Com jeito de nĂ£o Ă© comigo, a equipe italiana dĂ¡ um pulo de qualidade, vence, convence em Singapura e coloca fogo no campeonato

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com

Nunca duvide da capacidade de superaĂ§Ă£o de um italiano misturada com a competĂªncia de um alemĂ£o. Isso pode sempre te trazer algumas surpresas que, certamente nĂ£o irĂ¡ gostar. Desde o começo do ano, a equipe de Maranello vem dando pinta que vai incomodar as temidas flechas de prata germĂ¢nicas, isso porque seu agora chefĂ£o nunca se dĂ¡ por derrotado. Maurizio Arrivabene Ă© um desses cavaleiros templĂ¡rios que acredita sempre em alguma coisa mais do que se vĂª no momento.


Quando chegou Ă  equipe no fim do ano passado, todos começaram a tirar sarro do entĂ£o vendedor de carros que, por causa da sua enorme competĂªncia em inundar as ruas com os esportivos da marca nos Estados Unidos, tinha sido convidado para dirigir a equipe de FĂ³rmula 1. Foi o bastante para os enlouquecidos Tifosi apelidarem Arrivabene de Arrivederci, por considerarem que sua passagem pela equipe seria curta.


Mas nĂ£o contavam com sua astĂºcia e com a presença importantĂ­ssima do tetra campeĂ£o Vettel. Ambos fizeram uma parceria de grande sucesso, se preocuparam apenas e tĂ£o somente em desenvolver o carro para se tornar a temida equipe que jĂ¡ havia sido no passado recente, isso brigando de igual para igual com as espetaculares Mercedes.


NĂ£o foi um fim de semana normal, Ă© verdade, Hamilton nĂ£o terminou a prova e Rosberg nem chegou perto do pĂ³dio, acontece que a Ferrari dominou grande parte dos treinos e foi soberana na corrida. A Ăºnica coisa que nĂ£o mudou foram as cagadas que os pilotos fazem durante a prova, os acidentes bizarros e a falta realmente de consciĂªncia de que Ă© um esporte de risco e que machuca, muito. Teve atĂ© um pau d Ă¡gua que resolveu dar uma banda na pista e provocou a entrada do Safety Car, coisas da capital do terceiro milĂªnio que, se fosse em qualquer outra pista do planeta, o babaca do Ecclestone iria abolir do campeonato atĂ© 3.089, mas como lĂ¡ tem grana, passa batido.


O que dizer do acidente de Massa com Hulkenberg? Nada, sĂ£o dois babacas e o encontro de ambos foi coisa de corrida, apesar da direĂ§Ă£o de prova punir o alemĂ£o. O que estĂ¡ errada Ă© a saĂ­da do box ser exatamente na tangĂªncia da curva, aĂ­ nĂªgo, a coisa fica no risco e que se dane. Ainda sou da opiniĂ£o que nĂ£o se deve vender vaga, nĂ£o se deve segurar piloto por causa de patrocĂ­nio, a FĂ³rmula 1 estĂ¡ errada em conceito, força as equipes a correr atrĂ¡s de dinheiro a qualquer custo para se manterem em um show que Ă©, digamos, mediano.


Voltando Ă  corrida, quem tambĂ©m sobrou foi a Red Bull, o Ricciardo Ă© piloto de ponta e o carro começou a se achar agora. Pena a Renault afirmar que nĂ£o vai mais fornecer motores para a equipe austrĂ­aca e serĂ¡ uma pena maior se, caso nĂ£o consiga um propulsor no nĂ­vel que eles querem, ameaçam se retirar da categoria e isso Ă© uma pena.


O resto, realmente foi o resto, se posso citar uma coisa positiva, foi o Felipe Nasr voltar a pontuar, ele vai continuar na equipe ano que vĂªm, mas nĂ£o tem milagre, a Sauber vai continuar do mesmo jeito porque, simplesmente eles querem continuar do mesmo jeito. Quem sabe em 2017 o brasileiro nĂ£o ache uma equipe mais preocupada em chegar lĂ¡ do que viver de resultados esporĂ¡dicos.


Vou ficando por aqui, no fim de semana eles voltam Ă  pista no JapĂ£o, casa da Honda, onde as glĂ³rias do passado com a mesma McLaren sĂ£o apenas doces lembranças, hoje a coisa nĂ£o Ă© boa mesmo. Tem tambĂ©m a MotoGP em AragĂ³n, essa sim, vale a pena acordar cedo para assistir. Na semana que vĂªm eu volto para contar tudo.


Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha pĂ¡gina no Facebook: www.facebook.com/borrachatv