Sabe aquele colega de escola que você pegava no pé? Então, ele pode ser seu pior pesadelo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: PlayArte Pictures

Todos nós tivemos, na idade escolar, um daqueles chatos que viviam enchendo nosso saco, fazendo uma tortura psicológica que hoje tem o pomposo nome de bullying. Tanto para meninas quanto meninos, o colega que sempre te tratou como saco de pancadas, que via em você a válvula de escape dos problemas que ele tinha em casa, criava no seu interior aquela vontade de enchê-lo de pancadas na saída das aulas.


Em alguns casos, as coisas chegavam às vias de fato e depois cada um ia para seu lado, cuidar da vida e seguir com aquilo que o destino reservou para cada um. Em alguns casos, existem pessoas que remoem esse sentimento, se não pela vida toda, por uma boa parte dela, sempre esperando uma oportunidade de vingança, para alguns nunca chega, já para outros, caem no colo.


Estréia na quinta-feira um filme perturbador, um thriller psicológico que retrata com muita competência as conseqüências de um passado de pegação no pé, e a frase que define é “só porque você superou o passado, não significa que o passado tenha superado você.”. Em O Presente (Blumhouse Productions, Blue-Tongue Films, STX Entertainment, PlayArte Pictures), um longa dirigido e estrelado pelo ator Joel Edgerton (Êxodo: Deuses e Reis, O Grande Gatsby) e produzido por Jason Blum (Sobrenatural: A Origem, Whiplash – Em busca da perfeição), um jovem casal muda drasticamente quando um conhecido do passado do marido resolve ressurgir. Ao trazer presentes misteriosos, um terrível segredo que ficou enterrado por mais de 20 anos vem à tona.



Edgerton interpreta Gordon, um antigo colega de escola que reaparece na vida de Simon (interpretado, com alguns exageros, por Jason Bateman, que já foi premiado na sitcom Caindo na Real e é lembrado em Quero Matar Meu Chefe 1 e 2) trazendo uma sombria revelação do passado. A medida que a esposa de Simon, Robyn (a feiosa-gostosa Rebecca Hall, que esteve em Vicky Cristina Barcelona e Homem de Ferro 3) vai conhecendo Gordon, ela começa uma busca pela verdade até descobrir o que realmente aconteceu entre eles. Será que o passado pode realmente ficar para trás?


O filme marca a estréia do australiano Joel Edgerton na direção, como roteirista já tem certa experiência, ele assina o roteiro do excelente The Rover, a Caçada. Sua exigência com os outros atores é a interpretação mais fixa ao roteiro, com poucos cacos e situações extras, que em alguns momentos, poderiam dar uma dinâmica maior à trama, mesmo assim, todos correspondem ao desejado e esperado.


Por ser um filme de orçamento baixo para os padrões de Hollywood (US$ 5 milhões) as limitações são evidentes. Ele foi captado em apenas 25 dias, usou pouquíssimas locações e quase nenhum efeito especial, o que valeu muito foi a fotografia do espanhol Eduard Grau (Enterrado Vivo, Direito de Amar), que carrega em tons pesados e ambientes com pouca iluminação, dando a impressão que o filme todo se passa em dias muito nublados e noites sem lua.


Onde o filme ganha é na edição, o trabalho de montagem feito pelo australiano Luke Doolan, que é de uma nova geração de cineastas e já concorreu ao Oscar® pelo curta Miracle Fish lembra os grandes momentos do cinema nos anos 70 e 80. Apenas com cortes precisos embalados e marcados pela trilha sonora, ele consegue envolver o espectador e, literalmente, provocar sustos repentinos no ambiente de suspense que o filme carrega.


O longa estreou em agosto nos Estados Unidos e já arrecadou US$ 60 milhões nas bilheterias, mais de dez vezes o que custou, e certamente vai agradar o público brasileiro que gosta deste tipo de filme. O Presente está longe de ser um clássico, mas muito perto de se tornar uma boa referência no gênero, tem uma duração que não chega a duas horas e deixa, em seu final, uma pergunta no ar: Ah, não vou dizer, melhor ir assistir!!!


A gente se encontra na semana que vêm!

Beijos & queijos

Email: cinema@borrachatv.com.br
Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv