Estruturada, empresa sofre menos o impacto de um ano desafiador, conquista market share e passa a competir pela vice-liderança do mercado nacional de implementos rodoviĂ¡rios

Texto e fotos: NOMA

Projetos com foco em crescimento sustentĂ¡vel, investimentos em tecnologia e desenvolvimento de carretas que gerem ganhos reais ao transportador. Essas trĂªs premissas, aliadas ao sucesso da linha FĂªnix, foram os principais responsĂ¡veis por uma fase inĂ©dita alcançada pela Noma, mesmo em meio ao turbulento cenĂ¡rio econĂ´mico. Pela primeira vez desde sua fundaĂ§Ă£o, hĂ¡ quase 50 anos, a empresa paranaense chega Ă  Fenatran 2015 entre as trĂªs maiores produtoras de carretas do paĂ­s, com 12,2% de market share.


Entre janeiro e setembro de 2014 a Noma estava na quinta colocaĂ§Ă£o com 9,9% de participaĂ§Ă£o. Na comparaĂ§Ă£o com o mesmo perĂ­odo deste ano o ganho foi de 2.3% ficando nestes 9 meses na vice-liderança do ranking com 2739 de implementos rodoviĂ¡rios emplacados, a grande maioria voltada ao setor de pesados (mĂ©dios e grandes caminhões). A expectativa Ă© fechar 2015 com um percentual na casa dos 12%. Embora a Noma tambĂ©m tenha reduzido suas vendas neste ano, ela estĂ¡ passando pelo maremoto econĂ´mico com menos impacto, abaixo da mĂ©dia do setor que foi acima de 40% negativos,tendo sido o player que menos caiu entre os grandes.


Para Marcos Noma,presidente da Noma, a conquista Ă© um resultado significativo de um projeto estratĂ©gico estruturado, de longo prazo, iniciado no final da dĂ©cada passada, tendo a responsabilidade e o respeito ao transportador como pilares centrais. “Para nĂ³s Ă© impensĂ¡vel crescer sem oferecer qualidade e benefĂ­cios econĂ´micos aos clientes. SĂ£o desafios que assumimos e estamos colhendo frutos doces, mesmo em meio a tempestade. JĂ¡ somos reconhecidos por oferecermos produtos que trazem ganhos reais a quem os utiliza, mas o sonho de chegarmos a vice-liderança estĂ¡ apenas começando. É preciso continuarmos o trabalho Ă¡rduo e extremamente sĂ©rio para que este projeto avance com sucesso nos prĂ³ximos anos”, prevĂª.


A notĂ­cia do salto no ranking, que nos Ăºltimos anos oscilava entre a quinta e a terceira posiĂ§Ă£o,chega no mesmo momento em que a empresa foi reconhecida como a Marca Mais Desejada do PaĂ­s, na  pesquisa anual da Fenabrave – FederaĂ§Ă£o Nacional da DistribuiĂ§Ă£o de VeĂ­culos Automotores. Este foi o terceiro ano consecutivo que a Noma Ă© eleita a nĂºmero um nesse estudorealizado com concessionĂ¡rios de todo o Brasil.


Uma das linhas que tem contribuĂ­do para o Ă³timo desempenho da Noma no mercado Ă© a Florestal. Afabricante Ă© lĂ­der no Brasil e deve fechar 2015 com 42% de market share. A conquista Ă© fruto de investimentos em pesquisas no desenvolvimento de uma linha de carretas capaz de oferecer ganhos de atĂ© oito toneladas a mais por dia, na comparaĂ§Ă£o com concorrentes, levando em conta que neste segmento sĂ£o realizadas viagens curtas, muitas vezes, quatro delas diĂ¡rias.

Nova planta
Em linha com o planejamento estratĂ©gico de longo prazo da empresa, seguem os investimentos e os cronogramas para a inauguraĂ§Ă£o de sua nova fĂ¡brica em TatuĂ­ (SP) prevista para iniciar as operações no segundo semestre de 2017. A Planta terĂ¡ capacidade de produĂ§Ă£o de 600 implementos/mĂªs e terĂ¡ mais de 450 funcionĂ¡rios diretos. SerĂ£o mais R$ 75 milhões de aporte para viabilizar o projeto que tornarĂ¡ a empresa ainda mais competitiva, principalmente nas regiões Sudeste e Centro Oeste, alĂ©m de ampliaĂ§Ă£o de suas exportações.