A Subaru apresentou os dois irmãos WRX, que chegam para marcar uma nova era dos esportivos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Subaru

Não é a toa que a CAOA é a importadora exclusiva da marca no Brasil, é preciso ter muita experiência para poder vender e oferecer a manutenção para uma das marcas mais icônicas de carros esportivos. A Subaru é uma das poucas montadoras do mundo que leva a ferro e fogo as primícias de desenvolvimento de um modelo utilizando pistas de competição como laboratório.


Não foi diferente com esses dois modelos, que foram apresentados aos jornalistas especializados em um evento, como não poderia deixar de ser, na pista particular da Fazenda Capuava, um traçado seletivo que foi imaginado e realizado por um apaixonado por velocidade, o saudoso Alcides Diniz.


Os modelos WRX e WRX STI são duas máquinas que primam pelo confiável conjunto mecânico e pelo design altamente agressivo, tem linhas arrojadas e apêndices aerodinâmicos que fazem deste um objeto de desejo para quem gosta de conforto, segurança e principalmente desempenho. É uma grande honra participar do primeiro test drive da marca no Brasil, afinal de contas, nem sempre se pode experimentar o inédito prazer de dirigir um carro desta categoria.


Os dois modelos são produzidos no Japão, e tem características muito particulares, embora utilizem a mesma base. No caso do WRX, ele é um esportivo voltado para os grandes centros urbanos. Ele é equipado com o motor “FA20” Boxer Turbo 2.0 litros, com injeção direta de combustível (DIT), atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e 35,7 kgfm a 5.200 rpm e transmissão automática Sport Lineartronic de até oito velocidades. Essa transmissão também conta com o SUBARU Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do veículo entre três modos - "Intelligent", "Sport” e "Sport Sharp".


O SUBARU WRX terá versão única de acabamento, mas com uma ampla lista de equipamentos de série: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18” de liga - leve, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.


Hora de ir pra pista ver o que esse nipônico tem a nos oferecer e para um carro urbano de desempenho esportivo, ele surpreende. Uma ótima tecnologia aplicada é a do Active Torque Vectoring, um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. É firme nas curvas e responde muito rapidamente nas retomadas de velocidade e retas, a suspensão não tem a rigidez de um carro de corrida, mas é segura e altamente confiável, dá pra acelerar no meio da curva que ele nem reclama.


O carro tem um acabamento superior, é bonito e suas cores são harmoniosas, o volante com base plana forrado de couro, traz controles de áudio e Bluetooth. Já os bancos dianteiros esportivos “abraçam” e garantem uma posição sempre fixa pra motorista e passageiro. Os itens de conforto e segurança incluem tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE”, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.


Na parte central do painel do WRX está a tela touchscreen de 6,2” com todas as funcionalidades do sistema de áudio, sincronizar o dispositivo com o celular e visualizar a imagem da câmera de ré. E não pára por aí, tem outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.


O carro é muito confortável e tem um excelente espaço interno, os bancos dianteiros ficam ligeiramente mais altos que os traseiros, uma característica de carros esportivos, que garantem aos passageiros da parte traseira uma maior segurança e que possam aproveitar a viagem desfrutando de tudo que o WRX oferece.


Depois do almoço e de algumas garrafas de água, é a vez de partir para testar o irmão mais nervoso. O WRX STI, além da cara de invocado tem um penduricalho aerodinâmico que, de cara parece ser apenas estético, mas que faz toda diferença quando colocamos a criança para desfrutar a pista: um aerofólio.


Ele lembra demais as suas origens no WRC (FIA Word Rally Championship) principalmente no design pouco modificado. Ele foi desenvolvido para oferecer o máximo desempenho, precisão e prazer de dirigir, é um verdadeiro esportivo, ele tem a ampla experiência, tradição e inovação da SUBARU Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da SUBARU e responsável pelo desenvolvimento dos modelos de competição.


O SUBARU WRX STI é equipado com sistema de tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD). Esse sistema, aliado ao motor Boxer, conquistou por três vezes o título do Campeonato Mundial de Rali, foi testado nas 24 Horas de Nürburgring e a Isle of Man TT Road Course, prova em que o modelo estabeleceu o novo recorde de tempo. Outra novidade é o Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Torque), que funciona em conjunto com um pacote tecnológico que inclui a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s Control Center Differential), o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e o conjunto de freios esportivos Brembo de alta performance. Completando, estão novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga, com 18” de diâmetro, os pneus de perfil 245/40 R18.


Como bom esportivo que se preza, ele tem o motor Boxer Turbo, 2.5 litros, câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer mais esportividade nas trocas de marchas e desenvolve potência máxima de 310 cv (305 hp) a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h e o sedan necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.


E não é só a cara que assusta, o menino é temperamental e muito nervoso. Na pista da Fazenda Capuava ele realmente “come” o asfalto com muita facilidade e segurança. A suspensão mais dura (pode ser ajustada para uma forma mais convencional) garante as freadas mais dentro das parábolas e retomadas muito rápidas e fortes nas saídas.


Fiz o teste utilizando toda eletrônica disponível e forçando o carro ao erro, coisa que é praticamente impossível se todos os sistemas de controle estiverem atuando. Já em uma volta menos convencional, optei por desligar os controles de estabilidade e tração, mesmo assim, para se errar e o carro sair nas quatro rodas tem que se fazer um esforço sobre-humano, e acreditem, sem o auxilio eletrônico ainda é muito difícil.


O desempenho é espetacular, quando se sai das curvas para rasgar a reta o carro parece empinar, a cavalaria toda é despejada a atingir 190 km/h não é nada difícil. O que chama muito a atenção é a progressão da direção servo assistida. O endurecimento nas situações de velocidade mais alta e o amolecimento durante os contornos de curvas garantem uma dirigibilidade muito boa em situação de pista, se transportar para ruas e estradas, a garantia de um carro sempre seguro é fato.


Internamente ele difere pouco do seu irmão menos esportivo, os bancos com laterais e costuras em vermelho junto com outros detalhes da mesma cor presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. A novidade é o volante de base reta, nos raios estão instalados os botões de acionamento do sistema de áudio e os comandos do piloto automático.


Os dois modelos já estão nas 10 concessionárias da marca, que vai inaugurar mais 4 até o fim do ano e segundo Flávio Padovan, diretor geral da SUBARU no Brasil, no período de 12 meses a marca pretende atingir a marca de 500 unidades vendidas. O preço do WRX é de R$ 147.900 e do WRX STI R$ 194.900, e pelo jeito vai fazer muito marmanjo babar por essas duas máquinas.

FICHA TÉCNICA


MOTORIZAÇÃO
Tipo
Boxer, pistões horizontalmente opostos, gasolina, de quatro tempos e quatro cilindros, com alimentação turbo, DOHC e 16 válvulas
Diâmetro x curso do pistão (mm)
86 x 86
Cilindrada (cm³)
1.998
Taxa de compressão
10,6:1
Sistema de injeção de combustível
Injeção direta de gasolina
Capacidade do tanque de combustível
60 litros

DESEMPENHO
Potência máxima (DIN)
270 cv / 5.600 rpm
Torque máximo (DIN)
35,7 kgfm / 2.400 - 5.200 rpm
Velocidade máxima
240 km/h
Aceleração (0 - 100 km/h)
6,3 s (Sport Lineartronic)

SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Tipo de tração
Tração 4x4, sistema All-Wheel Drive, com Distribuição de Torque Variável
Relações de transmissão
3,505 (S#: 3,505)
2,238 (S#: 2,405)
1,641 (S#: 1,855)
1,194 (S#: 1,544)
0,880 (S#: 1,258)
0,611 (S#: 1,032)
- (S#: 0,856)
- (S#: 0,716)
marcha-ré
2,345
Relação final
3,900

DIMENSÕES E PESOS
Comprimento total (mm)
4.595
Largura total (mm)
1.795
Altura total (mm)
1.475
Distância entre-eixos (mm)
2.650
Bitola dianteira (mm)
1.530
Bitola traseira (mm)
1.540
Distância mínima em relação ao solo (mm)
135
Capacidade de carga (litros)
460
Peso em ordem de marcha (kg)
1.529

CHASSIS
Direção
Pinhão e cremaleira, servo assistida de relação rápida (14,3:1)
Giro mínimo das rodas
5,4 m
Suspensão dianteira
Tipo McPherson
Suspensão traseira
Com duplo braço oscilante
Freios
Freios com sistema ABS de 4 sensores e 4 canais de Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem
Dianteiro
Disco de freios ventilados de 12,4" de diâmetro
Traseiro
Freios à disco de 11,3" de diâmetro
Rodas
18 x 8,5"
Pneus
245/40 R18


MOTORIZAÇÃO
Tipo
Boxer, pistões horizontalmente opostos, gasolina, de quatro tempos e quatro cilindros, com alimentação turbo e intercooler
Diâmetro x curso do pistão (mm)
99,5 x 79,0
Cilindrada (cm³)
2.457
Taxa de compressão
8,2:1
Sistema de injeção de combustível
Injeção eletrônica sequencial multiponto
Capacidade do tanque de combustível
60 litros

DESEMPENHO
Potência máxima (DIN)
310 cv / 6.000 rpm
Torque máximo (DIN)
41,5 kgfm /4.000 rpm
Velocidade máxima
255 km/h
Aceleração (0 - 100 km/h)
5,2 s

SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Tipo de tração
Tração 4x4, sistema All-Wheel Drive, com Diferencial Central Controlado pelo Motorista
Relações de transmissão
3,636
2,235
1,590
1,137
0,891
0,707
marcha-ré
3,545
Relação final
3,900

DIMENSÕES E PESOS
Comprimento total (mm)
4.595
Largura total (mm)
1.795
Altura total (mm)
1.475
Distância entre-eixos (mm)
2.650
Bitola dianteira (mm)
1.530
Bitola traseira (mm)
1.540
Distância mínima em relação ao solo (mm)
135
Capacidade de carga (litros)
460
Peso em ordem de marcha (kg)
1.516

CHASSIS
Direção
Pinhão e cremaleira, servo assistida de relação rápida (13,3:1)
Giro mínimo das rodas
5,45 m
Suspensão dianteira
Invertida, tipo McPherson
Suspensão traseira
Com duplo braço oscilante
Freios
Freios Brembo de alta performance
Dianteiro
pinça de freio Brembo com 4 pistões e disco ventilados de 13"
Traseiro
pinça de freio Brembo com 2 pistões e disco ventilados de 12,6"
Rodas
18 x 8,5"
Pneus
245/40 R18