• O sistema semiautomatizado de direção assistida em rodovias (Highway Driving Assist) possibilita esterçar, frear e acelerar automaticamente acima de 40 km/h;
  • Combinação do controle de velocidade adaptável e da centralização na faixa para manter o carro na pista e distante do veículo à frente;
  • Próximo passo: sistema de sensores 360° com capacidades laterais, como controle de mudança de faixa.

Texto e fotos: ZF TRW

A ZF TRW demonstra suas capacidades de inovação contínua na Alemanha, neste mês de Julho. Uma das novidades é o sistema semiautomatizado de direção assistida em rodovias (Highway Driving Assist), que possibilita funções automáticas de esterçamento, frenagem e aceleração com velocidade acima de 40 km/h.
“Estamos seguindo uma abordagem modular para funções de condução automatizada, mostrando o que atualmente é possível com tecnologia comprovada. Os motoristas deverão confiar na tecnologia e comprovar seus benefícios à medida que chegamos a níveis mais elevados de automação, que levarão à maior conveniência e ao nosso grande objetivo: estradas e veículos mais seguros”, comenta Peter Lake, vice-presidente executivo de vendas e desenvolvimento de negócios da ZF TRW.


O veículo de demonstração é equipado com o radar AC1000 e a câmera de vídeo S-Cam 3 da ZF TRW, juntamente com o sistema de direção elétrica EPS BD (Electrically Powered Steering Belt Drive) e controle eletrônico de estabilidade veicular EBC 460 (Electronic Stability Control) – uma combinação das funcionalidades de velocidade adaptável ACC (Adaptive Cruise Control) e centralização na faixa da rodovia LCA (Lane Centering Assist). O ACC mantém o veículo a uma velocidade predefinida até encontrar com um carro mais lento à sua frente, ou se outro automóvel cortar a faixa, freando e/ou acelerando, o sistema é acionado automaticamente para manter uma distância de segurança determinada pelo motorista (intervalo de tempo constante) do veículo dianteiro. Ao mesmo tempo, a câmera de visão frontal faz uma varredura das marcações da pista para manter o carro no centro da via pelo sistema de direção elétrica, sendo que o motorista pode assumir o comando a qualquer momento.
“O protótipo do veículo é um marco na integração de sistemas – uma das principais capacidades da ZF TRW como única fornecedora mundial de sistemas completos de segurança. A vantagem dessas tecnologias está na sua versatilidade e escalabilidade – uma vez que o mesmo hardware de sensores pode ser aplicado em diferentes funções para atender aos requisitos das montadoras. Por exemplo: o hardware de ajuda ao motorista também pode oferecer a função de assistência à direção de emergência”, completa Lake.
“Ainda apresentaremos um sistema de sensores 360° que permitirá aos veículos assumirem o comando automaticamente (controle de mudança de faixa). A próxima década será uma grande oportunidade para tornar a experiência de dirigir muito mais prazerosa e aumentar consideravelmente a segurança nas estradas.”