• A marca apresentou um crescimento nas exportações de 27% em relação ao ano passado;
  • O modelo será lançado no mercado peruano no primeiro trimestre de 2016;
  • É o 4º mercado conquistado pelo modelo em pouco mais de um ano de produção local.

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen do Brasil acaba de abrir o quarto mercado para exportação do up!, desta vez será o Peru. O modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México, totalizando 21.564 unidades embarcadas para os mercados externos desde 2014. A marca é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro e nos onze meses do ano, apresentou um crescimento de 27%, totalizando 107.092 veículos exportados para mais de 10 países.
“Além das quatro fábricas e milhares de empregados, a exportação também é um compromisso da empresa com o País e que comprova a qualidade mundial dos veículos fabricados no Brasil, além de tornar a marca ainda mais competitiva principalmente em momentos desafiadores no mercado nacional”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.


O modelo mais exportado no período é o Gol, com 47.222 unidades e o maior cliente dos carros brasileiros da marca continua sendo a Argentina, para onde foram embarcadas 57.870 unidades.
“A Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfólio com novos produtos, como up!, o CrossFox, e versões do Gol e Saveiro,  por exemplo, que têm tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca. Em 2016, novos mercados devem receber nossos produtos”, afirma o Vice-Presidente de Vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.

up! exportação
O up! produzido na fábrica de Taubaté chegará ao mercado peruano nos próximos dias nas versões take up!, move up! e high up! 4 portas e câmbio manual, com motor a gasolina e apenas pequenas alterações para atender à legislação local. Em pouco mais de um ano, o up! já conquistou quatro mercados para exportação.


O up! já superou as 100 mil unidades fabricadas no Brasil. É o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes.
No Brasil é oferecido em oito versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up!, cross up! e speed up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e dois motores – o 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv e o novo TSI de até 105 cv, a partir da versão move up! (o 1.0 TSI é o primeiro no País a combinar injeção direta de combustível, turbocompressor e tecnologia flexível). O up! também oferece recursos de tecnologia como a transmissão I-Motion (SQ100), sendo o modelo com câmbio automatizado mais acessível do País.