantagem Ă© o conforto. A troca de marchas automatizada conforme rotaĂ§Ă£o do motores Cummins reduz a exaustĂ£o do motorista.
As novas versões Torqshift do Ford Cargo 1723 de seis cilindros receberam motorizações Cummins ISB 6.7 de 230 cv, assim como os modelos 1729 e 2429, porĂ©m com a entrega de 290 cavalos de potĂªncia. A nova linha 1933 traz sob o capĂ´ o motor Cummins ISL 8.9 capaz de gerar 334 cavalos de potĂªncia.


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