• A empresa de tecnologia ZF consolida todas as atividades de eletromobilidade e cria sexta divisĂ£o, denominada E-Mobility;
  • Plano para a produĂ§Ă£o de amortecedores eleva a competitividade da empresa na Alemanha e mantĂ©m plantas industriais totalmente ativas.

Texto e fotos: ZF

A empresa de tecnologia ZF começarĂ¡ em 2016 a combinar todas as atividades relacionadas Ă  eletromobilidade em uma nova divisĂ£o denominada E-Mobility, sediada na planta alemĂ£ localizada em Schweinfurt. Ao introduzir um plano para a produĂ§Ă£o de amortecedores, a ZF eleva a competitividade da empresa.
“Combinando todas as atividades associadas com a eletrificaĂ§Ă£o de automĂ³veis e veĂ­culos comerciais sob um Ăºnico teto, estamos reconhecendo a enorme importĂ¢ncia dessas tecnologias que jĂ¡ estĂ£o moldando o futuro”, explica o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer. “A eletromobilidade estĂ¡ chegando – e sob a perspectiva das atuais controvĂ©rsias a respeito da emissĂ£o de poluentes de carros, talvez ela chegue mais rĂ¡pido do que imaginĂ¡vamos”. A criaĂ§Ă£o da nova divisĂ£o E-Mobility na estrutura corporativa mostra de forma clara a seriedade com que a ZF estĂ¡ tratando o processo de migraĂ§Ă£o da tecnologia convencional driveline para a eletromobilidade.


Antes, todas as atividades associadas com o crescimento da eletromobilidade eram distribuĂ­das ao longo das mĂºltiplas unidades organizacionais. Agora, todas elas foram consolidadas na divisĂ£o corporativa E-Mobility. A nova divisĂ£o complementa as quatro existentes – Tecnologia de Powertrain para AutomĂ³veis, Tecnologia de Chassis Automotivos, Tecnologia de VeĂ­culos Comerciais e Tecnologia Industrial – e tambĂ©m a recĂ©m-criada DivisĂ£o de Tecnologia de Segurança, que incorpora todas as atividades de negĂ³cios da TRW, a fornecedora automotiva americana adquirida pela ZF no Ăºltimo mĂªs de maio.
As unidades de negĂ³cios de Sistemas EletrĂ´nicos e de Tecnologia de Acionamentos ElĂ©tricos jĂ¡ existentes na empresa formarĂ£o o nĂºcleo da nova divisĂ£o E-Mobility, que serĂ£o agregadas ao Centro de Projetos E-Mobility, reunindo os projetos de eletromobilidade de toda a empresa.
Com isso, a planta de Schweinfurt agora abriga tanto a divisĂ£o E-Mobility como as atividades de design lightweight da ZF, fortalecendo ainda mais sua posiĂ§Ă£o como uma das localizações lĂ­deres em alta tecnologia da empresa. “Com nossa nova divisĂ£o, seremos capazes de participar da tendĂªncia global rumo ao driveline eletrificado, oferecendo aos nossos clientes os produtos e sistemas necessĂ¡rios para cumprir os regulamentos internacionais cada vez mais exigentes”, explica o CEO da ZF, Dr. Sommer. “Ao mesmo tempo, estamos transformando nossa fĂ¡brica em Schweinfurt, antes uma unidade de produĂ§Ă£o especializada na fabricaĂ§Ă£o de componentes para chassis em uma planta que  produz componentes de driveline tecnicamente mais sofisticados, o que nos auxiliarĂ¡ a garantir o futuro em longo prazo”.
AtĂ© o momento, a produĂ§Ă£o de amortecedores tem sido feita nas plantas em Schweinfurt, Eitorf e Ahrweiler, na Alemanha. A ZF desenvolveu um plano para a produĂ§Ă£o de amortecedores convencionais, de modo a tornĂ¡-los mais competitivos em relaĂ§Ă£o a custos, e irĂ¡ transferir estas linhas para as plantas jĂ¡ existentes em Levice (EslovĂ¡quia) e Gebze (Turquia).
A mais recente geraĂ§Ă£o de amortecedores eletronicamente controlados Ă© baseada em tecnologias mais sofisticadas. Parte da sua produĂ§Ă£o e de outros produtos serĂ¡ realocada de Schweinfurt para Eitorf, Ahrweiler e para outras instalações no Leste Europeu. Isso permitirĂ¡ Ă  ZF manter empregos nessas instalações atĂ© pelo menos o final de 2022. Assim, a instalaĂ§Ă£o de Schweinfurt abrigarĂ¡ a nova divisĂ£o E-Mobility e se beneficiarĂ¡ dos investimentos da empresa nessa tecnologia fundamental para a direĂ§Ă£o com zero emissĂ£o de poluentes.
“Investir no futuro requer uma disciplina rĂ­gida, onde quer que seja” afirma Michael Hankel, membro do Board da ZF responsĂ¡vel pela produĂ§Ă£o. “Eis o porquĂª de continuarmos sistematicamente buscando uma polĂ­tica de realocaĂ§Ă£o dos produtos que atingiram seu prazo de validade – isto Ă©, deixaram de ser produtos inovadores, de alta tecnologia, e tornaram-se produtos comuns – da Alemanha para localizações exteriores, com custos menores de produĂ§Ă£o”. Hankel enfatiza que, “caso tenhamos como objetivo permanecer competitivos ao longo de todos os segmentos de produtos, temos de obedecer Ă s regras do mercado com ainda mais rigor”.
Ao longo dos Ăºltimos meses, a ZF negociou o plano mestre de amortecedores, assim como os detalhes envolvidos na fundaĂ§Ă£o da divisĂ£o E-Mobility em Schweinfurt, com os sindicatos de vĂ¡rias localizações atingidas. “Isso nos permitirĂ¡ fabricar nossos produtos com preços competitivos e, ao mesmo tempo, preservar nossas instalações em Eitorf e Ahrweiler, que atualmente empregam cerca de 900 pessoas”, acrescentou Hankel.