PISTA SECA NOS TREINOS DE SEXTA, APESAR DE LEVE CHUVA À TARDE
NÍVEIS NORMAIS DE USO E DEGRADAÇÃO DOS PNEUS ATÉ O MOMENTO, EM UMA PISTA MAIS LENTA QUE O ANO PASSADO

Texto e fotos: Pirelli

Os pilotos da Mercedes ficaram em primeiro e segundo lugares em ambas as sessões de treinos em Interlagos. Lewis Hamilton usou o pneu P Zero Branco médio para ser o mais veloz da manhã, enquanto Nico Rosberg cravou a volta mais rápida da tarde com pneu P Zero Amarelo macio.
Ontem foi a primeira oportunidade que as equipes tiveram para avaliar o uso e degradação de cada composto no Grande Prêmio do Brasil. Tradicionalmente, isso é um fator determinante, devido às curvas constantes em uma volta curta, porém frenética e irregular.


Como geralmente é o caso em São Paulo, o clima foi inconstante, com temperatura de pista quente de manhã. Na hora do almoço, houve uma chuva leve, mas a pista secou antes do início da segunda sessão.
Os pilotos usaram a sessão de treinos da manhã para se adaptar à pista e determinar o comportamento do pneu médio, em temperatura ambiente perto dos 30° C. Na parte da tarde, tanto os pneus médios como os macios foram usados. Longos trechos foram percorridos para avaliar o uso e a degradação de cada composto com diferentes cargas de combustível. O risco da chuva voltar era grande, o que fez com que as equipes ficassem na pista ao longo da sessão, para coletar o máximo possível de dados úteis.
Os tempos registrados nos treinos foram mais lentos que os equivalentes de 2014, devido a uma superfície suja e algumas zebras danificadas, que fizeram com que os pilotos mudassem suas trajetórias para evitá-las.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Os dois treinos livres desta sexta-feira seguiram os padrões normais, apesar da ameaça de chuva, que não chegou a se materializar, talvez tenha colocado uma certa pressão nas equipes para coletar o máximo de informações no menor tempo possível. Certamente temos muitos dados para analisar agora. Apesar do uso e degradação serem tipicamente altos no Brasil, não percebemos nada fora do normal até agora, do ponto de vista dos pneus. A pista ainda está evoluindo, então será interessante comparar com os dados de amanhã. Devemos ter uma corrida movimentada, com muitas estratégias diferentes e pit stops. Como sempre, o fator desconhecido deve ser o clima.”

Treino Livre 1:


Treino Livre 2:


1.Hamilton
 1m13.543s
 Médio novo
1.Rosberg
 1m12.385s
 Macio novo
2.Rosberg
 1m14.062s
 Médio usado
2.Hamilton
 1m12.843s
 Macio novo
3.Vettel 
 1m14.168s
 Médio usado
3.Vettel
 1m13.345s
 Macio novo
Estatísticas do dia:

 Médio
 Macio
 Intermediário
 Chuva
Kms percorridos *
 4454
 1353
 0
 0
Jogos usados no total **
 60
 19
 0
 0
Maior número de voltas **
 34
 24
 0
 0

* Os números acima referem-se ao total de quilômetros percorridos nos treinos livres 1 e 2, somados todos os pilotos.
** Por composto, todos os pilotos combinados.