• SUV Premium da Hyundai ganha reestilizaĂ§Ă£o, oferecendo um visual ainda mais moderno e exclusivo;
  • O modelo Santa Fe 5 lugares estĂ¡ sendo comercializado com preço especial de lançamento: R$ 164.900,00.

Texto e fotos: Hyundai CAOA

Criada para encantar consumidores, garantir amplo espaço e proporcionar elevado nĂ­vel de conforto para toda a famĂ­lia, chega ao Brasil a linha Hyundai Santa Fe 2016. O SUV Premium da Hyundai, disponĂ­vel nas versões cinco e sete lugares, ganhou atualizações em seu design que garantem ainda mais modernidade e expressividade Ă s suas linhas, evidenciadas pelo design "Escultura Fluida", inspirada nas formas harmoniosas da natureza e que reflete uma noĂ§Ă£o de continuidade e movimento em seus traços.


As novas linhas do design exterior do Hyundai Santa Fe foram baseadas no conceito “Storm Edge” (em portuguĂªs: frente de tempestade), uma evoluĂ§Ă£o do conceito “Escultura Fluida” marca registrada dos modelos Hyundai.


Suas linhas externas criam a impressĂ£o de uma movimentaĂ§Ă£o irreprimĂ­vel, que captura as imagens fortes e dinĂ¢micas criadas pela natureza durante a formaĂ§Ă£o de uma tempestade. Para proporcionar a ilusĂ£o de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por trĂªs frisos, mesclaram de maneira harmĂ´nica linhas curvas e angulares, que remetem a força e robustez; linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.
A grade frontal hexagonal passou a contar na linha 2016, com um novo acabamento Chumbo Fosco e as aletas passaram a ser mais finas e arredondadas. A dianteira do veĂ­culo teve ainda outras importantes mudanças visuais: o para-choque dianteiro foi redesenhado, conferindo ainda mais elegĂ¢ncia ao veĂ­culo. O conjunto Ă³ptico tambĂ©m Ă© totalmente novo, os projetores do farol passam a ser redondos e as lĂ¢mpadas de pisca ficam, agora, localizadas na parte interna da peça. O farol de neblina possui desenho diferenciado do utilizado em seu antecessor e o equipamento ganhou uma nova moldura. Estas mudanças promoveram uma maior sensaĂ§Ă£o de agressividade e deixam o visual ainda mais vanguardista.


Tudo isso mostra que o Santa Fe Ă© um tĂ­pico veĂ­culo Hyundai. AlĂ©m disso, as novas rodas de 18 polegadas em liga leve, que sĂ£o equipamento de sĂ©rie, passam a contar com novos traços em seus cinco raios duplos e um novo elemento central prateado, conferindo elevado nĂ­vel de requinte.O estepe tambĂ©m Ă© oferecido em liga leve.
Completando as mudanças visuais externas, o Hyundai Santa Fe passa a ter lanternas traseiras com uma nova disposiĂ§Ă£o e fita LED, o para-choque traseiro tambĂ©m foi redesenhado. Por fim, as duplas ponteiras de escapamento deixaram de ser arredondadas e passam a ter linhas retas e assimĂ©tricas. O conjunto de mudanças ocorridas na parte traseira do Hyundai Santa Fe completa as alterações visuais realizadas em praticamente todas as Ă¡reas externas do SUV Premium e garantem que a sensaĂ§Ă£o de inovaĂ§Ă£o estĂ©tica seja percebida por todos os Ă¢ngulos em que o veĂ­culo seja visto.


Cuidados especiais dedicados a outros detalhes internos foram mantidos: teto solar elĂ©trico panorĂ¢mico, que permite maior iluminaĂ§Ă£o natural, regulagem elĂ©trica para os bancos dianteiros com memĂ³ria para dois ocupantes, matĂ©rias com textura agradĂ¡vel ao toque e o acabamento superior em todos os detalhes, como nos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estĂ£o o botĂ£o de partida com chave de proximidade (que nĂ£o precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.
Como novidades internas, o Hyundai Santa Fe estĂ¡ equipado com Central de Entretenimento reestilizada, novo porta-objeto com tampa na parte superior do painel e o redesenhado console de teto, proporcionando a percepĂ§Ă£o da contemporaneidade tambĂ©m por quem estĂ¡ usufruindo do conforto interno do modelo.

PotĂªncia e economia de combustĂ­vel
O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustĂ­vel devido Ă  aplicaĂ§Ă£o de uma camada de revestimento para reduĂ§Ă£o de atrito e a utilizaĂ§Ă£o de uma bomba de Ă³leo variĂ¡vel e Ă© dotado do sistema de admissĂ£o variĂ¡vel (VIS - Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das vĂ¡lvulas de acordo com a rotaĂ§Ă£o do motor e as condições de carga. O controle variĂ¡vel das vĂ¡lvulas melhora o desempenho em todas as Ă¡reas.

TransmissĂ£o automĂ¡tica com seis velocidades
O Hyundai Santa Fe Ă© equipado com a transmissĂ£o automĂ¡tica Hyundai de seis marchas com opĂ§Ă£o de controle manual. Esta transmissĂ£o proporciona trocas suaves e um amplo campo de variaĂ§Ă£o que se adapta de forma ideal Ă s caracterĂ­sticas do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantĂ©m o Ă³leo da transmissĂ£o na temperatura ideal de operaĂ§Ă£o, aumentando a economia de combustĂ­vel.


O Ă³leo da transmissĂ£o nĂ£o precisa ser trocado, para maior conveniĂªncia e reduĂ§Ă£o no custo de manutenĂ§Ă£o, e o cĂ¢mbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.

Sistema inteligente de traĂ§Ă£o
Os consumidores poderĂ£o sentir os benefĂ­cios dos sistemas inteligentes de traĂ§Ă£o integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veĂ­culo. Esse sistema pode prever as necessidades de traĂ§Ă£o e aumentar a estabilidade atravĂ©s da frenagem, por meio do monitoramento contĂ­nuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de traĂ§Ă£o integral, que sĂ³ reagem Ă s situações apĂ³s elas ocorrerem.
O modelo conta com traĂ§Ă£o integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veĂ­culo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento Ă© totalmente controlĂ¡vel atravĂ©s de um sistema de atuaĂ§Ă£o eletro-hidrĂ¡ulico. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, atravĂ©s do software. Esses processos sĂ£o chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas anĂ¡lises sĂ£o completamente transparentes para o motorista.


A traĂ§Ă£o integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendĂªncia de sobre ou subesterço atravĂ©s da reduĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o indesejada nos eixos, dianteiro e traseiro, e eleva a capacidade tĂ©rmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro Ă© usado para reboque.
AlĂ©m disso, maior eficiĂªncia Ă© alcançada por meio do controle eletrĂ´nico inteligente que administra o torque necessĂ¡rio para melhorar a traĂ§Ă£o nas diversas situações de rodagem. O resultado Ă© a reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e emissões. Os componentes eletrĂ´nicos sĂ£o tambĂ©m otimizados para utilizarem o mĂ­nimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.
O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC - AssistĂªncia na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC elimina o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veĂ­culo e a velocidade constante em descidas de grande inclinaĂ§Ă£o.
A atual geraĂ§Ă£o do SUV Santa Fe Ă© ainda marcada pelo fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diĂ¢metro de manobra do veĂ­culo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.

Espaço interno: uma vantagem da Santa Fe
O design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na Ă¡rea interna do carro, deu ao modelo uma imponente aparĂªncia e, simultaneamente, aumentou a funcionalidade e conveniĂªncia. A ampla cabine garante amplo espaço para os ombros, quando comparado aos competidores da mesma categoria.
A regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortĂ¡vel para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatizaĂ§Ă£o tambĂ©m incorporam um sistema de desembaçamento automĂ¡tico que detecta os nĂ­veis de umidade atravĂ©s de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessĂ³rio diferenciado Ă© o ionizador Clean Air, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estĂ£o ligados.

Dimensões
O Santa Fe, cinco e sete lugares, tem distĂ¢ncia entre eixos de 2,70 metros, com comprimento total de 4,69 metros, 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro. A grande distĂ¢ncia entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiĂªncia de um utilitĂ¡rio compacto com o conforto de um modelo mĂ©dio semelhante. Um exemplo disso Ă© constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.

Tecnologia de segurança avançada de série
Todos os modelos trazem de sĂ©rie o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que administra de forma ideal o Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC) e sistema de assistĂªncia elĂ©trica da direĂ§Ă£o (Motor-Driven Power Steering - MDPS). O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfĂ­cie com aderĂªncia diferente em cada lado do carro e o veĂ­culo tende a desviar numa direĂ§Ă£o.
O VSM detecta esta condiĂ§Ă£o e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistĂªncia de direĂ§Ă£o. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contra-esterçante. O VSM reage da mesma forma durante trocas sĂºbitas de faixa de rodagem ou curvas rĂ¡pidas. Os modelos AWD tambĂ©m possuem gerenciamento de torque e frenagem.
O Santa Fe vem equipado com uma sĂ©rie de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe tĂªm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possĂ­vel capotagem, o mĂ³dulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os prĂ©-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sĂ©rios.
O sistema de frenagem Ă© de Ăºltima geraĂ§Ă£o. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o mĂ¡ximo de força quando uma frenagem de pĂ¢nico Ă© detectada, e distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veĂ­culo. AlĂ©m disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixaĂ§Ă£o para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de trĂªs pontos para todos os passageiros.

Garantia e serviços
O Hyundai Santa Fe estĂ¡ coberto pela garantia por um perĂ­odo de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta tambĂ©m com o serviço de assistĂªncia 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o territĂ³rio nacional no primeiro ano.