• Inédito: início da fabricação da S-Cam 3 em vários segmentos mundiais de veículos;
  • Potência de processamento seis vezes maior que a geração anterior;
  • Opções de funções de segurança incluem detecção de semáforos, identificação de animais grandes e objetos gerais, frenagem automática de emergência para pedestres à noite e muito mais.

Texto e fotos: ZF TRW

A ZF TRW, uma divisão da ZF Friedrichshafen AG, divulgou que a terceira geração de câmeras de vídeo, a S-Cam 3, entrará pela primeira vez na produção das quatro principais plataformas globais de veículos. A tecnologia é uma das diversas novidades que a ZF apresenta  na Alemanha neste mês de Julho.


Até o final de 2015, a tecnologia começará a ser montada em uma série de sedãs do segmento compacto C e D e crossovers na Europa, América do Norte e Ásia. Com potência de processamento seis vezes maior que a geração anterior de câmeras, a tecnologia oferece funções como detecção de semáforos, identificação de animais grandes e objetos gerais, bem como a frenagem automática de emergência para pedestres à noite.
“O lançamento da S-Cam 3 é um marco importante para tornar a tecnologia de segurança ativa acessível ao mercado automotivo de massa. As câmeras são valorizadas pelos benefícios que proporcionam e a S-Cam 3 foi classificada com o nível B pelo padrão americano ASIL (sigla em inglês que significa Nível de Segurança e Integridade Automotiva) pelo seu maior desempenho em segurança funcional”, comenta Andy Whydell, diretor de planejamento de produto da ZF TRW. “Na terceira geração, nossa câmera de vídeo tem tecnologia comprovada e altamente sofisticada, que viabiliza decisões essenciais de segurança e oferece uma forte base para sistemas de segurança ativa quando combinada com outros sensores e atuadores.”
Projetada para atender aos requisitos das funções de condução automatizada, a quarta geração da família S-Cam 4 – que levará o chip EyeQ4 da Mobileye – está prevista para ser lançada em 2018 e terá uma versão mono-câmera com lente única e uma variante premium com lente tripla, que inclui uma lente telefoto para melhor capacidade sensorial de longa distância, além de uma lente fisheye (olho de peixe) para perto. A câmera da nova geração foi recentemente escolhida por uma das maiores montadoras europeias para compor várias de suas plataformas.
“A TRW vem desenvolvendo sistemas de assistência ao motorista há várias décadas, sendo reconhecida como líder em sistemas de câmeras e radares. Oferecemos mundialmente soluções escaláveis e acessíveis aos nossos clientes, para que possam atender às exigências legais em seus respectivos países e obter a classificação NCAP máxima (Programa de Avaliação de Carros Novos)”, conclui Whydell.