- PreVision Cloud Assist conta com tecnologia em nuvem capaz de interferir automaticamente na condução do automóvel em situações de risco;
- Sistema inovador reconhece trajetos percorridos anteriormente e ajusta o veículo para a condução mais segura considerando topografia e curvas.
Texto e fotos: ZF
Segurança e eficiência em qualquer estrada como nos trajetos diários: a ZF mostra que isso é possível com o PreVision Cloud Assist, a estratégia de condução com tecnologia em nuvem instalada no Veículo Urbano Inteligente da marca, apresentada pela ZF na Alemanha durante este mês. Se o motorista entrar em alta velocidade em uma curva, com o sistema ativado, o programa PreVision Cloud Assist diminui o torque e reduz a velocidade sem acionamento mecânico do freio. Diferentemente dos sistemas de assistência ao motorista controlados por GPS, além de considerar os dados topográficos, o PreVision Cloud Assist inclui em suas análises as experiências realizadas anteriormente no mesmo caminho e faz com que o motorista sempre faça as curvas com a mesma velocidade que julgar ideal, o que torna a condução mais eficiente, reduz as emissões de CO2 e aumenta a segurança.
“As possibilidades oferecidas por um sistema de assistência ao motorista com tecnologia em nuvem como o PreVision Cloud Assist são infinitas”, declara Dr. Harald Naunheimer, responsável pelo departamento corporativo de pesquisa e desenvolvimento da ZF Friedrichshafen AG. “A versão atual do Veículo Urbano Inteligente da ZF comprova essa realidade em termos de segurança e eficiência.” O programa de assistência evita que as curvas sejam feitas com velocidades muito elevadas, que colocam o motorista em situação de perigo. “Além disso, o sistema oferece suporte na condução defensiva – um benefício adicional na eficiência energética e proteção ambiental, sem contar que aumenta as possibilidades do Veículo Urbano Inteligente por meio do acionamento elétrico.”
Segurança e eficiência nas curvas
A função de auxílio do PreVision Cloud Assist vai muito além das soluções de integração da rede interna do veículo e coloca no automóvel a conectividade em nuvem, já que, em cada trajeto, o programa coleta todas as coordenadas relevantes para a posição do carro, a velocidade atual, bem como a aceleração transversal e longitudinal, e armazena essas informações na nuvem. Ao usar esses dados juntamente com o material de mapeamento do GPS instalado no sistema, a função calcula o modo ideal de condução para cada seção do caminho rodado. Se, por exemplo, o motorista entrar na curva com velocidade mais alta que de costume no mesmo percurso, o PreVision Cloud Assist reduz antecipadamente o torque de acionamento até o Veículo Urbano Inteligente alcançar a velocidade ideal para o carro fazer a curva sem necessidade de ativar o freio. Em seguida, ao sair da curva, o motorista pode voltar a acelerar o quanto quiser.
Confiança na experiência ao invés dos mapas
O motorista mantém o pé no acelerador mesmo quando o sistema é acionado. Se for necessário ajustar a velocidade, o próprio motorista pode assumir o comando sobre o processo de assistência a qualquer momento e controlar a função com um kick-down. Quando o veículo passar de novo pela mesma curva, o programa considera automaticamente a atitude do motorista na situação anterior. “O PreVision Cloud Assist foi projetado como sistema que aprende, o que gera um visível benefício adicional”, explica Harald Naunheimer. "Cada vez que o veículo é conduzido, são coletadas informações sobre as condições da estrada, largura da pista ou visibilidade nas curvas que nenhum programa de GPS baseado apenas em mapas possui. O PreVision Cloud Assist trata esses dados como valores obtidos com experiências anteriores e oferece apoio perfeito ao motorista.”
Modos de condução esportiva e econômica
A função de assistência pode ser ativada e desativada ao pressionar apenas um botão. Graças a duas versões diferentes, o motorista pode adaptar o PreVision Cloud Assist ao seu estilo de condução, antes de iniciar a viagem. No modo Eco, a função seleciona a maneira mais econômica de conduzir na curva à frente e reduz a velocidade com a devida antecedência. Com a mesma eficiência, mas sem abrir mão da dinâmica, o motorista pode dirigir no modo Sport, no qual o programa desacelera mais tarde, mas em tempo de alcançar a velocidade ideal para entrar na curva sem ativar o freio mecânico; porém, com recuperação da energia elétrica no motor.
Um único sistema para uma infinidade de opções
“O PreVision Cloud Assist não é apenas interessante para o momento presente de condução”, esclarece Harald Naunheimer. “A tecnologia em nuvem oferece a opção de fazer uma análise dos dados após a condução e utilizar essas informações para otimizar os produtos instalados no veículo.” Por outro lado, os amplos recursos de memória possibilitam incluir uma série de fatores adicionais na avaliação e disponibilizar os mesmos em qualquer lugar, o que permite que dados em tempo real, como condições climáticas ou a situação no trânsito, sejam integrados ao sistema. Outra vantagem é que os motoristas não familiarizados com um determinado trajeto podem se beneficiar com as experiências de outros veículos interligados com o programa, tornando o carro tão seguro e eficiente tanto em estradas desconhecidas como em percursos feitos diariamente.




0 Comentários