- Atração dará aos visitantes a chance de conhecer o funcionamento da tecnologia que move objetos com o pensamento;
- Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo, estará em exposição no estande da empresa.
Texto e fotos: Toyota
A Toyota apresentará, no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, o Prius Challenge, corrida de carrinhos de brinquedo movidos com a força do pensamento, com a proposta de difundir tecnologias capazes de revolucionar a mobilidade das pessoas. O evento acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 26 de setembro.
A relação entre a brincadeira, que combina eletrônica a um software personalizado e o Prius, carro híbrido de maior sucesso no mundo equipado com um motor elétrico e outro a combustão, está exatamente na inteligência de ambas as tecnologias.
Biossensores, acoplados a uma espécie de capacete especial, transformam o pensamento em ação a partir da energia gerada pelas ondas cerebrais. Um sinal é então transmitido para uma central de comando elétrico sem fio no carrinho para que ele se movimente com essa energia. Quanto maior for o nível de atenção e concentração do competidor, maior será a velocidade do carrinho.
Prius
Em seu estande de mais de 160m2, a Toyota exibirá uma unidade do modelo Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo, comercializado no Brasil desde janeiro de 2013.
O sistema híbrido do Prius, mundialmente reconhecido por sua excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo consumo de combustível, combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico.
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts, é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.
Dotado com a mais avançada tecnologia, o Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.
Isenção para IPVA e rodízio municipal em São Paulo
A Toyota apoia iniciativas que ajudem a difundir a utilização de veículos movidos por tecnologia de propulsão sustentável no mercado nacional.
Recentemente, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos. Tal medida, que já está em vigor, dá ainda mais visibilidade aos benefícios gerados pela redução do impacto de emissões que seriam provocados por um automóvel convencional.
Para tornar o veículo híbrido ainda mais competitivo e estimular sua aquisição pelos moradores da capital paulista, a prefeitura passou também a abrir mão de 100% de sua quota-parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o que, na prática, garante 50% de desconto do valor do imposto ao proprietário de um carro híbrido.



0 Comentários