Companhia apresenta caminhão repleto de soluções que geram significativa redução de peso para um transporte mais eficiente e sustentável

Texto e fotos: Alcoa

A Alcoa, líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, apresenta na 20ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, o caminhão Alcoa - Arte da Eficiência com soluções inovadoras que aumentam a competitividade dos clientes. Com diversos componentes fabricados em alumínio, a solução apresentada pela Alcoa vai da cabine ao reboque, proporcionando significativa redução de peso, que pode chegar até uma tonelada por caminhão.


Esta é a primeira vez que este caminhão é apresentado no Brasil. O projeto está totalmente alinhado com a tendência mundial da indústria de transportes, que tem como objetivo produzir veículos cada vez mais eficientes e sustentáveis. “O alumínio é um metal infinitamente reciclável, que por ter a mesma resistência que o aço e ser um terço mais leve, é a opção mais eficaz para atender as necessidades do segmento dos transportes. A Alcoa investe no desenvolvimento de soluções que garantem maior eficiência no frete, economia de combustível, maior durabilidade de peças e menor emissão de poluentes.”, explica Celso Soares, diretor de Laminados da Alcoa América Latina.
De acordo com o estudo do International Aluminium Institute (IAI), com a colaboração da European Aluminium Association (EAA) e da Aluminum Association (AA), para cada 100 kg de alumínio aplicado em substituição a um material pesado, é possível evitar a emissão de até 4,5 toneladas de CO2 durante toda a vida útil de um caminhão. Ainda conforme o estudo, a aplicação do alumínio nos veículos pesados pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, algo equivalente a 9% do total das emissões do gás de efeito estufa geradas pelo segmento de transporte, incluindo a frota de caminhões e ônibus presentes nos EUA, Europa e América do Sul.


O caminhão Arte da Eficiência apresenta uma nova geração de chassi 100% manufaturado em alumínio, desenvolvido em parceria com a Metalsa, que reduz em 40% o peso da estrutura. Além disso, o caminhão destaca diversos componentes como: portas, rodas, radiador, proteções laterais, engate de reboque (quinta roda), tanque de combustível, suporte da suspensão, eixo cardã e fixadores. Veja abaixo o detalhamento das soluções apresentadas pela Alcoa na Fenatran.

  • Extrudados: Soluções presentes no parachoque traseiro do caminhão Arte da Eficiência, nos suportes e travessas do chassi e na estrutura do ar-condicionado. Além destes produtos, será apresentada uma carroceria carga seca feita 100% em alumínio extrudado. Voltada aos veículos médios e com capacidade de carga de 4.000 kg (dependendo do Peso Bruto Total do caminhão), a estrutura não usa pontos de solda e pode ser totalmente rebitada com os fixadores da Alcoa. Se comparado com os modelos mais tradicionais, a carroceria pesa 258 kg, cerca de 40% a menos de uma produzida em madeira e 50%, de uma de aço. O resultado é um menor desgaste de peças, maior capacidade de carga e um baixo consumo de combustível, principalmente quando o veículo está vazio.
  • Fixadores: Na Fenatran, a Alcoa exibe toda a linha de fixadores, tanto os fabricados em alumínio como em aço. Esta inovação é ideal para quem busca uma fixação definitiva, principalmente em condições extremas de vibrações e de uso. Por isso, os sistemas de fixação são muito utilizados e estão presentes no chassi do caminhão Arte da Eficiência. Os fixadores também estão presentes nos compartimentos de carga feitos em alumínio. Eles são fundamentais para assegurar o implemento na estrutura dos caminhões. Quando comparado ao processo tradicional da solda, os fixadores se sobressaem por serem mais rentáveis e resistentes.
  • Laminados: A Alcoa apresenta soluções em laminados presentes nas portas, no tanque de combustível do caminhão Arte da Eficiência. Além disso, para atender a demanda do setor de transportes, a Alcoa adicionou ao seu portfólio a liga 5052, uma das mais utilizadas pelos fabricantes do setor. A liga é produzida na fábrica de Itapissuma/PE. Completam a linha de produtos expostos na Fenatran: chapa xadrez, excelente produto para ser utilizado em pisos de ônibus e aplicações gerais nos implementos; guarda de alumínio composto para carrocerias carga-seca, solução perfeita para substituição de madeira que oferece leveza e resistência para transportadoras e fabricantes; e a chapa pré-pintada, que aumenta a vida útil e a resistência à corrosão das carrocerias, atrelada ao ganho de produtividade para o fabricante e a uma estética diferenciada.
  • Ligas de Fundição: Sempre na vanguarda nos desenvolvimentos de novas soluções em ligas leves, a Alcoa lança quatro novas famílias de ligas de fundição em alumínio. São elas: VersaCast, EverCast, EZCast e SupraCast, todas com objetivo de reduzir peso em função das propriedades mecânicas, com ganho adicional da excelente fundibilidade (castability) e resistência a altas temperaturas. Essa versatilidade tem resultados comprovados em diversas aplicações, onde se atingiu cerca de 40% a 62% de redução de peso em peças estruturais para aplicação no segmento de transportes, tradicionalmente fabricadas em aço ou ferro fundido.
  • Reinvenção da Roda: Em um caminhão, as rodas de alumínio são fundamentais para manter o conceito de levar mais, gastando e emitindo menos. Em média, as rodas de alumínio Alcoa têm a metade do peso de uma roda de aço. Dependendo da quantidade de eixos do veículo e do implemento, é possível reduzir em até uma tonelada o Peso Bruto Total (PBT). Outra vantagem das rodas forjadas de alumínio é a resistência, cinco vezes superior quando comparadas às fabricadas em aço. Na Fenatran, o caminhão Arte da Eficiência está equipado com rodas com o novo acabamento LvL ONE®, indicado para todos os tipos de implementos rodoviários, ônibus e caminhões. O modelo com apenas 22,6 Kg é a solução ideal para aplicações que visam redução de peso aliada à estética do veículo. Outra solução apresentada no evento é a Dura-Flange®, uma tecnologia que inibe o desgaste prematuro da flange da roda, evitando assim a criação de vincos que podem prejudicar os pneus. Voltada aos veículos que trafegam em condições severas, a tecnologia garante percursos de até 386 mil quilômetros sem a necessidade de manutenção da flange. A Alcoa também apresenta na Fenatran a roda Single, que é 75% mais leve que um rodado duplo de aço, proporcionando a maximização da redução de peso em diversas aplicações.