A Ford está usando cada vez mais a impressão 3D no desenvolvimento de seus carros

Texto e fotos: Ford

Pioneira no uso dessa tecnologia, a empresa oferece aos fãs a possibilidade de baixar mais de 1.000 modelos em escala da marca para impressão 3D em casa, incluindo o Ford GT, Mustang, Focus RS, Focus ST, Fiesta ST e F-150 Raptor, disponíveis no site The Ford 3D Store, a primeira loja on-line autorizada de uma montadora com arquivos de veículos para impressão 3D.


Na Ford, a impressão 3D reduziu significativamente o tempo de desenvolvimento dos projetos, com a criação rápida de protótipos de peças que podem ser testadas e refinadas pelos designers e engenheiros, analisando diferentes propostas. Protótipos que pelos métodos tradicionais exigiriam ferramentas especiais e muito tempo, podem ser impressas em 3D em poucas horas e com custo baixo, abrindo as portas para experimentos e designs mais inovadores.
No projeto do Ford GT, impressoras 3D a laser foram usadas, por exemplo, para criar o volante inspirado na Fórmula 1, com troca de marchas "paddle-shift" e controles integrados para o motorista. Com essa técnica, os engenheiros também produziram componentes estruturais de baixo peso das portas estilo gaivota.
A Ford já produziu, globalmente, sua peça 3D de número 500.000, uma cobertura do motor do novo Mustang. As impressoras atuais são mais rápidas e eficientes em termos de custo-benefício e incrivelmente precisas. Peças de teste feitas dessa forma são usadas em tudo, desde componentes de motores até rodas, com detalhes intrincados.
"A tecnologia de impressão 3D mudou totalmente a maneira como projetamos e desenvolvemos nossos novos veículos. Podemos ser mais criativos para encontrar novas soluções, e para o consumidor, significa que nossos carros estão melhor preparados para incorporar o que há de mais avançado em design e tecnologia", diz Sandro Piroddi, supervisor de Tecnologia Rápida da Ford Europa.