AnĂºncio acontece um dia apĂ³s a publicaĂ§Ă£o da ResoluĂ§Ă£o 96, da Camex – CĂ¢mara de ComĂ©rcio Exterior, que zera a alĂquota de importaĂ§Ă£o de veĂculos puramente elĂ©tricos, como Ă© o caso do Soul EV
Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o
A Kia Motors do Brasil anunciou hoje sua decisĂ£o de trazer o Soul EV para o mercado brasileiro, um dia apĂ³s a publicaĂ§Ă£o da ResoluĂ§Ă£o 96, da Camex – CĂ¢mara de ComĂ©rcio Exterior, que zera a alĂquota de importaĂ§Ă£o de veĂculos puramente elĂ©tricos, como Ă© o caso do modelo sul-coreano.
Na prĂ¡tica, a Camex reduz o imposto de importaĂ§Ă£o destes veĂculos dos atuais 35% para alĂquota zero, de 2%, de 4%, de 5% ou de 7%. A alĂquota depende do tipo de veĂculo e da eficiĂªncia. Neste primeiro momento sĂ³ sĂ£o contemplados carros de passeio. Ă”nibus e comerciais leves podem ser incluĂdos em resoluções posteriores.
“Temos de parabenizar a Camex porque, agora, nĂ³s podemos trazer produtos com alto valor agregado. Do ponto de vista tecnolĂ³gico e ambiental, o Soul EV traduz uma tendĂªncia mundial por automĂ³veis mais limpos. Primeiro modelo da Kia Motors com tecnologia “ecofriendly”, veĂculo de emissĂ£o zero, o Soul EV – jĂ¡ homologado no PaĂs – tem chances reais de competitividade ainda maior caso os benefĂcios se estendam tambĂ©m com a reduĂ§Ă£o da alĂquota do IPI, hoje de 25% para 7%, percentual hoje dos automĂ³veis de entrada de 1 litro, ou seja que poluem menos. Assim, podemos contribuir ainda mais com a frota circulante de veĂculos elĂ©tricos no Brasil”, analisa JosĂ© Luiz Gandini, presidente da importadora.
AutomĂ³vel ambientalmente correto, devido ao uso inovador de materiais de base biolĂ³gicos, o Soul EV ganhou classificaĂ§Ă£o EPA - Enviromental Protection Agency, dos EUA, cujo alcance estimado Ă© de 99 milhas por MPGe (miles per gallon gasoline equivalent), alcançando 179 km na estrada, 219 km na cidade, ou seja, uma mĂ©dia de 199 km de autonomia.
Trata-se de um avanço importante para a marca ao dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O projeto do Kia Soul EV demonstrou ser prioridade pelos consumidores norte-americanos e, quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona mĂ¡xima eficiĂªncia de energia regenerativa. Para a conveniĂªncia dos usuĂ¡rios, o Soul EV conta com duas tomadas padrões localizadas atrĂ¡s da porta deslizante na grade dianteira, uma NĂvel 1 e 2 AC e a segunda saĂda para o carregamento rĂ¡pido, de 480v.
Uma das principais preocupações para os compradores de veĂculos elĂ©tricos Ă© o intervalo de autonomia, ou seja, quando em uma viagem hĂ¡ o receio da bateria acabar. PorĂ©m, o Soul EV resolve este problema com uma bateria de litio ion polĂmero de alta densidade energĂ©tica. Localizada sob o piso, a 27 kWh, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o alcance estimado EPA, com rendimento superior a todos os outros veĂculos elĂ©tricos do mercado. De 360 volts, com gel eletrolĂtico, foi projetada para alta capacidade, estabilidade tĂ©rmica e segurança. TambĂ©m possui um cĂ¡todo de nĂquel-cobalto-manganĂªs que ajuda a aumentar o rendimento, alĂ©m de um Ă¢nodo com base de carvĂ£o e grafite, que aumenta a durabilidade e reduĂ§Ă£o de peso.
Para maximizar a eficiĂªncia e o alcance, o Soul EV usa sistema de frenagem regenerativa para capturar atĂ© 12% da energia cinĂ©tica do carro, alimentando de volta para a bateria enquanto o veĂculo estĂ¡ em movimento. As duas entradas para o carregamento oferecem flexibilidade e aumentam o apelo “locomova-se” em qualquer lugar, tornando o Soul mais conveniente para carregar na garagem de casa ou na estrada. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrĂ£o, e menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saĂda 50 kw, quando a bateria estĂ¡ descarregada.
A Kia fez parceria com trĂªs fornecedores de baterias: Bosch, Leviton e AeroVironment™ para oferecer aos compradores do Soul EV a unidade que mais se adequa Ă s necessidades do clientes.
A mecĂ¢nica de conduĂ§Ă£o pode ter mudada no Kia Soul EV, mas o sentimento de prazer de dirigir e de controle permanece. Ao volante, o motorista comanda a saĂda e o torque excepcional. Com traĂ§Ă£o nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade mĂ¡xima de 145 km/h e um torque de 29 kgf.m.
A aerodinĂ¢mica atualizada e a ausĂªncia de ruĂdo do motor, combinadas com materiais de isolamento especiais resultam em um passeio excepcionalmente silencioso. Para o benefĂcio de segurança dos ocupantes, o Soul EV Ă© equipado com um sistema “alerta de pedestres” (PWS), que emite um alerta auditivo em velocidades baixas.
O Soul EV oferece amplo espaço no interior da cabine graças Ă intrusĂ£o mĂnima da bateria. Por causa do design plano e da sua localizaĂ§Ă£o sob o piso, hĂ¡ apenas uma ligeira reduĂ§Ă£o de 3,1 polegadas no espaço para as pernas do banco traseiro (39,1-36 polegadas) versus o Soul movido Ă gasolina. O espaço para cargas nĂ£o foi alterado quando comparado com o modelo movido Ă combustĂ£o.
Os itens de comodidade do Soul EV incluem uma tela de navegaĂ§Ă£o de oito polegadas, um carregador de 6.6 kW on-board, cĂ¢mera traseira Display3, Bluetooth®, vidros elĂ©tricos, banco do condutor elĂ©trico, controle de cruzeiro e um sistema de climatizaĂ§Ă£o exclusivo, desenvolvido para aumentar o alcance da conduĂ§Ă£o, minimizando o gasto de energia.
O ar condicionado Ă© um dos maiores drenos de energia em qualquer veĂculo elĂ©trico, mas o sistema de climatizaĂ§Ă£o do Soul EV Ă© projetado para fornecer o mĂ¡ximo de conforto e ao mesmo tempo ajudando a estender a autonomia do carro. O Soul EV utiliza quatro tecnologias-chave para maximizar a eficiĂªncia do sistema: uma bomba de calor padrĂ£o, ventilaĂ§Ă£o individual, ventilaĂ§Ă£o programada e controle da entrada de ar.
O Soul EV apresenta tambĂ©m pela primeira vez a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED) para o baixo consumo de energia e praticamente sem acĂºmulo de calor em seu painel de instrumentos e fornece informações sobre o fluxo de energia do veĂculo, o tempo de carga, o nĂvel de conduĂ§Ă£o ECO e economia energia, medindo a eficiĂªncia da bateria em funcionamento. AlĂ©m disso, o sistema OLED emite um alerta que permite ao condutor verificar rapidamente a quantidade de carga que a bateria ainda possui.
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