A estreia da tecnologia no mercado nacional serĂ¡ na prĂ³xima geraĂ§Ă£o do Honda Civic no paĂs, que terĂ¡ uma versĂ£o equipada com o 1.5 VTEC Turbo – modelo recentemente apresentado nos Estados Unidos
Texto e fotos: Honda
A linha Honda VTEC Turbo com injeĂ§Ă£o direta de gasolina foi lançada no JapĂ£o no final de 2013. Os motores 2.0, 1.5 e 1.0 foram projetados para equipar automĂ³veis de pequeno e mĂ©dio porte e fazem parte de uma nova geraĂ§Ă£o de powertrain que alia excelente performance a economia de combustĂvel. Este conceito se refere a tecnologias que visam a proteĂ§Ă£o ao meio ambiente e, simultaneamente, o prazer ao dirigir.
Com a utilizaĂ§Ă£o do exclusivo sistema VTEC desenvolvido pela Honda – que controla eletronicamente a sincronizaĂ§Ă£o e abertura das vĂ¡lvulas –, do turbocompressor e da injeĂ§Ă£o direta de combustĂvel, foi possĂvel obter uma linha de propulsores compactos com alta eficiĂªncia e desempenho. As variações de cilindrada 2.0, 1.5 e 1.0 permitem que os motores sejam adotados em modelos globais, de acordo com as caracterĂsticas de cada veĂculo e particularidades do mercado onde Ă© comercializado.
Honda 1.0 e 1.5 VTEC Turbo
Essa geraĂ§Ă£o de motores compactos combina a base dos consagrados motores Honda com sistema VTEC e novos componentes para aperfeiçoamento do desempenho: comando variĂ¡vel de vĂ¡lvulas com reduĂ§Ă£o de atrito, turbocompressor com respostas rĂ¡pidas e injeĂ§Ă£o direta de gasolina para obter um equilĂbrio entre potĂªncia e torque, oferecendo excelente performance tanto em baixas como em altas rotações. O resultado sĂ£o propulsores mais eficientes do que os aspirados equivalentes, com significativa reduĂ§Ă£o de consumo de combustĂvel – estima-se de 5 a 10%. O 1.5 VTEC Turbo, que equipa a nova geraĂ§Ă£o do Civic apresentada nos Estados Unidos, desenvolve 174 hp.
Honda 2.0 VTEC Turbo
Este propulsor tem 4 cilindros, sistema de injeĂ§Ă£o direta de gasolina, comando de vĂ¡lvulas variĂ¡vel, turbocompressor e refrigeraĂ§Ă£o de alta performance, para obter o mĂ¡ximo desempenho. Essa tecnologia permite atingir a potĂªncia de 280 hp, assim como baixo consumo e emissĂ£o de poluentes, em conformidade com as normas europeias EURO 6, em vigor desde 2014.
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