Usina Uberaba, referĂªncia na produĂ§Ă£o de cana-de-aĂ§Ăºcar no Brasil, investe na renovaĂ§Ă£o da frota de caminhões

Texto e fotos: Iveco

Entre todos os setores econĂ´micos que demandam alternativas de transporte e logĂ­stica, o segmento sucroenergĂ©tico do agronegĂ³cio brasileiro Ă©, talvez, um dos mais complexos e desenvolvidos do mundo. AlĂ©m de mĂ¡quinas agrĂ­colas, os caminhões tambĂ©m sĂ£o peças fundamentais de uma engrenagem que alimenta a incessante produĂ§Ă£o de aĂ§Ăºcar, etanol e energia. A Usina Uberaba, uma das referĂªncias na produĂ§Ă£o de cana-de-aĂ§Ăºcar, adquiriu, recentemente, 12 caminhões Iveco Trakker para o trabalho pesado na unidade que fica na cidade de Uberaba (MG).


Com uma frota composta por 87 caminhões, dessa vez, o grupo escolheu os modelos Trakker Off Road 740T48T, de cabine simples, para a ampliaĂ§Ă£o de seu parque de mĂ¡quinas. Com 480 cavalos de potĂªncia, traĂ§Ă£o 6x4 e transmissĂ£o automĂ¡tica, os veĂ­culos foram equipados com Rodotrem para as atividades do transporte de cana picada e tanques de vinhaça - resĂ­duo da destilaĂ§Ă£o do caldo de cana-de-aĂ§Ăºcar que Ă© utilizado como fertilizante nas lavouras canavieiras.
Wilson JosĂ© Balbo Junior, gerente de ManutenĂ§Ă£o Automotiva da Usina Uberaba, comenta sobre os caminhões Iveco que a empresa adquiriu. "A ampliaĂ§Ă£o e renovaĂ§Ă£o da frota fazem parte do projeto de investimentos da usina. No caso dos caminhões Iveco, serĂ£o utilizados para as atividades de transporte em um raio de 40 km, e uma distĂ¢ncia mĂ©dia de 20 km", relembra.
Para Edson Teixeira, gerente da concessionĂ¡ria Curinga Iveco, a definiĂ§Ă£o final no momento da compra levou em conta o suporte pĂ³s-vendas e o desempenho dos caminhões. "Quando analisamos a relaĂ§Ă£o do consumo, que melhorou consideravelmente devido Ă  transmissĂ£o automatizada, conquistamos mais um importante cliente”, afirma.

Linha Trakker
Uma das estrelas entre os veĂ­culos Iveco fora de estrada, o Trakker tem força para encarar qualquer desafio, em todo tipo de terreno. Escolha ideal para os segmentos canavieiro, madeireiro, minerador e de construĂ§Ă£o pesada, a linha atende perfeitamente as composições do tipo “Romeu-e-julieta”, treminhĂ£o, bitrem, rodotrem e basculante. SĂ£o dois modelos, 740T44 e 740T48, ambos na configuraĂ§Ă£o 6x4.


O chassi do Trakker Ă© o mais forte e confiĂ¡vel do segmento, construĂ­do em aço especial e com maior perfil, o que garante ao veĂ­culo resistĂªncia extra. O eixo foi projetado especialmente para suportar as demandas do trabalho pesado, enquanto a suspensĂ£o e os amortecedores proporcionam um conjunto calibrado para o perfeito desempenho nos terrenos mais adversos. Tudo para oferecer mais resistĂªncia, robustez e durabilidade, com conforto em qualquer condiĂ§Ă£o de operaĂ§Ă£o.