NOVO ASFALTO DE INTERLAGOS ALTEROU SIGNIFICAMENTE O DESGASTE E A DEGRADAÇÃO DOS PNEUS
TODO O TIPO DE CLIMA POSSÍVEL: DESDE RECORDE DE CALOR ATÉ CHUVA TORRENCIAL, COMO NO ANO PASSADO

Texto e fotos: Pirelli

Os compostos P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio foram os escolhidos para  o Grande Prêmio do Brasil deste ano: a combinação mais frequente de toda a temporada e que está sendo usada pela nona e última vez este ano – para Abu Dhabi, foram escolhidos os compostos supermacio e macio.


O Brasil possui uma das voltas mais curtas e intensas do calendário, com um circuito de sentido anti-horário, o que é bastante incomum na Fórmula 1. Há muito trabalho tanto para os pneus quanto para os pilotos – a pista de Interlagos exige um alto grau de esforço físico – e a situação é, muitas vezes, ainda mais complexa em função das condições meteorológicas variáveis. No ano passado, por exemplo, as temperaturas da pista brasileira foram as mais quentes registradas em toda a temporada. Além disso, a corrida também foi afetada por fortes chuvas. Mas se o clima permanecer seco, Interlagos é, sem dúvida, o território ideal para os versáteis compostos médio e macio.

Paul Hembery, Diretor de Motorsport da Pirelli: “Interlagos é um dos circuitos históricos que ajudaram a moldar a história da Fórmula 1. Por isso, é um prazer vir aqui e, mais uma vez, experimentar a atmosfera única e a paixão dos fãs locais. Esta prova encerra a nossa fase americana, com corridas nos Estados Unidos, México e, agora, no Brasil. A América do Sul, e o Brasil em particular, é um dos maiores mercados mundiais da Pirelli e isso faz com que esta corrida seja particularmente importante para nós, já que somos tão amplamente representados por aqui. As mudanças no asfalto de Interlagos, feitas no ano passado, alteraram o padrão de comportamento dos pneus. Assim, vai ser interessante ver como isso afetará o uso deles neste ano. Tradicionalmente, Interlagos é um circuito que demanda muito esforço dos compostos. Então, esperamos que a maioria das equipes optem por pelo menos dois, ou até três, pit stops. Como sempre, porém, só teremos uma ideia mais precisa do que poderá acontecer após a abertura sessões de treinos livres, na sexta-feira.”

Os maiores desafios para os pneus
O recapeamento do asfalto do circuito – realizado em 2014 – mudou os níveis de abrasividade da pista. No entanto, também é possível que haja algumas falhas novas, neste ano. Outras melhorias para o circuito incluem ainda uma inédita área de pit-lane. O circuito exige bastante dos pneus traseiros, principalmente do traseiro direito, que é o mais estressado em função do sentido anti-horário – que é também o que ocorre na próxima e última etapa do calendário, em Abu Dhabi.
Em Interlagos, os pneus são frequentemente sujeitos a forças combinadas: há exigências laterais e longitudinais ao mesmo tempo. Isto eleva consideravelmente a temperatura do composto. Os níveis de pressão aerodinâmica são geralmente altos, com exigências de aderência, tanto aerodinâmicas quanto mecânicas, mais ou menos em igual proporção.
A estratégia do ano passado e como a corrida foi vencida: O clima esteve consideravelmente quente no ano passado. Por isso, não é improvável que tenhamos a mesma situação na corrida deste ano. Em 2014, Nico Rosberg venceu a corrida para a equipe Mercedes usando uma estratégia de três paradas. Ele começou com o pneu macio e depois mudou para o médio nas voltas 7, 26 e 50. O piloto mais bem colocado com apenas duas paradas foi Kimi Raikkonen, que terminou na sétima colocação.
Diferença de desempenho esperado entre os dois compostos: 0s9 por volta.

Todas as escolhas de pneus desta temporada


P Zero Vermelho
P Zero Amarelo
P Zero Branco
P Zero Laranja
Austrália

Macio
Médio
Malásia

Médio
          Duro
China

Macio
Médio
Bahrein

Macio
Médio
Espanha


Médio
Duro
Mônaco
Supermacio
Macio


Canadá
Supermacio
Macio


Áustria
Supermacio
Macio


Inglaterra


Médio
Duro
Hungria

Macio
Médio
Bélgica

Macio
Médio
Itália

Macio
Médio
Cingapura
Supermacio
Macio


Japão


Médio
Duro
Rússia
Supermacio
Macio


EUA

Macio
Médio

México

Macio
Médio

Brasil

Macio
Médio

Abu Dhabi
Supermacio
Macio