Seguro Auto: Seminovos são os mais segurados pela internet

Levantamento inédito do portal Seguro Auto revela perfil de motoristas que preferem contratar proteção online

Texto e fotos: Seguro Auto

Jovens, casados e com a chave de um seminovo. Esse é o perfil da maior parte das pessoas que procuram seguros automobilísticos na internet. Para ser mais preciso, 37% têm entre 25 e 34 anos, 53% já subiram ao altar e 43,5% dirigem carros comprados nos últimos cinco anos. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Seguro Auto (www.seguroauto.org), maior site independente do setor no Brasil. O resultado levou em conta quase 630 mil consultas ao portal durante 2015.
No período, também ficou clara a distribuição do interesse em seguros por estados: a maioria dos acessos foi de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Considerando a frota nacional de carros, segundo dados de dezembro de 2015 do Detran, a estatística explica a posição do líder, uma vez que os paulistanos são donos de 33% dos autos.

Fonte: Pesquisa feita pelo site Seguro Auto (www.seguroauto.org)
com base em cerca de 630 mil consultas ao portal em 2015.
Em relação à demografia dos interessados, quase não há diferenças entre homens (56%) e mulheres (44%). Na faixa etária, após os motoristas entre 25 e 34 anos, outros grupos de destaque são o público de 35 a 44 anos e aqueles que acabaram de tirar a carteira, com até 24 anos. Os casados são os que mais consultam online. Na sequência vêm os solteiros e, depois, pessoas em união estável.
A respeito dos carros segurados, o levantamento mostra que a minoria deles é de modelos novos, fabricados em 2015. Os velhos, produzidos antes de 2005, respondem por 12% dos orçamentos, enquanto os “semivelhos” (2006-2010) são 35%, e os seminovos (2011-2014), 43,5%. "Talvez isso tenha a ver com o fato de que muitos deixaram para fazer o seguro na última hora. É comum recebermos mensagens como 'meu seguro vence amanhã, preciso de um orçamento'", brinca Guilherme da Luz, diretor de conteúdo do Seguro Auto.
Para ele, a consulta pela internet oferece mais rapidez no levantamento de orçamentos, independentemente de onde o interessado more. "Como não vendemos os seguros, mas sim direcionamos os pedidos de cotações para o parceiro mais adequado dentro de uma lista com dezenas de corretoras, somos capazes de atender qualquer demanda", explica o diretor do portal.

Nenhum comentário

Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.