O amortecedor é um dos principais componentes do sistema de suspensão do carro
Texto e fotos: DPaschoal
O conjunto (amortecedor, mola, batente, pivô, barra estabilizadora e bandeja) é responsável por absorver os impactos do veículo no solo, pela estabilidade nas curvas, pelo conforto dos condutores e são eles que mantêm os pneus em contato com o solo.
Como vivem “escondidos”, às vezes acabam esquecidos, gerando um desgaste maior das peças e comprometendo a dirigibilidade e segurança.
Segundo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, o correto é realizar manutenção da suspensão a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos anormais vindo da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus.
A DPaschoal lista alguns cuidados básicos que garantem a maior vida útil do equipamento e a segurança de seus ocupantes.
- Caso não consiga desvair de um buraco, reduza a velocidade ao máximo possível e passe de frente. Um choque brusco pode acarretar a quebra da peça e ou de componentes internos. A mesma orientação é válida para lombadas. Passe sempre de frente, alinhe as duas rodas dianteiras para que passem juntas, fazendo o mesmo com as traseiras;
- Realize revisões periódicas nos componentes da suspensão. No decorrer da utilização do veiculo eles sofrem desgastes naturais;
- Evite andar com o veiculo com excesso de peso. O hábito diminui a vida útil de peças do conjunto de suspensão e força outras partes do carro, como pneus e motor, podendo também aumentar o consumo de combustível;
- Jamais use amortecedor recondicionado. Somente amortecedores novos garantem a segurança dos ocupantes do veículo;
- E andar com os pneus calibrados faz toda a diferença. Calibragem adequada conserva a suspensão, pois evita impacto com intensidade superior à necessária.
Leandro Vanni informa que, a partir de janeiro de 2016, todos os revendedores só podem comercializar amortecedores que possuam o selo do Inmetro. E termina dizendo: “A melhor maneira de manter seu carro em dia é realizar revisões de segurança. O procedimento pode detectar problemas em fase inicial, muitas vezes de baixo custo e evitar problemas e gastos maiores futuramente, além de garantir a segurança do condutor”.
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