A Subaru apresentou os dois
irmãos WRX, que chegam para marcar uma nova era dos esportivos
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Subaru
Não é a toa que a CAOA é a importadora exclusiva da marca
no Brasil, é preciso ter muita experiência para poder vender e oferecer a
manutenção para uma das marcas mais icônicas de carros esportivos. A Subaru é
uma das poucas montadoras do mundo que leva a ferro e fogo as primícias de
desenvolvimento de um modelo utilizando pistas de competição como laboratório.
Não foi diferente com esses dois
modelos, que foram apresentados aos jornalistas especializados em um evento,
como não poderia deixar de ser, na pista particular da Fazenda Capuava, um
traçado seletivo que foi imaginado e realizado por um apaixonado por
velocidade, o saudoso Alcides Diniz.
Os modelos WRX e WRX STI são duas
máquinas que primam pelo confiável conjunto mecânico e pelo design altamente
agressivo, tem linhas arrojadas e apêndices aerodinâmicos que fazem deste um
objeto de desejo para quem gosta de conforto, segurança e principalmente
desempenho. É uma grande honra participar do primeiro test drive da marca no
Brasil, afinal de contas, nem sempre se pode experimentar o inédito prazer de
dirigir um carro desta categoria.
Os dois modelos são produzidos no
Japão, e tem características muito particulares, embora utilizem a mesma base.
No caso do WRX, ele é um esportivo voltado
para os grandes centros urbanos. Ele é equipado com o motor “FA20” Boxer Turbo 2.0 litros , com injeção
direta de combustível (DIT), atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a
5.600 rpm e 35,7 kgfm a 5.200 rpm e transmissão automática Sport Lineartronic
de até oito velocidades. Essa transmissão também conta com o SUBARU Intelligent
Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do
veículo entre três modos - "Intelligent", "Sport” e "Sport
Sharp".
O SUBARU WRX terá versão única de acabamento, mas com uma ampla lista
de equipamentos de série: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18” de liga - leve,
revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de
acabamento em carbono, entre outros.
Hora de ir pra pista ver o que
esse nipônico tem a nos oferecer e para um carro urbano de desempenho
esportivo, ele surpreende. Uma ótima tecnologia aplicada é a do Active Torque
Vectoring, um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve
pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de
frente) e melhorar a resposta à direção. É firme nas curvas e responde muito
rapidamente nas retomadas de velocidade e retas, a suspensão não tem a rigidez
de um carro de corrida, mas é segura e altamente confiável, dá pra acelerar no
meio da curva que ele nem reclama.
O carro tem um acabamento
superior, é bonito e suas cores são harmoniosas, o volante com base plana
forrado de couro, traz controles de áudio e Bluetooth. Já os bancos dianteiros
esportivos “abraçam” e garantem uma posição sempre fixa pra motorista e
passageiro. Os itens de conforto e segurança incluem tela de cristal líquido de
3,5” , com
informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e
parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução,
marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE”, eventuais alertas de
falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.
Na parte central do painel do WRX está a tela touchscreen de 6,2” com todas as
funcionalidades do sistema de áudio, sincronizar o dispositivo com o celular e visualizar
a imagem da câmera de ré. E não pára por aí, tem outro display LCD com 4,3” , instalado na área
superior do painel de instrumentos, que exibe informações do veículo e de sua
condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado
e computador de bordo.
O carro é muito confortável e tem
um excelente espaço interno, os bancos dianteiros ficam ligeiramente mais altos
que os traseiros, uma característica de carros esportivos, que garantem aos
passageiros da parte traseira uma maior segurança e que possam aproveitar a
viagem desfrutando de tudo que o WRX
oferece.
Depois do almoço e de algumas
garrafas de água, é a vez de partir para testar o irmão mais nervoso. O WRX STI, além da cara de invocado tem
um penduricalho aerodinâmico que, de cara parece ser apenas estético, mas que
faz toda diferença quando colocamos a criança para desfrutar a pista: um
aerofólio.
Ele lembra demais as suas origens
no WRC (FIA Word Rally Championship)
principalmente no design pouco modificado. Ele foi desenvolvido para oferecer o
máximo desempenho, precisão e prazer de dirigir, é um verdadeiro esportivo, ele
tem a ampla experiência, tradição e inovação da SUBARU Tecnica Internacional
(STI), divisão de alta performance da SUBARU e responsável pelo desenvolvimento
dos modelos de competição.
O SUBARU WRX STI é equipado com sistema de tração integral SUBARU
Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD). Esse sistema, aliado ao motor Boxer, conquistou
por três vezes o título do Campeonato Mundial de Rali, foi testado nas 24 Horas
de Nürburgring e a Isle of Man TT Road Course, prova em que o modelo
estabeleceu o novo recorde de tempo. Outra novidade é o Active Torque Vectoring
(Vetorização Ativa de Torque), que funciona em conjunto com um pacote
tecnológico que inclui a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s
Control Center Differential), o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive
(SAWD) e o conjunto de freios esportivos Brembo de alta performance. Completando,
estão novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga, com 18” de diâmetro, os pneus de
perfil 245/40 R18.
Como bom esportivo que se preza,
ele tem o motor Boxer Turbo, 2.5
litros , câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido
para oferecer mais esportividade nas trocas de marchas e desenvolve potência
máxima de 310 cv (305 hp) a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque
a 4.000 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h e o sedan
necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h .
E não é só a cara que assusta, o
menino é temperamental e muito nervoso. Na pista da Fazenda Capuava ele
realmente “come” o asfalto com muita facilidade e segurança. A suspensão mais
dura (pode ser ajustada para uma forma mais convencional) garante as freadas
mais dentro das parábolas e retomadas muito rápidas e fortes nas saídas.
Fiz o teste utilizando toda
eletrônica disponível e forçando o carro ao erro, coisa que é praticamente
impossível se todos os sistemas de controle estiverem atuando. Já em uma volta
menos convencional, optei por desligar os controles de estabilidade e tração,
mesmo assim, para se errar e o carro sair nas quatro rodas tem que se fazer um
esforço sobre-humano, e acreditem, sem o auxilio eletrônico ainda é muito
difícil.
O desempenho é espetacular,
quando se sai das curvas para rasgar a reta o carro parece empinar, a cavalaria
toda é despejada a atingir 190
km/h não é nada difícil. O que chama muito a atenção é a
progressão da direção servo assistida. O endurecimento nas situações de
velocidade mais alta e o amolecimento durante os contornos de curvas garantem
uma dirigibilidade muito boa em situação de pista, se transportar para ruas e
estradas, a garantia de um carro sempre seguro é fato.
Internamente ele difere pouco do
seu irmão menos esportivo, os bancos com laterais e costuras em vermelho junto
com outros detalhes da mesma cor presentes na alavanca do câmbio e no centro do
painel de instrumentos. A novidade é o volante de base reta, nos raios estão
instalados os botões de acionamento do sistema de áudio e os comandos do piloto
automático.
Os dois modelos já estão nas 10
concessionárias da marca, que vai inaugurar mais 4 até o fim do ano e segundo
Flávio Padovan, diretor geral da SUBARU no
Brasil, no período de 12 meses a marca pretende atingir a marca de 500 unidades
vendidas. O preço do WRX é de R$
147.900 e do WRX STI R$ 194.900, e
pelo jeito vai fazer muito marmanjo babar por essas duas máquinas.
FICHA TÉCNICA
MOTORIZAÇÃO
|
||
Tipo
|
Boxer,
pistões horizontalmente opostos, gasolina, de quatro tempos e quatro
cilindros, com alimentação turbo, DOHC e 16 válvulas
|
|
Diâmetro
x curso do pistão (mm)
|
86
x 86
|
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.998
|
|
Taxa
de compressão
|
10,6:1
|
|
Sistema
de injeção de combustível
|
Injeção
direta de gasolina
|
|
Capacidade
do tanque de combustível
|
||
DESEMPENHO
|
||
Potência
máxima (DIN)
|
270
cv / 5.600 rpm
|
|
Torque
máximo (DIN)
|
35,7
kgfm / 2.400 - 5.200 rpm
|
|
Velocidade
máxima
|
||
Aceleração
(0 -
|
6,3
s (Sport Lineartronic)
|
|
SISTEMA
DE TRANSMISSÃO
|
||
Tipo
de tração
|
Tração
4x4, sistema All-Wheel Drive, com Distribuição de Torque Variável
|
|
Relações
de transmissão
|
1ª
|
3,505
(S#: 3,505)
|
2ª
|
2,238
(S#: 2,405)
|
|
3ª
|
1,641
(S#: 1,855)
|
|
4ª
|
1,194
(S#: 1,544)
|
|
5ª
|
0,880
(S#: 1,258)
|
|
6ª
|
0,611
(S#: 1,032)
|
|
7ª
|
-
(S#: 0,856)
|
|
8ª
|
-
(S#: 0,716)
|
|
marcha-ré
|
2,345
|
|
Relação
final
|
3,900
|
|
DIMENSÕES
E PESOS
|
||
Comprimento
total (mm)
|
4.595
|
|
Largura
total (mm)
|
1.795
|
|
Altura
total (mm)
|
1.475
|
|
Distância
entre-eixos (mm)
|
2.650
|
|
Bitola
dianteira (mm)
|
1.530
|
|
Bitola
traseira (mm)
|
1.540
|
|
Distância
mínima em relação ao solo (mm)
|
135
|
|
Capacidade
de carga (litros)
|
460
|
|
Peso
em ordem de marcha (kg)
|
1.529
|
|
CHASSIS
|
||
Direção
|
Pinhão
e cremaleira, servo assistida de relação rápida (14,3:1)
|
|
Giro
mínimo das rodas
|
||
Suspensão
dianteira
|
Tipo
McPherson
|
|
Suspensão
traseira
|
Com
duplo braço oscilante
|
|
Freios
|
Freios
com sistema ABS de 4 sensores e 4 canais de Distribuição Eletrônica da Força
de Frenagem
|
|
Dianteiro
|
Disco
de freios ventilados de 12,4" de diâmetro
|
|
Traseiro
|
Freios
à disco de 11,3" de diâmetro
|
|
Rodas
|
18
x 8,5"
|
|
Pneus
|
245/40
R18
|
MOTORIZAÇÃO
|
||
Tipo
|
Boxer,
pistões horizontalmente opostos, gasolina, de quatro tempos e quatro
cilindros, com alimentação turbo e intercooler
|
|
Diâmetro
x curso do pistão (mm)
|
99,5
x 79,0
|
|
Cilindrada
(cm³)
|
2.457
|
|
Taxa
de compressão
|
8,2:1
|
|
Sistema
de injeção de combustível
|
Injeção
eletrônica sequencial multiponto
|
|
Capacidade
do tanque de combustível
|
||
DESEMPENHO
|
||
Potência
máxima (DIN)
|
310
cv / 6.000 rpm
|
|
Torque
máximo (DIN)
|
41,5
kgfm /4.000 rpm
|
|
Velocidade
máxima
|
||
Aceleração
(0 -
|
5,2
s
|
|
SISTEMA
DE TRANSMISSÃO
|
||
Tipo
de tração
|
Tração
4x4, sistema All-Wheel Drive, com Diferencial Central Controlado pelo
Motorista
|
|
Relações
de transmissão
|
1ª
|
3,636
|
2ª
|
2,235
|
|
3ª
|
1,590
|
|
4ª
|
1,137
|
|
5ª
|
0,891
|
|
6ª
|
0,707
|
|
marcha-ré
|
3,545
|
|
Relação
final
|
3,900
|
|
DIMENSÕES
E PESOS
|
||
Comprimento
total (mm)
|
4.595
|
|
Largura
total (mm)
|
1.795
|
|
Altura
total (mm)
|
1.475
|
|
Distância
entre-eixos (mm)
|
2.650
|
|
Bitola
dianteira (mm)
|
1.530
|
|
Bitola
traseira (mm)
|
1.540
|
|
Distância
mínima em relação ao solo (mm)
|
135
|
|
Capacidade
de carga (litros)
|
460
|
|
Peso
em ordem de marcha (kg)
|
1.516
|
|
CHASSIS
|
||
Direção
|
Pinhão
e cremaleira, servo assistida de relação rápida (13,3:1)
|
|
Giro
mínimo das rodas
|
||
Suspensão
dianteira
|
Invertida,
tipo McPherson
|
|
Suspensão
traseira
|
Com
duplo braço oscilante
|
|
Freios
|
Freios
Brembo de alta performance
|
|
Dianteiro
|
pinça
de freio Brembo com 4 pistões e disco ventilados de 13"
|
|
Traseiro
|
pinça
de freio Brembo com 2 pistões e disco ventilados de 12,6"
|
|
Rodas
|
18
x 8,5"
|
|
Pneus
|
245/40
R18
|
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