Oferecido em duas versões, os modelos chegam às concessionárias da marca em julho desse ano como uma evolução do RZR S 800
Texto e fotos: SD&Press
Mantendo o foco em tecnologia e inovação de produtos, a Polaris, líder mundial no segmento de ATV (quadriciclo) e UTV (side-by-side), apresenta duas versões do novo RZR S 900, que trazem uma combinação perfeita de potência, suspensão e agilidade, destinada ao público que deseja a versatilidade de um veículo capaz de oferecer um ótimo desempenho, tanto em trilhas, como em competições off-road.
A previsão de chegada ao mercado para essas máquinas, com e sem a direção elétrica (EPS) e com diferentes tecnologias de tração (AWD), é julho de 2015, passando a substituir o RZR S 800, que deixa de ser comercializado.
Para Rodrigo Lourenço, diretor geral da marca na América do Sul, “o RZR S 900 chega para completar a linha de UTV esportivos da Polaris. Sua versatilidade aliada a potência e tecnologia faz com que tenha um excelente desempenho tanto em trilhas mais fechadas quanto em competições off-road. Esperamos, assim, agradar os dois “mundos” existentes dentro do fora-de-estrada”.
MAIS POTÊNCIA
O novo UTV vem equipado com o motor ProStar de 76cv, duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, sistema de injeção eletrônica e todos os demais itens que tornam a família ProStar um ícone no segmento. O novo propulsor apresenta 40% a mais de potência e aumento de mais de 14% de torque, em comparação ao seu antecessor, porém mais econômico. Dessa forma, o RZR S 900 é 13% mais rápido, sendo capaz de atingir velocidades de 0 a 60 km/h com muito mais facilidade, sem pesar no bolso.
DIFERENCIAL
A Polaris apresenta também o RZR S 900 EPS, a versão com direção elétrica. É essa solução que torna a dirigibilidade mais segura ao oferecer mais suavidade na condução em baixas velocidades e maior precisão em altas velocidades. Já a relação de transmissão também chega mais curta, permitindo que a tração nas rodas dianteiras seja feita com mais torque e por mais tempo. Isso possibilita um maior ganho de tração sem sacrificar o esforço na direção, aumentando a agilidade na condução do RZR S 900 EPS, tudo apoiado pela robustez dos chassis 100% tubulares, 38% mais rígidos do que o modelo antigo.
Além do aumento de performance do motor, o veículo conta ainda com uma nova direção, que permite que o UTV seja 20% mais responsivo, e com o sistema AWD sob demanda de alta performance, também utilizado no RZR XP 1000, uma espécie de sistema de tração inteligente, evitando possíveis atolamentos sem solução. Na versão de entrada, o RZR S 900, o sistema de tração é sob demanda.
AINDA MAIS SEGURANÇA
Para assegurar o bom desempenho em terrenos acidentados, os dois modelos RZR S 900 em lançamento possuem amortecedores FOX Podium X 2.0, que contam com regulagem de compressão, mola simples na dianteira e mola dupla na traseira. O entre eixos é de 200,7cm, conseguindo assim ficar mais estável em curvas para superar irregularidades do terreno em alta velocidade, garantindo a segurança do condutor.
Pensando nisso, as rodas de alumínio na cor preta e com novo design melhoraram também a refrigeração dos freios, não permitindo o acúmulo de barro ou detritos, garantindo assim mais eficiência nas frenagens. Já os novos pneus GBC Dirt Commander vêm com 27 polegadas e são mais resistentes, com oito lonas na estrutura de construção, ideal para atender a todo tipo de aventura.
CONFORTO NO INTERIOR
O interior dos novos UTV’s foi pensado para oferecer mais espaço e conforto para os ocupantes, com novos apoios de “repousa pé”, mais espaço para guardar objetos, maior porta luvas e iluminação em LED azul.
Os assentos recortados contam com a tecnologia Dryseat, que repele a água, permitindo uma condução mais segura em dias de chuva ou em trilhas longas e que contem com essa necessidade.
No assoalho há tampas localizadas ao lado do condutor e do passageiro que permitem a remoção de toda sujeira, mantendo o modelo sempre limpo.
VALOR
O preço sugerido para o RZR S 900 é R$ 54.990 na cor branca (white lightning) e R$ 59.990 para o RZR S 900 EPS na cor vermelha (havasu red pearl).
FICHAS TÉCNICAS
RZR® S 900
|
(Modelo 2015)
|
Motor
|
Gasolina,
4 tempos, bicilíndrico, DOHC (Duplo comando de válvulas no cabeçote) 76cv
|
Cilindradas
|
875
cc
|
Sistema de combustível
|
Injeção
eletrônica
|
Refrigeração
|
Líquido
|
Sistema de
Transmissão
|
|
Transmissão
|
PVT
Automático - P / R / N / L / H
|
Sistema de tração
|
Real
AWD/2WD sob demanda
|
Suspensão
|
|
Suspensão dianteira
|
Braço
duplo (tipo A) série performance com curso de 12,25" (31,1 cm) e
amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
|
Suspensão traseira
|
Braço
duplo (tipo A) série performance com curso de 13,2" (33,5 cm) com barra
estabilizadora e amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
|
Freios
|
|
Freios dianteiros / traseiros
|
Disco
hidráulico nas 4 rodas, pinça de dois pistões nos discos dianteiros
|
Freio de estacionamento
|
Posição
P na transmissão automática
|
Pneus/Rodas
|
|
Pneus dianteiros / modelo
|
27
x 9-12; GBC Dirt Commander
|
Pneus traseiros / modelo
|
27
x 11-12; GBC Dirt Commander
|
Rodas
|
Alumínio
com pintura na cor preta
|
Dimensões
|
|
Distância entre eixos
|
200,7
cm
|
Peso
|
547,9
kg
|
Dimensões gerais do veículo (CxLxA)
|
269,2
x 152,4 x 181,6 cm
|
Distância de altura do solo
|
32
cm
|
Capacidade
|
|
Capacidade de combustível
|
36
L
|
Dimensões da caçamba (CxLxA)
|
52,5
x 94 x 20 cm
|
Capacidade de carga da caçamba
|
136,1
kg
|
Capacidade de carga útil
|
335,6
kg
|
Capacidade de reboque
|
680,4
kg
|
Outros
|
|
Sistema de Carga
|
Sistema
"Lock & Ride": travas que facilitam a instalação ou remoção de
carga
|
Iluminação
|
Faróis
de halogênio (55W baixo / 60W alto)
|
Direção Elétrica
|
Opcional
|
Instrumentos
|
Painel digital, velocímetro, odômetro,
tacômetro, odômetro parcial, horímetro, relógio, indicador de marcha,
combustível, temperatura e bateria,indicador de cinto segurança e saída de
energia DC
|
Cor
|
Branco
(White Lightning) com grafismos personalizados
|
RZR® S 900 EPS
|
(Modelo 2015)
|
Motor
|
Gasolina,
4 tempos, bicilíndrico, DOHC (Duplo comando de válvulas no cabeçote) 76cv
|
Cilindradas
|
875
cc
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Sistema de combustível
|
Injeção
eletrônica
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Refrigeração
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Líquido
|
Sistema de
Transmissão
|
|
Transmissão
|
PVT
Automático - P / R / N / L / H
|
Sistema de tração
|
Real
AWD/2WD sob demanda de alta performance
|
Suspensão
|
|
Suspensão dianteira
|
Braço
duplo (tipo A) série performance com curso de 12,25" (31,1 cm) e
amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
|
Suspensão traseira
|
Braço
duplo (tipo A) série performance com curso de 13,2" (33,5 cm) com barra
estabilizadora e amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão
|
Freios
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Freios dianteiros / traseiros
|
Disco
hidráulico nas 4 rodas, pinça de dois pistões nos discos dianteiros
|
Freio de estacionamento
|
Posição
P na transmissão automática
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Pneus/Rodas
|
|
Pneus dianteiros / modelo
|
27
x 9-12; GBC Dirt Commander
|
Pneus traseiros / modelo
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27
x 11-12; GBC Dirt Commander
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Rodas
|
Alumínio
com pintura na cor preta
|
Dimensões
|
|
Distância entre eixos
|
200,7
cm
|
Peso
|
557
kg
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Dimensões gerais do veículo (CxLxA)
|
269,2
x 152,4 x 181,6 cm
|
Distância de altura do solo
|
32
cm
|
Capacidade
|
|
Capacidade de combustível
|
36
L
|
Dimensões da caçamba (CxLxA)
|
52,5
x 94 x 20 cm
|
Capacidade de carga da caçamba
|
136,1
kg
|
Capacidade de carga útil
|
335,6
kg
|
Capacidade de reboque
|
680,4
kg
|
Outros
|
|
Sistema de Carga
|
Sistema
"Lock & Ride": travas que facilitam a instalação ou remoção de
carga
|
Iluminação
|
Faróis
de halogênio (55W baixo / 60W alto)
|
Direção Elétrica
|
Equipado
original
|
Instrumentos
|
Painel digital, velocímetro, odômetro,
tacômetro, odômetro parcial, horímetro, relógio, indicador de marcha,
combustível, temperatura e bateria,indicador de cinto segurança e saída de
energia DC
|
Cor
|
Vermelho
(Havasu Red Pearl), pintura automotiva com grafismos personalizados
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