Desenvolvimento virtual avalia, antecipadamente, o comportamento sistĂªmico de componentes que farĂ£o parte de um novo motor e atĂ© de veĂculos completos. Quando os primeiros protĂ³tipos sĂ£o avaliados em campo, estĂ£o quase 100% aprovados. Um bom exemplo foi o desenvolvimento do motor PSA 1.4l
Texto e fotos: MAHLE Metal Leve
Quando o consumidor final se depara com um pistĂ£o do motor do seu carro nĂ£o tem a mais remota noĂ§Ă£o de todo o caminho que foi percorrido antes daquela peça ser produzida. A partir da solicitaĂ§Ă£o do cliente para o desenvolvimento de componentes para um novo motor - o pistĂ£o citado a pouco, por exemplo -, iniciam-se no Centro TecnolĂ³gico da MAHLE Metal Leve, em JundiaĂ, interior de SĂ£o Paulo, os projetos de desenvolvimento desses componentes.
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| Figura 1: Resultados de teste de motor comparando potĂªncia e torque do motor PSA 1.4l ("developed engine") vs. motor de referĂªncia ("previous engine") para combustĂvel E100 e carga total (WOT). |
ApĂ³s o recebimento dos requisitos bĂ¡sicos desse motor, a Ă¡rea de engenharia de produto do Tech Center da MAHLE desenharĂ¡ um pistĂ£o que respeitarĂ¡ todas as necessidades solicitadas pelo fabricante para essa aplicaĂ§Ă£o. Ou seja, antes que seja produzido o protĂ³tipo que serĂ¡ utilizado em um novo motor para avaliações de desempenho e durabilidade, seu projeto passarĂ¡ por uma sĂ©rie de simulações virtuais que definirĂ£o, antecipadamente, se ele estĂ¡ apto a suportar as exigĂªncias da montadora ou se aquela proposta conceptiva poderĂ¡ vir a ter problemas.
No Tech Center da Mahle, onde esses produtos sĂ£o desenvolvidos, os procedimentos virtuais de simulaĂ§Ă£o sĂ£o comunizados. SĂ£o aplicados procedimentos, softwares e metodologias tambĂ©m utilizados em outros centros de excelĂªncia da empresa, o que permite a constante troca de informações entre essas unidades, garantindo tambĂ©m um padrĂ£o de qualidade global para as simulações virtuais.
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| Figura 2: Comparativo de consumo especĂfico de combustĂvel entre motor PSA 1.4l ("developed engine") vs. motor de referĂªncia ("previous engine") para combustĂvel E100 e carga total (WOT). |
TrĂªs Ă¡reas bĂ¡sicas abrangem o desenvolvimento do projeto de um novo componente automobilĂstico: a estrutural (cĂ¡lculos que avaliam se existe a possibilidade de quebra, trincas ou outros problemas relacionados Ă integridade estrutural do componente); a de performance (onde Ă© avaliado o desempenho estĂ¡tico e dinĂ¢mico do componente, por exemplo, se o pacote de anĂ©is irĂ¡ produzir um consumo de Ă³leo dentro dos requisitos definidos pelo cliente, e uma sĂ©rie de outros parĂ¢metros); e a de fluido e acĂºstica (mais afeito aos filtros, sistemas de admissĂ£o e perifĂ©ricos, avaliaĂ§Ă£o de escoamento dos fluidos, vibrações e da atenuaĂ§Ă£o de ruĂdos).
Entre as simulações virtuais previstas para um novo projeto estĂ£o as avaliações de temperaturas de funcionamento, durabilidade, resistĂªncia estrutural, possibilidades eventuais de quebras ou trincas, as quais definem a vida Ăºtil esperada para o produto, entre outras simulações.
Nos motores atuais, os componentes internos sĂ£o submetidos a cargas e temperaturas cada vez maiores, ao mesmo tempo necessitando que suas peças sejam mais leves e resistentes. Ao final do desenvolvimento virtual de um determinado componente, as informações que sĂ£o transmitidas para a engenharia de produto determinam o desenho definitivo da peça, a tecnologia de material que deverĂ¡ ser empregada e se os custos de produĂ§Ă£o sĂ£o compatĂveis com o motor e as necessidades do cliente.
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| Motor 1.4l da PSA: mais potĂªncia e torque com menor consumo de combustĂvel |
Os desafios para o desenvolvimento de novos componentes sĂ£o cada vez mais complexos, jĂ¡ que as montadoras tĂªm estabelecido targets para a geraĂ§Ă£o de um novo motor - ou para o upgrade de uma versĂ£o existente - cada vez mais severos: maior potĂªncia, torque e, principalmente, menor consumo de combustĂvel, caracterĂsticas que em parte sĂ£o obtidos pelo menor peso e menor atrito dos componentes internos. Os clientes tambĂ©m podem definir que o consumo de Ă³leo nĂ£o ultrapasse determinados valores, assim como pode estabelecer o volume mĂ¡ximo de passagem de gases pelo pacote de anĂ©is.
O conceito de "motor virtual" foi utilizado pela MPTBr no desenvolvimento do motor PSA 1.4l acarretando em aumento de 22% na potĂªncia e torque do motor e 10% na reduĂ§Ă£o do consumo especĂfico de combustĂvel, quando comparados a uma versĂ£o de motor de referĂªncia, conforme mostram as figuras 1 e 2. AlĂ©m disso, a utilizaĂ§Ă£o das tĂ©cnicas de simulaĂ§Ă£o resultou numa economia de 5 meses no tempo total de desenvolvimento da fase conceitual do projeto.
De acordo com Walter Zottin, gestor de Desenvolvimento Virtual de Motores do Tech Center MAHLE, "Atualmente a simulaĂ§Ă£o virtual Ă© uma realidade na maioria dos grandes setores, mas estĂ¡ especialmente evoluĂda no ramo automobilĂstico. Usando a simulaĂ§Ă£o virtual conseguimos reduzir significativamente o nĂºmero e o tempo despendido com testes de campo. As avaliações dos protĂ³tipos finais sĂ£o feitas todas tomando por base nossos estudos prĂ©vios. Dez anos atrĂ¡s isso era meio mĂstico, hoje Ă© imprescindĂvel".
"AlĂ©m disso, cada vez menos se pensa na concepĂ§Ă£o individual de um componente, e cada vez mais se raciocina no sistema como um todo. Estamos desenvolvendo metodologias virtuais que, por exemplo, analisam o sistema de lubrificaĂ§Ă£o, ou o conjunto do trem de vĂ¡lvulas e eixo comando. JĂ¡ estamos simulando a rodagem de um carro por uma rodovia para chegar ao consumo de combustĂvel ideal dentro de uma estratĂ©gia prĂ©-determinada de utilizaĂ§Ă£o", complementa Zottin.




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