Sai de cena o Mandrake Due e chega o Super City, o novo pneu da Pirelli para motos de 100cc a 160cc

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Pirelli

A aposentadoria é inevitável para o ser humano e também aos produtos que ele manufatura. A evolução faz parte da vida, é o futuro chegando com melhorias que um dia começaram a ser pensadas e, claro, o objetivo é sempre atingir o ponto máximo em qualquer setor. Na mobilidade, substantivo criado pelo homem e que tenta explicar como se mover sem fazer esforço, tem nas motocicletas um papel fundamental, são elas que hoje dimensionam as cidades, pois trata-se de um veículo quase individual e de coragem para os que se arriscam em meio a carros, ônibus e caminhões, e como defesas tem apenas os joelhos de pára-choque e o capacete como teto.


Estar seguro sobre uma moto requer vários cuidados em muitos elementos, mas principalmente os pneus, são eles que tocam o chão, transferem toda a carga para o motociclista, a deficiência no piso e até o tranco em uma freada mais brusca traz para os braços todas as conseqüências, inclusive em motos de menor cilindrada.


Pensando nisso, a Pirelli lançou o Super City, uma evolução no segmento commuting. É um pneu com novo perfil de raio duplo, possui uma área de contato com o solo 20% mais larga e 11% mais curta, que melhora a aderência e aumenta a durabilidade em mais de 25 mil quilômetros, com isso o novo produto tem menor custo por quilômetro.


Mas como chegar a esses números? Aí é que está o pulo do gato, e claro, a Pirelli não diz qual é e de quebra já patenteou! Tirar desses italianos um segredo desses é impossível, até porque não é apenas um elemento que faz com que esta façanha aconteça, um conjunto de ações e reações tem como produto final algo muito além das expectativas:
  • Composto de rodagem desenvolvido para um alto rendimento quilométrico;
  • Manter e melhorar os níveis de performance em pisos secos e molhados;
  • Estrutura em poliéster que dá maior rigidez em baixas deformações;
  • Fios de poliéster com alta integridade estrutural e que mantém os raios projetados;
  • Desenho projetado para reduzir o desgaste e aperfeiçoar a área de contato com o solo;
  • Sulcos redesenhados e reposicionados, deixando a região central mais lisa.
O resultado é um pneu mais bonito esteticamente, mais eficiente em qualquer tipo de piso e mais econômico, apesar de seu preço ser cerca de 13% maior que o concorrente direto, a maior durabilidade diminui o valor em quilômetros a mais que ele roda, essa prática é muito conhecida com custo-benefício.


O Super City chega apenas para o mercado de reposição agora em novembro e nas lojas a partir de janeiro, foi duramente testado na cidade e em rodovias, terá até maio 11 medidas disponíveis e decreta a definitiva aposentadoria do Mandrake Due. Os super-heróis trocam de lugar, a proteção melhora porque o ciclo da vida é dinâmico e tudo evolui, e a Pirelli continua saindo na frente com soluções inovadoras e surpreendentes, inclusive para eles mesmos!