• Os acordos para fornecimento de componentes estratĂ©gicos jĂ¡ foram concluĂ­dos com os mais renomados fornecedores nacionais;
  • Inovador Sistema Modular de Desenvolvimento assegura mĂ¡xima agilidade ao processo de nacionalizaĂ§Ă£o.

Texto e fotos: Foton

A Foton Caminhões, apĂ³s fechar acordos com grandes fornecedores que atuam no PaĂ­s, estĂ¡ em fase final dos testes de rodagem de seus protĂ³tipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT. Este serĂ¡ o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairĂ¡ da linha de produĂ§Ă£o com mais de 65% de conteĂºdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, alĂ©m do FINAME.


O caminhĂ£o nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza 34 fornecedores locais jĂ¡ nomeados. Conceituadas marcas como a Cummins, para fornecer motores; ZF, para transmissĂ£o; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustĂ­vel; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, sĂ£o destaques.


ProtĂ³tipos equipados com estes componentes nacionais estĂ£o em avaliações tĂ©cnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas regiões do Brasil, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e pavimentações boas, ruins, alĂ©m de estradas de terra batida. De acordo com Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da empresa, esta Ă© a fase mais importante para validarem o modelo como o mais adequado para operações em grandes centros urbanos por todo o PaĂ­s. “Os veĂ­culos jĂ¡ rodaram em diversas condições como urbana, rodoviĂ¡ria, alĂ©m de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, ½ carga e carregado”.


Segundo Gedanken, foram realizadas importantes alterações tĂ©cnicas no projeto original chinĂªs. “SĂ£o sempre feitas melhorias quando da nacionalizaĂ§Ă£o de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, a Foton Caminhões realizou alterações para melhorar a performance da suspensĂ£o, oferecendo mais resistĂªncia, flexibilidade e conforto”.
O desempenho dos caminhões estĂ¡ totalmente de acordo com os objetivos estabelecidos pelos times de engenharia da Foton Brasil e Foton China. “O comportamento dos primeiros caminhões nacionais da Foton ficaram acima das expectativas. A nova suspensĂ£o realmente demonstrou ser muito mais adequada Ă s condições encontradas no Brasil. O consumo de combustĂ­vel ficou dentro do especificado pela fabricante de motor Cummins. O motor tambĂ©m foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a reduĂ§Ă£o de emissĂ£o de poluentes”, conta Gedanken.


Todo processo de nacionalizaĂ§Ă£o do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign. “Este sistema corresponde Ă  estratĂ©gia da Foton Caminhões em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validaĂ§Ă£o do caminhĂ£o de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde, cerca de um ano”, finaliza Gedanken.

Diferenciais
O modelo Foton de 10 toneladas Ă© ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trĂ¢nsito com a alta capacidade de carga, alĂ©m de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhĂ£o de 13 toneladas. A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 156 cv de potĂªncia e torque de 500 Nm. Esse caminhĂ£o Ă© o Ăºnico em sua categoria que oferece a conceituada transmissĂ£o ZF 6 S 500 de seis marchas, com Overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotaĂ§Ă£o e aumentando sua vida Ăºtil e economizando combustĂ­vel, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.
O grande diferencial da Foton Ă© oferecer diversos itens de sĂ©rie em seus caminhões, que sĂ£o opcionais na concorrĂªncia. Os itens sĂ£o: ar-condicionado, vidros e travas elĂ©tricas, MP3, volante regulĂ¡vel, acelerador manual eletrĂ´nico, sensor sonoro de rĂ©, defletor de ar, cabine basculante, freios ABS, barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas curvas), direĂ§Ă£o e embreagem hidrĂ¡ulicas.