Modelo de corrida estĂ¡ mais largo, longo e potente para conquistar novos territĂ³rios
Texto e fotos: PEUGEOT
Desde que o 2008 DKR cruzou a linha de chegada no Ăºltimo Rally Dakar, uma equipe designers se debruçou sobre o novo projeto para desenvolver um veĂculo ainda mais afiado para as prĂ³ximas disputas. Se apropriando dos conhecimentos registradas na prova em janeiro, os engenheiros permaneceram fiĂ©is ao conceito de duas rodas motrizes.
Desde o inĂcio, o PEUGEOT 2008 DKR16 adquiriu uma forma muito diferente. Com uma distĂ¢ncia entre os eixos maior, o modelo apresenta “musculatura” mais desenvolvida. Ainda que pequenos, os balanços dianteiro e traseiro foram mais reduzidos para melhorar a capacidade do veĂculo de enfrentar dunas, trilhas rochosas e riachos, no percurso variado que o Dakar oferece.
AlĂ©m desse desenvolvimento, a aerodinĂ¢mica foi revista. O capĂ´ e a entrada de ar foram completamente modificados para permitir um melhor equilĂbrio do downforce entre a dianteira e a traseira, bem como melhorar o fluxo de ar. Essas alterações tambĂ©m deixaram o modelo com uma aparĂªncia mais agressiva.
Sob a carroceria de fibra de carbono, a transformaĂ§Ă£o do PEUGEOT 2008 DKR16 nĂ£o parou por aĂ. A suspensĂ£o passou por uma total recalibragem para enfrentar terrenos inĂ³spitos e, agora, o modelo dispõe de novas rodas de magnĂ©sio, em substituiĂ§Ă£o Ă s de alumĂnio, associados a pneus Michelin ainda mais robustos, leves e eficientes.
O 3.0 V6 biturbo diesel tambĂ©m ganhou potĂªncia. Sua utilizaĂ§Ă£o Ă© extensa, mas vem sendo particularmente Ăºtil nos traçados sinuosos.
Obviamente, estes desenvolvimentos foram cuidadosamente testados pelos tĂ©cnicos da Equipe PEUGEOT Total durante um programa intensivo de testes. Com uma bagagem de 17 tĂtulos no Rally Dakar em duas e quatro rodas, Stephane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Despres puderam avaliar o desenvolvimento do carro, jĂ¡ equipado com alguns desses componentes do PEUGEOT 2008 DKR16 nos veĂculos que disputaram com sucesso o Rally Silk Road da China.
Presente na sessĂ£o de treinos que validou as opções tĂ©cnicas finais do 2008 DKR16, no Marrocos, o diretor da PEUGEOT Sport, Bruno Famin, descreveu a filosofia que orientou sua concepĂ§Ă£o: “NĂ£o hĂ¡ mudança que prevaleça sobre outras. Trata-se de uma sĂ©rie de desenvolvimentos em diversas Ă¡reas que, somados, esperamos trazer uma melhoria global. Os pontos em que nos concentramos sĂ£o estabilidade do carro e facilidade de utilizaĂ§Ă£o do motor. O nosso nĂvel de preparaĂ§Ă£o Ă© muito superior do que era um ano antes do nosso primeiro Dakar. Sabemos que ainda vamos acumular muita experiĂªncia antes de estarmos realmente prontos para o Dakar em 2016”.
StĂ©phane Peterhanel e Carlos Sainz aprovaram o progresso representado pelo novo carro em termos de desempenho, potĂªncia e traĂ§Ă£o. O piloto francĂªs estĂ¡ ansioso para assumir o volante da versĂ£o 2016 do carro na competiĂ§Ă£o: “VocĂª realmente sente que o carro Ă© mais longo, mais largo e com um centro de gravidade mais baixo. EstĂ¡ muito mais estĂ¡vel e isso vai nos permitir avançar mais rĂ¡pido nas curvas. NĂ³s tambĂ©m sentimos a diferença no motor, que se mostra mais potente, mas podemos explorĂ¡-lo ainda mais em baixas rotações”.
Enquanto seus companheiros estavam engajados na China disputando o Rally Silk Road, Carlos Sainz trabalhava muito distante dali, focado no desenvolvimento do PEUGEOT 2008 DKR16. Com tantos quilĂ´metros acumulados ao volante, o espanhol tem uma idĂ©ia muito clara do seu potencial: “O teste correu bem e nĂ£o encontramos quaisquer problemas. Seu potencial Ă© muito maior do que o carro do ano passado. A confiabilidade tambĂ©m Ă© muito satisfatĂ³ria. Mudamos uma sĂ©rie de elementos em Ă¡reas crĂticas. Tanto Ă© assim que podemos considerar que este Ă© um carro completamente novo em comparaĂ§Ă£o com o de 2015”.



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